quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Verdadeiro Conhecimento Significa Compreendermos Nossa Posição Constitucional

Enquanto não nos perguntarmos quem somos, qual é a razão de nossa existência, e do porque estamos aqui, nós não estaremos situados em conhecimento. Quando estas perguntas despertam no ser, então ele inicia sua jornada para o conhecimento mais confidencial.

Shri Sanatana Goswami, embora nascido em família aristocrática, grande erudito em línguas como o persa e sânscrito, e servindo na corte de Nawab Hussein Shah como Ministro das Finanças, se aproximou de Shri Chaitanya Mahaprabhu e perguntou “quem sou eu?”, “dizem que eu sou um grande erudito, mas eu não sei de onde surge meu sofrimento e a razão do porque de meus sofrimentos”, “qual é minha educação? Dizem que sou altamente educado e tolamente eu me identifico com esta lisonja, mas sem compreender quem eu sou que tipo de educação é esta?”

Se perguntarmos a alguém, “quem é você?”, sua resposta será que “eu sou João”, “eu sou Maria”, “pertenço a tal país”, etc. Mas estas são designações do corpo, portanto, temporárias. Nós não somos estes corpos, este é o início do conhecimento. Se não sabemos quem realmente somos então todos os resultados de nossas atividades estarão em ignorância, erros e serão ilusórias.

Nossos corpos terminarão quando chegar a morte, e junto com o corpo todas as designações relacionadas a ele se extinguirão, portanto não somos João, Maria, brasileiro ou qualquer outra nacionalidade. Nós não somos estes corpos materiais e sim almas espirituais. Porém a simples compreensão de que não somos estes corpos não é suficiente, sendo espirituais nós temos que estar situados em consciência divina, ou consciência de Krishna. A aceitação desta consciência de Krishna não é algo tão simples e fácil, mas pela graça de Shri Chaitanya Mahaprabhu ela se tornou facilmente disponível. Shri Chaitanya Mahaprabhu inaugurou o processo fácil de se realizar nossa consciência espiritual através do cantar dos santos nomes de Krishna, Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Shri Chaitanya Mahaprabhu informou a Sanatana Goswami que nesta existência material há dois tipos de entidades vivas, as móveis e as imóveis. Entre as entidades vivas móveis estão os seres humanos, bestas, animais aquáticos, pássaros, etc, e entre os seres imóveis estão as árvores, plantas, pedras, etc. Entre os seres humanos há aqueles que são civilizados e os incivilizados. Entre os civilizados há aqueles que aceitam alguma religião como o cristianismo, hinduismo, e o maometismo entre outras. Entre tais seres civilizados religiosos encontraremos aqueles dedicados a darem caridades e fazerem austeridades. E entre estas pessoas citadas dificilmente encontraremos algumas que saibam quem elas verdadeiramente são e que saibam que não são estes corpos, não de uma forma teórica mas prática, e que estejam livres das dualidades e estejam situadas em transcendência. E entre os poucos que alcançaram a transcendência poucos realizarão quem é Krishna. Compreender quem é Krishna não é algo muito fácil.

manusyanam sahasresu

kascid yatati siddhaye

yatatam api siddhanam

kascin mam vetti tattvatah

“Dentre muitos milhares de homens, talvez haja um que se esforce para obter a perfeição, e dentre aqueles que alcançaram a perfeição, é difícil encontrar um que Me conheça de verdade.” Bhagavad-gita 7.3

Porém, o Senhor Krishna sabe que nesta era poucas pessoas teriam a capacidade de compreendê-Lo, e por esta razão Ele descendeu como Shri Chaitanya Mahaprabhu junto com o processo simples e sublime de realizá-Lo através do cantar de Seus santos nomes.

Nenhum comentário: