quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

A Morada Suprema

avyakto ’ksara ity uktas
tam ahuh paramam gatim
yam prapya na nivartante
tad dhama paramam mama

“Aquilo que os Vedantistas descrevem como imanifesto e infalível, aquilo que é conhecido como o destino supremo, aquele lugar do qual jamais se retorna após alcançá-lo – esta é Minha morada suprema.” Bhagavad-gita 8.21

Esta morada suprema onde a Suprema Personalidade de Deus, Shri Krishna, reside é avyaktah, imanifesta, e aksarah, infalível. Devido a nossos sentidos materiais embotados nós não podemos ver esta natureza eterna. De fato, com nossos sentidos imperfeitos não podemos nem mesmo ver a ponta de nosso nariz! E quando vem a noite e não há eletricidade nossa visão torna-se completamente sem propósito. O que dizer então de podermos ver com nossos sentidos atuais a natureza imanifesta espiritual descrita pelos Vedantistas, que são sábios iluminados? Mas de alguma forma podemos sentir que existe uma realidade espiritual. Isto se deve a que todos queremos uma vida eterna e inconscientemente sabemos que podemos alcançar aquilo que é eterno. Mesmo no reino animal nós vemos uma luta pela existência pela busca daquilo que é eterno. Se esta busca pelo eterno é tão freneticamente buscado por todas entidades vivas, certamente a lógica é que esta eternidade existe. É como por exemplo nossa necessidade por alimentos, temos fome e sabemos que o alimento é real. Nós temos frio e o agasalho é real. Temos sede e a água é real. Assim mesmo temos o desejo de uma vida eterna, portanto, a vida eterna é algo tangível e real. Se analisarmos a nós mesmos, iremos observar que somos algo além deste corpo material. Vemos nossos diferentes membros do corpo e observamos que não somos nossos cabelos, dedos e corpo. Desta maneira o que existe além deste corpo é espiritual. Se observarmos dois corpos, um corpo vivo e um outro morto, sabemos que a diferença é a presença da alma espiritual. Em um exemplo trágico onde uma pequena criança perde sua mãe em um acidente a criança chora ao lado de sua mãe chamando por ela. Mas, por quem a criança está chamando? O corpo de sua mãe jaz ao seu lado, e por quem ela está chamando? Até mesmo uma criança pode compreender a existência da alma além do corpo material. Nossa existência é eterna enquanto este corpo material é de natureza temporária.
Se esta natureza espiritual é imanifesta então como ela pode ser manifesta? Sim, ela pode se manifestar, e isto é possível através do processo da consciência de Krishna. É dito, atah sri-krsna-namadi na bhaved grahyam indriyaih, isto significa que obtemos conhecimento através de nossos sentidos, a visão, audição, etc. Os sentidos de Deus e Sua morada estão além de nossa capacidade de percepção devido a nossos sentidos limitados e imperfeitos. Mas quando usamos nossos sentidos em relação com o supremo então facilmente podemos purificá-los, e assim perceber a natureza imanifesta e infalível. Quando o ferro está em contato com o fogo ele se torna ígneo, da mesma forma quando nossos sentidos estão em contado com o Supremo então nos tornamos da mesma natureza do Supremo e assim podemos percebê-lo juntamente com sua morada. Entre nossos sentidos o sentido da audição nos desperta para diferentes atividades. Por exemplo, se uma pessoa está dormindo ela pode ser desperta pelo som de um despertador ou alguém a despertando. Da mesma maneira, podemos facilmente despertar para a natureza espiritual quando ouvimos a vibração sonora do maha-mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esta vibração sonora é uma forma de nos dirigir ao Supremo e pedir nossa entrada no reino espiritual, “por favor, meu Senhor, permita com que eu possa servi-Lo em Sua morada”. Se ocuparmos nossos sentidos em consciência de Krishna o Senhor pessoalmente se aproximará de nós e permitirá nossa entrada em Seu reino que é infalível.

Nenhum comentário: