domingo, 11 de fevereiro de 2007

Os Magnanimos Buscam por Deus

De acordo com o Bhagavad-gita há quatro tipos de pessoas que não se aproximam de Deus, Shri Krishna. Elas são os tolos que trabalham duramente simplesmente para obterem alimento e prazer sexual que se encontra até mesmo mo mundo animal, aqueles que são os mais baixos da humanidade que são superficialmente morais e religiosos, aqueles que possuem conhecimento e ficam cobertos por ele, e os declaradamente ateístas. Há também quatro tipos de pessoas, que pelo contrário, buscam por Deus. Elas são conhecidas como sendo piedosas. Elas são as aflitas, as que desejam riquezas, o inquisitivo e aquele que busca conhecer a natureza do Absoluto.

Entre os piedosos, aquele que busca conhecer a Deus é descrito no Bhagavad-gita como visisyate, muito especial. O aflito, o que busca por riqueza e o inquisitivo possuem motivos pessoais em sua busca por Deus, ao passo que aqueles que o buscam pela Sua grandeza oferecem serviço amoroso a Ele e por isto são especialmente qualificados. Eles também, são descritos como aham sa ca mama priyah, muito queridos por Deus.

Os que buscam amorosamente pelo Senhor são queridos por Ele porque eles não têm nenhum outro negocio que não seja o serviço devocional amoroso. O aflito vai à igreja, mosteiro ou templo e pede seus favores, ou então o desejoso de riquezas também se aproxima de Deus com o intuito de satisfação material. Estas pessoas embora piedosas não se acercam de Deus para glorificá-Lo, mas para satisfazerem seus desejos caprichosos. Aqueles que são devotados a Deus muito embora possam estar em condições aflitas ou em necessidades sabem que Deus reside em seus corações e Ele conhece nossas necessidades e as provê de acordo com nosso merecimento. Desta maneira, em situações funestas eles aceitam suas condições sem se lamentarem e ficam agradecidas a Deus por qualquer beneficio que possam obter. Qualquer dificuldade que possam encontrar eles compreendem que são temporárias e não se identificam com as dualidades como honra e desonra ou felicidade e tristeza.
Compreendendo suas naturezas eternas e a natureza temporária do corpo material eles permanecem imperturbados.
Todos aqueles que buscam por Deus são descritos como magnânimos, porque embora pessoas possam buscá-Lo por seus caprichos materiais certamente devido a piedade e reconhecimento de Deus elas chegarão a condição de tornarem-se puras e oferecerem serviço amoroso a Ele. Este serviço amoroso é descrito no Bhagavad-gita e outras escrituras tais como o Alcorão e a Bíblia. Conhecimento de Deus deve ser cientifico e deve ser aplicado de acordo com as escrituras, do contrário podem trazer perturbação.

O Shrimad Bhagavatam descreve a historia do príncipe Dhruva. Como menino ele foi humilhado por uma das esposas do rei que o impediu de subir no colo de seu pai dizendo que devido a ele não ser nascido de seu ventre ele não possuía qualificação para sentar-se no trono do rei. Aquilo o deixou muito irado mexendo com seu sangue real e heróico, e com lágrimas nos olhos ele buscou por sua mãe e decidiu que obteria um reinado superior, mais vasto e opulento que o de seu pai. Sua mãe lhe disse que somente Deus poderia satisfazer seu desejo. Ele decididamente quis saber como poderia se encontrar com Deus e sua mãe informou ao menino que os sábios vão para a floresta quando querem se encontrar com Deus. Assim ele partiu do palácio e foi à busca de Deus. Ele perguntava aos animais como poderia se encontrar com Deus, e o buscava pelas cavernas e montanhas. Sua determinação era tanta que o próprio Deus em Sua forma como Narayana percebeu a busca daquele menino e enviou seu representante Narada Muni, o mestre espiritual universal. Narada Muni foi ao encontro do menino e o aconselhou a retornar as seus pais e a segurança do palácio. O menino não aceitou seu conselho e informou que se Narada Muni não pudesse lhe dar informações sobre Deus então que ele saísse de seu caminho. Vendo a determinação de Dhruva, Narada Muni o iniciou com o mantra Om Namo Bhagavate Vasudevaya. Pela prática do canto de mantra, austeridades, yoga e serviço a Deus, ele obteve a tão desejada presença de Deus diante de si. Narayana,uma das formas encarnadas de Deus Se manifestou diante Dhruva e perguntou o que ele queria. Após sua prática determinada de serviço devocional buscando pela graça de Deus para assim obter um reinado maior que o de seu pai, e estando agora diante de Deus e pronto para fazer seu pedido ele diz, “Agora posso ver que buscava por cacos de vidros e me encontro diante da pedra mais preciosa.” Após ter a visão de Deus, Dhruva pôde compreender a insignificância deste mundo comparada com a grandeza de Deus, e assim ele decide exclusivamente servir a amorosamente a seu novo objeto de atração.

Assim que, sendo uma pessoa aflita, em busca de riquezas, ou inquisitiva, uma pessoa que se aproxima de Deus chegará a compreensão imaculada de Deus e abandonará a natureza instável da existência material para se ocupar em Seu serviço amoroso, processo conhecido como bhakti-yoga.

Nenhum comentário: