domingo, 11 de fevereiro de 2007

Ignorância não é Desculpa

A transgressão das leis naturais e religiosas se deve a ignorância do ser e resulta em sofrimento. Assim como quando um cidadão transgride as leis do estado e é preso, e colocado em situação de padecimento, quando existe transgressão as leis naturais o resultado é o sofrimento. Quando conhecemos as leis e a seguimos nos livramos de todo tipo de sofrimento.
Alguém pode argumentar que devido a sua ignorância e inocência ela não era consciente do resultado de uma transgressão e, portanto deve ser desobrigada de qualquer reação resultante. Para isto dizemos que a ignorância não é desculpa. O fogo irá perdoar uma criança não a queimando simplesmente devido a ignorância e inocência? Certamente a criança terá de sofrer mesmo em sua ignorância e isto é natural. Quando a criança cresce a ignorância não é uma boa qualidade. Aqueles que em sua maturidade desenvolvem sua inteligência e atuam com bom senso tentam compreender as complexidades das ações resultantes de seus atos.
No Bhagavad-gita capítulo sete, verso vinte e oito, o Senhor Krishna nos instrui que, “Aqueles que agiram piedosamente tanto nesta vida quanto em vidas passadas, e cujas ações pecaminosas se erradicaram por completo, livram-se da ilusão manifesta sob a forma das dualidades e se ocupam em servir-Me com determinação.”

Assim o agir piedosamente nos capacita a nos libertar dos sofrimentos das ações e reações de nossas atividades. Uma pessoa consciente de Deus, Shri Krishna, naturalmente age piedosamente e transcende diferentes interesses se ocupando em Seu serviço e alcançando a perfeição. E qual é a necessidade de alcançarmos a perfeição?

“Os homens inteligentes que buscam libertar-se da velhice e da morte refugiam-se em Mim, prestando serviço devocional. Eles de fato são Brahmam (espírito) porque conhecem inteiramente tudo sobre as atividades transcendentais.” Bhagavad-gita 7.29

Devido a nossa ignorância não nos conscientizamos das misérias manifestas diante de nós. Misérias estas manifestas como nascimento, doença, velhice e a morte. Quando jovens não pensamos sobre a velhice, porém a pessoa sábia sempre é consciente das misérias provindas do nascimento, doença, velhice e morte. É necessário se tornar consciente de Krishna para nos libertarmos do sofrimento. A ciência material não pode remover estas misérias, mas apenas tem uma eficácia momentânea ou incompleta sobre elas.
Sendo Brahman, de natureza espiritual, nós devemos nos ocupar em atividades conectadas com Deus e manifestar nossa natureza eterna livre do nascimento e morte e nos libertarmos assim do corpo material.
Enquanto estamos na natureza material temos a tendência a cair na ignorância, mas a ocupação no serviço amoroso a Deus nos espiritualiza assim como o ferro em contato com o fogo se torna ígneo. Nesta associação constante com Deus certamente regressaremos a Ele na hora da morte.

“Aqueles que estão em plena consciência de Mim, que sabem que Eu, o Senhor Supremo, sou o principio governante da manifestação material, dos semideuses e de todos os métodos de sacrifício, podem, mesmo na hora da morte, compreender e conhecer a Mim, a Suprema Personalidade de Deus.” Bhagavad-gita 7.30

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