pravaksyamy anasuyave
jnanam vijnana-sahitam
yaj jnatva moksyase ’subhat
“A Suprema Personalidade de Deus disse: Meu querido Arjuna, porque você nunca Me inveja, Eu lhe transmitirei este ensinamento e compreensão muito confidenciais. E conhecendo-os, você ficará livre das misérias da existência material.” Bhagavad-gita 9.1
O Senhor Krishna está dizendo a seu discípulo e amigo Arjuna que lhe dará o conhecimento mais confidencial, guhyatamam. Este conhecimento mais confidencial somente é dado àqueles que não são invejosos de Deus.
A natureza deste mundo material é que tão logo alguém possua algo nós também desejamos possuir e o invejamos. Deus é o supremo proprietário de tudo e todos. Alguém muito rico pode se orgulhar de sua riqueza, mas ele não poderá dizer que possui toda a riqueza do mundo. Deus é aquele que possui toda a riqueza do mundo e é o desfrutador supremo. Aqueles que podem compreender Sua opulência e não O invejam são elegíveis para compreenderem o conhecimento mais confidencial.
A forma de se compreender Deus é através da aceitação de Sua grandeza e Seus ensinamentos. No Bhagavad-gita Ele nos instrui, e se tivermos uma atitude arrogante de não aceitarmos Suas palavras este conhecimento mais confidencial não será manifesto. Não podemos entender Deus por nossos meios limitados e pela especulação mental. Se quisermos compreender a Deus teremos que ouvi-Lo, e Ele diz que, jnanam vijnana-sahitam, este conhecimento é realizável através da prática. Se praticarmos os ensinamentos do Bhagavad-gita o resultado será que nos libertaremos desta existência material miserável.
Shri Krishna informa a Arjuna que este conhecimento é o rei de todo o conhecimento, o rei da educação, e é o mais puro de todos. Por praticá-lo teremos experiência real da transcendência e veremos o resultado em nossa vida prática. O processo satisfaz o eu pois está diretamente conectado com o supremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário