O que os cientistas chamam de “lei da gravidade” é nada menos que a lei de Deus que sustenta o universo. Tão logo falemos de lei entendemos que há uma pessoa por trás desta lei. No Bhagavad-gita o Senhor Krishna diz:
mayadhyaksena prakrtih
suyate sa-caracaram
hetunanena kaunteya
jagad viparivartate
“Esta natureza material, que é uma das Minhas energias, funciona sob Minha direção, ó filho de Kunti, produzindo todos os seres móveis e imóveis. Obedecendo-lhe ao comando, esta manifestação é criada e aniquilada repetidas vezes.” Bhagavad-gita 9.10
Podemos observar que todo o movimento dentro deste universo se deve ao espírito, a natureza morta não manifesta movimento. Não podemos dar nem mesmo um exemplo onde possamos ver algum movimento que não seja criado por uma entidade viva. Tomemos como exemplo qualquer máquina, se não houver o toque do espírito ela não funcionará. Este espírito é uma manifestação do Supremo e faz com que tudo se mova neste universo. O Senhor Krishna diz, maya tatam idam sarvam jagad avyakta-murtina, todos os planetas deste universo descansam em Sua energia impessoal. As energias de Deus podem fazer maravilhas e não é necessário que Ele pessoalmente tome parte na manutenção deste universo. Até mesmo um ser humano limitado pode manifestar maravilhas através de sua energia impessoal, o que dizer então de Deus que é ilimitado! Nós podemos manifestar tantas maravilhas e ainda assim mantemos nossa personalidade. Da mesma forma Deus sendo a Pessoa Suprema manifesta Suas energias e mantêm Sua personalidade transcendental. Embora Krishna manifeste Suas diferentes energias neste universo, Ele permanece aparte. Não é que Ele esteja trabalhando aqui e esteja sobrecarregado com Seu trabalho. Isto seria como compararmos Deus com Atlas carregando o mundo em seus braços cansados. Com apenas uma de Suas energias a Suprema Personalidade de Deus sustenta o universo, e ao mesmo tempo permanece aparte dele. Esta é Sua potencia mística, pasya me yogam aisvaram.
Todos podemos sentir esta energia divina, porém não temos olhos para ver. Isto se deve a nossa limitação. Quando nos tornarmos qualificados espiritualmente então poderemos ver e entender como a energia de Deus se espalha por todas as partes. A eletricidade é toda penetrante, mas a menos que nos tornemos eletricistas qualificados nós não poderemos manifestar energia elétrica. Um eletricista devido a sua qualificação através de fios metálicos pode produzir tanto calor quanto frio da eletricidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário