KARANDHARA-Os geólogos estudam as camadas da crosta terrestre para remontar à origem da Terra.
SRILA PRABHUPADA-Mas estas camadas estão sendo criadas e destruídas a cada momento. Agora elas são de um jeito, e daqui a meia hora serão diferentes. Elas são jagat, em contínua mudança. Krsna afirma no Bhagavad-gita [8.4], adhibutam ksaro bhavah: "A natureza física é conhecida como sendo interminavelmente mutável". Portanto, uma pessoa não pode encontrar a fonte de toda a energia simplesmente observando a própria energia. Agora as camadas da terra podem ser negras, mais tarde podem ser brancas, e depois novamente negras. Assim, os geólogos estudam a cor negra, depois a cor branca, depois a negra e assim por diante. Iso se chama punah punas carvita-carvananam, "mastigar o mastigado." Agora está frio, ao meio -dia estará calor, e à noite estará frio novamente. Desta maneira, toda a manifestação cósmica material está sujeita a diferentes tipos de mudanças. Mesmo nossos corpos estão mudando. Tudo está mudando. Mas o que é a eternidade que está além desta mudança? Este é o verdadeiro tema do conhecimento. Os cientistas não buscam esta eternidade, e portanto eles se desapontam. Eles pensam que a base de tudo é o vazio, o zero. Eles pensam que que a eternidade é o zero. E quando são interrogados sobre de onde vem este zero, eles dizem, "Ele vem do nada." Assim temos que perguntar-lhes: "Como surgiram as variedades?" A conclusão védica é que a variedade é eterna, embora as variedades mutáveis que os cientistas estudam no mundo material sejam temporárias. Esas variedades são as sombras das variedades. A real variedade existe eternamente no mundo espiritual.
DR. SINGH-Então o universo material é como uma miragem?
SRILA PRABHUPADA-Sim. Suponha que eu pense que vejo água no deserto, onde não existe água. Isso é uma ilusão. A água existe, mas não na miragem. Analogamente, as variedades materiais que vemos-as variedades de gozo-são como esta miragem. Nós, as entidades vivas, destinamo-nos ao gozo, mas estamos buscando o gozo num lugar errado-numa ilusão. Somos como animais do deserto que correm atrás de miragem e eventualmente morrem de sede. Eles não podem aliviar sua sede com tal água ilusória.
Da mesma forma, nós estamos tentando manufaturar muitas coisas para satisfazer nossa sede de gozo, mas frustramo-nos a cada passo porque a existência material é ilusão. Portanto, real inteligência significa perguntar, "Onde está a realidade? Onde está a substância eterna atrás da ilusão?" Se pudermos encontrá-la, poderemos encontrar o verdadeiro gozo.
Diálogo gravado durante uma caminhada matinal de Srila Prabhupada em 28 de abril de 1973 no Cheviot Hills Park, Los Angels. Faz parte do livro "A Vida Vem da Vida".
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