domingo, 11 de fevereiro de 2007

A Misericórdia de Nityananda Prabhu



Artigo enviado por Jaya Govinda dasa

A misericórdia de Nityananda Prabhu às vezes excede a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu algumas vezes não pode aceitar certas almas caídas para não criar um mal precedente - Ele tem que considerar o status e outras coisas. A misericórdia do Senhor Nityananda não se preocupa com nenhuma circunstância desfavorável. Sua misericórdia é esbanjadora e quase cega. Ele não discrimina os diversos níveis de pecadores. Sua misericórdia é plenamente abrangente. Sri Caitanya Mahaprabhu não pode desprezar uma recomendação Dele. Nityananda Prabhu abriga até mesmo os rejeitados por Sri Caitanya Mahaprabhu, que gradualmente terá de aceita-los. Portanto, a graça de Nityananda é maior tanto em magnitude quanto em circunferência, esse é o nosso consolo, pois mesmo as almas mais caídas podem obter a meta suprema por Sua misericórdia.

Mahaprabhu ordenou que Nityananda Prabhu distribuísse o amor divino de Radha-Govinda, mas em vez disso, Nityananda começou a pregar sobre Sri Gauranga. Ele pensou: "Será melhor se adorarem Gauranga, pois se livrarão das ofensas em suas posições atuais, e assim, alcançarão automaticamente um lugar na lila de Radha-Govinda”. Recebeu ordem para pregar o nome de Krsna, mas em vez disso começou a pregar o nome de Gauranga. Portanto, prostremo-nos perante Nityananda Prabhu com toda humildade, para nosso próprio bem-estar.

Se negligenciarmos Nityananda Prabhu e Sri Caitanya Mahaprabhu, nossa aspiração em servir Radha-Govinda será um sonho, uma abstração da imaginação sem realidade.
Nityananda Prabhu é o refúgio das almas caídas. Ele é o aspecto mais generoso de guru-tattva; devemos baixar nossas cabeças até o chão perante Ele, aceitar Seus pés de Iótus e nos render a Ele.

Nityananda Prabhu nasceu em Ekacakra, onde passou sua infância. Seus pais, amigos e vizinhos estavam irradiantes de alegria extática, graças a Seus doces passatempos infantis. Ele foi um prazer para a atmosfera de Ekacakra desde Seu nascimento, e passou Seus anos de infância nesse alegre ambiente.

Certa vez, ainda na infância, veio um sannyasi à casa de Nityananda e O pediu em caridade aos pais. O sannyasi estava viajando por vários lugares de peregrinação e orou por Nityananda como esmola. Ele O levou como companhia, e Nityananda Prabhu viajou por quase todos os locais sagrados, seguindo o sannyasi. É dito que esse sannyasi era Madhavendra Puri.

Nityananda Prabhu sentindo internamente o êxtase em Seu coração, pôde entender certo dia que Sri Gauranga havia começado Seus passatempos de sankirtana em Navadwipa. Ele veio a Navadwipa Dhama com essa inspiração.

Mahaprabhu disse a Seus seguidores naquele dia: “Sonhei que um homem extraordinário veio até Minha porta numa quadriga marcada com a bandeira da palmeira de Balaram, e disse: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Duas, três, quatro - e várias vezes - Ele ficava repetindo: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Essa grande personalidade deve ter chegado a Navadwipa na noite passada. Tentem encontrá-lo”. --- Eles procuraram e procuraram, mas não conseguiram achá-lo em nenhum lugar.

Então Mahaprabhu lhes disse: "Deixe-Me tentar”. E levou-os diretamente à casa de Nandanacharya. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus seguidores chegaram lá, viram Nityananda Prabhu sentado na varanda. Quando Nityananda Prabhu viu Sri Caitanya Mahaprabhu, fitou-O intensamente por algum tempo, absorveu-Se Nele e desmaiou. E assim, num único dia, Ele Se tornou o companheiro mais íntimo de Sriman Mahaprabhu. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu Lhe ordenou a dar a consciência de Krsna para todos, Ele começou a distribuir consciência de Gauranga, amor divino a Sri Gauranga. Esse Nityananda Prabhu é o salvador de todas almas caídas, sem nenhuma discriminação sobre o grau de queda. Portanto, prostremo-nos a Seus pés de Iótus.

Nityananda Prabhu quebrou o bastão único de sannyasa (ekadanda) em três pedaços, indicando que quando se aceita sannyasa, a ordem de vida renunciada, não se deve aceitar apenas uma, mas três dandas, simbolizando a dedicação do corpo, mente e palavras no serviço ao Senhor. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada inspirado por esse ato de Nityananda Prabhu, deu tridandi-sannyasa a seus seguidores, em contraste com a ekadanda que era usada na Bengala naquela época. O sistema de tridandi-sannyasa era usado no Sul da Índia pelos Vaisnavas seguidores de Ramanujacharya, e Srila Bhaktisiddhanta o introduziu na era contemporânea.

A aproximação de Nityananda Prabhu era bem peculiar. Sua estratégia era elevar os mais caídos. Nityananda Prabhu queria capturar os mais pecaminosos, como Napoleão, cuja política era atacar a posição mais forte do exército inimigo. É comum o pensamento de que um santo foge deste mundo de maya e vai para um lugar solitário onde possa entrar numa caverna e meditar. Os santos indianos geralmente pregam: "'Abandona tudo, vai para um local solitário na floresta, encontra uma caverna e te ocupa plenamente em compreender Deus”. Mas nosso guru-maharaja (Srila Bhaktisiddhanta Thakura) era diferente. Ele queria atacar maya, como Mahaprabhu e Nityananda Prabhu, e como um grande general, declarou guerra total contra a ilusão e até mesmo contra todos os outros conceitos de religião existentes. "Por que está havendo esse engano e conceito falso?" Ele pensou: "Tudo pertence a Krsna: isavasyam idam sarvam. Isso é claro, simples e doce. Como podemos pensar: 'Isto é para mim, aquilo é para Ele?' Por que deixarmos esse conceito falso permanecer? Ataquem-no - e arrasem tudo!”

Ele nos disse: "Kirtana significa pregar contra conceitos falsos. Devemos ir de porta em porta como soldados para pregar a consciência de Krsna - o interesse de Krsna - o conceito sobre Krsna. Se todos entenderem que tudo é para Krsna, serão salvos. Essa verdade é clara e simples. Por que eles não entendem então? Tentem capturá-los, para livrá-los do engano e do conceito falso deste mundo, onde estão sofrendo reação”.

Assim, não temeremos nada. Um sannyasi que gostava de vida solitária perguntou certa vez a guru-maharaja: "Por que ficas em Calcutá? Esta é a terra de Satã, onde a briga por interesses pessoais é tão acirrada. Deixai este lugar e ide para o dhama sagrado”. Mas Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura tinha especialmente escolhido aquele lugar, dizendo: "Prefiro representar o credo de Sri Caitanya Mahaprabhu num lugar extremamente contaminado”. Ele queria enviar homens ao Ocidente por esse motivo. Ele disse: "O Oriente está capturado pelo encanto da civilização Ocidental, por isso, a civilização Ocidental deve ser arrasada. Aí, seu fascínio será aniquilado e o mundo inteiro virá para se juntar à campanha do amor divino de Sri Caitanya Mahaprabhu”. Nityananda Prabhu resgatou as almas caídas deste mundo com esse mesmo espírito, na Sua tentativa de levá-las aos pés de Iótus de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Nenhum comentário: