domingo, 20 de julho de 2008


A consciência de Krishna é a mais elevada prática de yoga aceita por treinados yogis devocionais. O sistema de yoga, como se afirma na fórmula de prática de yoga padrão dada pelo Senhor Krishna no Bhagavad-gita, e como se recomenda na disciplina da yoga de Patanjali, é diferente da hatha-yoga praticada hoje em dia, como é geralmente entendida nos países ocidentais.
Real pratica de yoga significa controlar os sentidos e, depois que tal controle é estabelecido, concentrar a mente na forma de Narayana da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna. O Senhor Krishna é a original Personalidade Absoluta, a Divindade, e todas as outras formas de Visnu – com quatro mãos, decoradas com búzio, lótus, maça e roda – são expansões plenárias de Krishna.No Bhagavad-gita recomenda-se que devemos meditar na forma do Senhor. Para praticar a concentração da mente, é preciso sentar-se em local solitário e santificado por uma atmosfera sagrada, e o yogi deve observar as regras e regulações de brahmacarya – levar uma vida de estrita auto-abstinência e celibato. Ninguém pode praticar yoga em cidades congestionadas, levando uma vida de extravagâncias, incluindo práticas sexuais irrestritas e adultério da língua.
Já afirmamos que prática de yoga significa controlar os sentidos, e começamos a controlar os sentidos controlando a língua. Não podemos permitir que a língua tome todos os tipos de alimentos e bebidas proibidos, e ao mesmo tempo nos aprimoremos na prática da yoga. É um fato muito lamentável que muitos ditos yogis, não autorizados e transviados, venham agora para o Ocidente e explorem a inclinação das pessoas pela yoga. Esses yogis não autorizados ousam mesmo dizer publicamente que se pode beber e ao mesmo tempo praticar meditação.Há cinco mil anos, no diálogo Bhagavad-gita, o Senhor Krishna recomendou a prática da yoga a Seu discípulo Arjuna, mas Arjuna abertamente expressou sua incapacidade de seguir as estritas regras e regulações da yoga. Devemos ser práticos em todos os campos de atividades. Não devemos perder nosso tempo precioso simplesmente praticando alguns exercícios de ginástica em nome da yoga. Verdadeira yoga é buscar a Superalma de quatro mãos dentro de nosso coração, e vê-lO perpetuamente em meditação. Essa meditação contínua chama-se samadhi. Se, contudo, quisermos meditar em algo vazio ou impessoal, será necessário um tempo muito prolongado para atingir algo através da pratica de yoga. Não podemos concentrar nossa mente em algo vazio ou impessoal. Verdadeira pratica da yoga significa fixar a mente na pessoa do Narayana de quatro mãos que mora no coração de todos.
Às vezes se diz que através da meditação alguém compreenderá que Deus está situado sempre dentro do coração, mesmo quando não se sabe disso. Deus está situado dentro do coração de todos. Ele está situado não somente no coração do ser humano, mas também nos corações dos cães e gatos. O Bhagavad-gita atesta isto com a declaração de que Isvara, o supremo controlador do mundo, está situado no coração de todos. Ele está presente não apenas no coração de todos, como também dentro dos átomos. Nenhum lugar é vazio; nenhum lugar é desprovido da presença do Senhor.
O aspecto do Senhor através do qual Ele está presente em toda a parte chama-se Paramatma. Atma significa a alma individual, e Paramatma significa a Superalma individual. Tanto a atma quanto o Paramatma são pessoas individuais. A diferença entre eles, contudo, é que a atma, ou alma, está presente apenas em um local particular, ao passo que o Paramatma está presente em toda a parte.
A este respeito, o exemplo do sol é muito bom. Uma pessoa individual pode estar situada em um local, mas o sol, apesar de ser uma entidade viva específica, está presente sobre a cabeça de todas as pessoas individuais. No Bhagavad-gita isto é muito bem explicado. Portanto, muito embora as qualidades de todas as entidades, incluindo o Senhor, sejam iguais, a Superalma é diferente da alma individual por quantidade de expansão. O Senhor, ou a Superalma, pode Se expandir em milhões de formas diferentes, ao passo que a alma individual não pode fazê-lo.
A Superalma, estando situada no coração de todos, pode testemunhar as atividades de todos, no passado, no presente e no futuro. Nos Upanisads se diz que a Superalma está pousada ao lado da alma individual como um amigo e testemunha. Como amigo, Ela está sempre ansiosa por trazer a alma individual de volta ao lar, de volta ao Supremo. Como testemunha, Ela é quem concede todas as bênçãos que resultam das ações do indivíduo. A Superalma dá à alma individual toda a facilidade de atingir tudo o que ela possa desejar. Mas Ela dá instruções a Seu amigo, para que ele por fim abandone todas as outras ocupações e simplesmente se renda a Deus para a bem-aventuranç a perpétua e vida eterna, plena de conhecimento. Esta é a última instrução do Bhagavad-gita, o mais autorizado e amplamente lido livro sobre todas as formas de yoga.A última palavra do Bhagavad-gita, como afirmado acima, é a última palavra quanto ao aperfeiçoamento do sistema de yoga. É afirmado ainda no Bhagavad-gita que uma pessoa que está sempre absorta em consciência de Krishna é o yogi mais elevado. Que é esta consciência de Krishna?
Assim como a alma individual está presente no corpo através de sua consciência, Paramatma está presente em toda criação através de Sua superconsciência. Esta superconsciência não pode ser imitada pela alma individual, que tem conhecimento limitado: eu posso ter consciência de meu corpo, da mesma forma a Superalma sabe o que esta acontecendo dentro de meu corpo limitado, mas não posso sentir o que está acontecendo no corpo de outrem. Eu estou presente em todo o meu corpo através de minha consciência, mas não estou presente no corpo de ninguém mais através de minha consciência. Contudo, a Superalma, ou Paramatma, estando presente dentro de todos, situada em toda a parte, é consciente de toda a existência. A teoria de que a alma e a Superalma são iguais não é aceitável, porque a consciência da alma individual não pode agir em superconsciência. Esta superconsciência só pode ser atingida, ajustando-se a consciência individual à superconsciência; e este processo de ajustamento é chamado rendição, ou consciência de Krishna.Nos ensinamentos do Bhagavad-gita aprendemos claramente que no começo Arjuna não queria lutar com seus parentes, mas, após entender o Bhagavad-gita, quando ajustou sua consciência à superconsciência de Krishna, sua consciência tornou-se consciência de Krishna. Uma pessoa em plena consciência de Krishna age segundo os ditames de Krishna, e dessa maneira Arjuna concordou em lutar na batalha de Kuruksetra.
No começo da consciência de Krishna este ditame do Senhor é recebido através do meio transparente do mestre espiritual. Quando uma pessoa está suficientemente treinada e age com submissa fé e amor por Krishna, sob a orientação do mestre espiritual fidedigno, o processo de ajustamento torna-se mais firme e acurado. Neste estágio Krishna dá ordens internamente. Externamente, o devoto é ajudado pelo mestre espiritual, o representante fidedigno de Krishna, e internamente o Senhor ajuda o devoto como caitya-guru, estando situado dentro do coração de todos.
Simplesmente entender que Deus está situado no coração de todos não é a perfeição. É preciso familiarizar- se com Deus interna e externamente e desse modo agir em consciência de Krishna. Este é o mais elevado estágio perfectivo para a forma humana de vida, e o estágio mais elevado em todos os sistemas de yoga.
Para um yogi perfeito há oito tipos de super-realizaçõ es:1. Ele pode tornar-se menor que o átomo.2. Ele pode tornar-se maior que uma montanha.3. Ele pode tornar-se mais leve que o ar.4. Ele pode tornar-se mais pesado que qualquer metal5. Ele pode realizar qualquer efeito material que deseje (criar um planeta, por exemplo).6. Ele pode, assim como o Senhor, controlar os outros.7. Ele pode viajar por qualquer parte dentro (ou além) do universo.8. Ele pode escolher seu próprio momento e local de morte, e renascer onde quer que deseje.Mas, quando nos elevamos ao estágio perfectivo de receber ordens do Senhor, estamos acima do estágio das realizações materiais acima mencionadas.O exercício respiratório do sistema de yoga que geralmente é praticado é apenas o começo do sistema. Meditação na Superalma é apenas um passo adiante. Obtenção de admirável sucesso material também é apenas um passo adiante. Mas, atingir contato direto com a Superalma e receber ordens dEla é o mais elevado estágio perfectivo.
Os exercícios respiratórios e as práticas de meditação da yoga são muito difíceis nesta era. Mesmo há cinco mil anos atrás eram muito difíceis, pois, senão, Arjuna não teria rejeitado a proposta de Krishna. Esta era de Kali é considerada uma era decaída. No momento atual, as pessoas em geral têm vida curta e são muito lentas para o entendimento da auto-realizaçã o, ou vida espiritual. Elas são, na sua maioria, desventuradas, e, sendo assim, se alguém desperta um pouquinho de interesse pela auto-realizaçã o, é desencaminhado por muitas fraudes. O único método verdadeiro para compreensão do estágio perfeito da yoga é seguir os princípios do Bhagavad-gita tais como foram postos em prática pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu. Esta é a mais simples e a mais elevada perfeição da prática de yoga.
O Senhor Caitanya demonstrou praticamente a yoga da consciência de Krishna, simplesmente cantando os santos nomes de Krishna, tais como são mencionados no Vedanta, no Srimad-Bhagavatam e em Puranas muito importantes. A grande maioria dos indianos segue esta prática de yoga, e em muitas cidades dos Estados Unidos e outros países também esta prática está crescendo gradualmente. Ela é muito fácil e exeqüível para esta era, especialmente para aqueles que estão seriamente interessados em alcançar sucesso na yoga. Nenhum outro processo pode ser bem sucedido nesta era.O processo de meditação adotado com seriedade era possível na Era Dourada, Satya-yuga, porque as pessoas naquela época vivam cem mil anos em média.Na era atual, contudo, se você quer sucesso em yoga prática, adote o cantar de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rãma, Hare Rãma, Rãma Rãma, Hare Hare, e sinta você mesmo que está avançando. Devemos nós mesmos saber o quanto estamos avançando na prática de yoga.No Bhagavad-gita, esta prática da consciência de Krishna é descrita como raja-vidya, o rei de toda a erudição; raja-guhyam, o mais confidencial sistema de compreensão espiritual; pavitram, o mais puro de tudo que é puro; susukham, executado muito alegremente; e avyayam, inexarível.
Aqueles que adotaram este muito sublime sistema de bhakti-yoga, está prática de serviço devocional com amor transcendental por Krishna, podem atestar como estão desfrutando agradavelmente de sua alegre e fácil execução. Yoga significa controlar os sentidos, e bhakti-yoga significa purificar os sentidos. Quando os sentidos se purificam, eles também são, automaticamente, controlados. Você não pode suspender as atividades dos sentidos por meios artificiais, mas, se você purifica os sentidos, não somente eles se abstêm de ocupações imundas, mas também ocupam-se positivamente no transcendental serviço ao Senhor.
A consciência de Krishna não foi fabricada por nós através da especulação mental. Ela é prescrita no Bhagavad-gita, o qual diz que quando pensamos em Krishna, cantamos em Krishna, vivemos em Krishna, comemos em Krishna, conversamos em Krishna, esperamos em Krishna e nos sustemos em Krishna, regressamos a Krishna sem sombra de dúvida. E esta é a essência da consciência de Krishna.
Srila Prabhupada

Nenhum comentário: