Enquanto não nos perguntarmos quem somos, qual é a razão de nossa existência, e do porque estamos aqui, nós não estaremos situados em conhecimento. Quando estas perguntas despertam no ser, então ele inicia sua jornada para o conhecimento mais confidencial.
Shri Sanatana Goswami, embora nascido em família aristocrática, grande erudito em línguas como o persa e sânscrito, e servindo na corte de Nawab Hussein Shah como Ministro das Finanças, se aproximou de Shri Chaitanya Mahaprabhu e perguntou “quem sou eu?”, “dizem que eu sou um grande erudito, mas eu não sei de onde surge meu sofrimento e a razão do porque de meus sofrimentos”, “qual é minha educação? Dizem que sou altamente educado e tolamente eu me identifico com esta lisonja, mas sem compreender quem eu sou que tipo de educação é esta?”
Se perguntarmos a alguém, “quem é você?”, sua resposta será que “eu sou João”, “eu sou Maria”, “pertenço a tal país”, etc. Mas estas são designações do corpo, portanto, temporárias. Nós não somos estes corpos, este é o início do conhecimento. Se não sabemos quem realmente somos então todos os resultados de nossas atividades estarão em ignorância, erros e serão ilusórias.
Nossos corpos terminarão quando chegar a morte, e junto com o corpo todas as designações relacionadas a ele se extinguirão, portanto não somos João, Maria, brasileiro ou qualquer outra nacionalidade. Nós não somos estes corpos materiais e sim almas espirituais. Porém a simples compreensão de que não somos estes corpos não é suficiente, sendo espirituais nós temos que estar situados em consciência divina, ou consciência de Krishna. A aceitação desta consciência de Krishna não é algo tão simples e fácil, mas pela graça de Shri Chaitanya Mahaprabhu ela se tornou facilmente disponível. Shri Chaitanya Mahaprabhu inaugurou o processo fácil de se realizar nossa consciência espiritual através do cantar dos santos nomes de Krishna, Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Shri Chaitanya Mahaprabhu informou a Sanatana Goswami que nesta existência material há dois tipos de entidades vivas, as móveis e as imóveis. Entre as entidades vivas móveis estão os seres humanos, bestas, animais aquáticos, pássaros, etc, e entre os seres imóveis estão as árvores, plantas, pedras, etc. Entre os seres humanos há aqueles que são civilizados e os incivilizados. Entre os civilizados há aqueles que aceitam alguma religião como o cristianismo, hinduismo, e o maometismo entre outras. Entre tais seres civilizados religiosos encontraremos aqueles dedicados a darem caridades e fazerem austeridades. E entre estas pessoas citadas dificilmente encontraremos algumas que saibam quem elas verdadeiramente são e que saibam que não são estes corpos, não de uma forma teórica mas prática, e que estejam livres das dualidades e estejam situadas em transcendência. E entre os poucos que alcançaram a transcendência poucos realizarão quem é Krishna. Compreender quem é Krishna não é algo muito fácil.
manusyanam sahasresu
kascid yatati siddhaye
yatatam api siddhanam
kascin mam vetti tattvatah
“Dentre muitos milhares de homens, talvez haja um que se esforce para obter a perfeição, e dentre aqueles que alcançaram a perfeição, é difícil encontrar um que Me conheça de verdade.” Bhagavad-gita 7.3
Porém, o Senhor Krishna sabe que nesta era poucas pessoas teriam a capacidade de compreendê-Lo, e por esta razão Ele descendeu como Shri Chaitanya Mahaprabhu junto com o processo simples e sublime de realizá-Lo através do cantar de Seus santos nomes.
Artigo enviado por Jaya Govinda dasa
A misericórdia de Nityananda Prabhu às vezes excede a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu algumas vezes não pode aceitar certas almas caídas para não criar um mal precedente - Ele tem que considerar o status e outras coisas. A misericórdia do Senhor Nityananda não se preocupa com nenhuma circunstância desfavorável. Sua misericórdia é esbanjadora e quase cega. Ele não discrimina os diversos níveis de pecadores. Sua misericórdia é plenamente abrangente. Sri Caitanya Mahaprabhu não pode desprezar uma recomendação Dele. Nityananda Prabhu abriga até mesmo os rejeitados por Sri Caitanya Mahaprabhu, que gradualmente terá de aceita-los. Portanto, a graça de Nityananda é maior tanto em magnitude quanto em circunferência, esse é o nosso consolo, pois mesmo as almas mais caídas podem obter a meta suprema por Sua misericórdia.
Mahaprabhu ordenou que Nityananda Prabhu distribuísse o amor divino de Radha-Govinda, mas em vez disso, Nityananda começou a pregar sobre Sri Gauranga. Ele pensou: "Será melhor se adorarem Gauranga, pois se livrarão das ofensas em suas posições atuais, e assim, alcançarão automaticamente um lugar na lila de Radha-Govinda”. Recebeu ordem para pregar o nome de Krsna, mas em vez disso começou a pregar o nome de Gauranga. Portanto, prostremo-nos perante Nityananda Prabhu com toda humildade, para nosso próprio bem-estar.
Se negligenciarmos Nityananda Prabhu e Sri Caitanya Mahaprabhu, nossa aspiração em servir Radha-Govinda será um sonho, uma abstração da imaginação sem realidade.
Nityananda Prabhu é o refúgio das almas caídas. Ele é o aspecto mais generoso de guru-tattva; devemos baixar nossas cabeças até o chão perante Ele, aceitar Seus pés de Iótus e nos render a Ele.
Nityananda Prabhu nasceu em Ekacakra, onde passou sua infância. Seus pais, amigos e vizinhos estavam irradiantes de alegria extática, graças a Seus doces passatempos infantis. Ele foi um prazer para a atmosfera de Ekacakra desde Seu nascimento, e passou Seus anos de infância nesse alegre ambiente.
Certa vez, ainda na infância, veio um sannyasi à casa de Nityananda e O pediu em caridade aos pais. O sannyasi estava viajando por vários lugares de peregrinação e orou por Nityananda como esmola. Ele O levou como companhia, e Nityananda Prabhu viajou por quase todos os locais sagrados, seguindo o sannyasi. É dito que esse sannyasi era Madhavendra Puri.
Nityananda Prabhu sentindo internamente o êxtase em Seu coração, pôde entender certo dia que Sri Gauranga havia começado Seus passatempos de sankirtana em Navadwipa. Ele veio a Navadwipa Dhama com essa inspiração.
Mahaprabhu disse a Seus seguidores naquele dia: “Sonhei que um homem extraordinário veio até Minha porta numa quadriga marcada com a bandeira da palmeira de Balaram, e disse: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Duas, três, quatro - e várias vezes - Ele ficava repetindo: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Essa grande personalidade deve ter chegado a Navadwipa na noite passada. Tentem encontrá-lo”. --- Eles procuraram e procuraram, mas não conseguiram achá-lo em nenhum lugar.
Então Mahaprabhu lhes disse: "Deixe-Me tentar”. E levou-os diretamente à casa de Nandanacharya. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus seguidores chegaram lá, viram Nityananda Prabhu sentado na varanda. Quando Nityananda Prabhu viu Sri Caitanya Mahaprabhu, fitou-O intensamente por algum tempo, absorveu-Se Nele e desmaiou. E assim, num único dia, Ele Se tornou o companheiro mais íntimo de Sriman Mahaprabhu. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu Lhe ordenou a dar a consciência de Krsna para todos, Ele começou a distribuir consciência de Gauranga, amor divino a Sri Gauranga. Esse Nityananda Prabhu é o salvador de todas almas caídas, sem nenhuma discriminação sobre o grau de queda. Portanto, prostremo-nos a Seus pés de Iótus.
Nityananda Prabhu quebrou o bastão único de sannyasa (ekadanda) em três pedaços, indicando que quando se aceita sannyasa, a ordem de vida renunciada, não se deve aceitar apenas uma, mas três dandas, simbolizando a dedicação do corpo, mente e palavras no serviço ao Senhor. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada inspirado por esse ato de Nityananda Prabhu, deu tridandi-sannyasa a seus seguidores, em contraste com a ekadanda que era usada na Bengala naquela época. O sistema de tridandi-sannyasa era usado no Sul da Índia pelos Vaisnavas seguidores de Ramanujacharya, e Srila Bhaktisiddhanta o introduziu na era contemporânea.
A aproximação de Nityananda Prabhu era bem peculiar. Sua estratégia era elevar os mais caídos. Nityananda Prabhu queria capturar os mais pecaminosos, como Napoleão, cuja política era atacar a posição mais forte do exército inimigo. É comum o pensamento de que um santo foge deste mundo de maya e vai para um lugar solitário onde possa entrar numa caverna e meditar. Os santos indianos geralmente pregam: "'Abandona tudo, vai para um local solitário na floresta, encontra uma caverna e te ocupa plenamente em compreender Deus”. Mas nosso guru-maharaja (Srila Bhaktisiddhanta Thakura) era diferente. Ele queria atacar maya, como Mahaprabhu e Nityananda Prabhu, e como um grande general, declarou guerra total contra a ilusão e até mesmo contra todos os outros conceitos de religião existentes. "Por que está havendo esse engano e conceito falso?" Ele pensou: "Tudo pertence a Krsna: isavasyam idam sarvam. Isso é claro, simples e doce. Como podemos pensar: 'Isto é para mim, aquilo é para Ele?' Por que deixarmos esse conceito falso permanecer? Ataquem-no - e arrasem tudo!”
Ele nos disse: "Kirtana significa pregar contra conceitos falsos. Devemos ir de porta em porta como soldados para pregar a consciência de Krsna - o interesse de Krsna - o conceito sobre Krsna. Se todos entenderem que tudo é para Krsna, serão salvos. Essa verdade é clara e simples. Por que eles não entendem então? Tentem capturá-los, para livrá-los do engano e do conceito falso deste mundo, onde estão sofrendo reação”.
Assim, não temeremos nada. Um sannyasi que gostava de vida solitária perguntou certa vez a guru-maharaja: "Por que ficas em Calcutá? Esta é a terra de Satã, onde a briga por interesses pessoais é tão acirrada. Deixai este lugar e ide para o dhama sagrado”. Mas Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura tinha especialmente escolhido aquele lugar, dizendo: "Prefiro representar o credo de Sri Caitanya Mahaprabhu num lugar extremamente contaminado”. Ele queria enviar homens ao Ocidente por esse motivo. Ele disse: "O Oriente está capturado pelo encanto da civilização Ocidental, por isso, a civilização Ocidental deve ser arrasada. Aí, seu fascínio será aniquilado e o mundo inteiro virá para se juntar à campanha do amor divino de Sri Caitanya Mahaprabhu”. Nityananda Prabhu resgatou as almas caídas deste mundo com esse mesmo espírito, na Sua tentativa de levá-las aos pés de Iótus de Sri Caitanya Mahaprabhu.