sábado, 15 de dezembro de 2007

Respeito por Aqueles que Distribuem o Santo Nome




O Senhor Krsna se revela através de Seus santos nomes para aquele que honra e obedece a Seus agentes.

A cidade celestial de Indrapuri é a residência de Indra, um dos devas que administram os diferentes setores do universo como um serviço ao Senhor Supremo, Krsna. Em Indrapuri, a essência da fumaça do incenso aguru se mistura com a fragrância das flores que decoram os jardins e corpos dos residentes da cidade. Cordões de pérolas naturais adornam as construções, e bancos feitos de diamantes e pedras corais são dispostos ao longo das impecáveis rodovias. Indrapuri é livre do pecado, da ardileza, da luxúria, do orgulho, da inveja, da violência e de outros frutos do falso orgulho.

A esposa de Indra, Saci, senta-se a seu lado em seu trono, enquanto dançarinas e cantores desse paraíso material mantêm os dois entretidos com músicas que glorificam Krsna. Uma sombrinha branca, que brilha como a lua, é o dossel real de Indra.

Embora Indra seja um poderoso deva, seus inimigos, os asuras (demônios), foram capazes, certa vez, de atacar seu reino paradisíaco e de ferir Indra, bem como seus associados. Por ter desrespeitado seu mestre espiritual, Indra se tornou vulnerável.

Uma vez, quando estava desfrutando de sua riqueza e poder sentado em seu trono, Indra viu Brhaspati, seu guru, entrar no salão do palácio. De acordo com a etiqueta, Indra deveria ter ficado de pé para recebê-lo, oferecer-lhe um acento, palavras agradáveis e algo para beber. Mas, porque Indra via Brhaspati diariamente, ele o ignorou. Ofendido, Brhaspati foi embora.

Indra rapidamente deu conta de seu descuido e tomou as providências para se retificar – ele passou a procurar por seu guru para cair a seus pés mostrando arrependimento. Brhaspati, todavia, querendo ensinar a Indra uma lição, tornou-se invisível. Como Indra perdera as bênçãos de Brhaspati, forças demoníacas foram capazes de atacar Indrapuri, ferindo Indra e outros.

A Importância do Mestre Espiritual

Assim como Indra, todo ser humano precisa da graça do mestre espiritual. Talvez não tenhamos que confrontar inimigos como os de Indra, mas certamente precisamos de proteção uma vez que temos uma grande missão na forma de vida humana: avançar espiritualmente. “Demônios”, tais como nossos desejos por coisas materiais, constantemente buscam nossa destruição.

Aqueles entre nós que aceitaram a consciência de Krsna querem alcançar um reino muito superior ao de Indrapuri. Temos como meta o mundo espiritual, o reino de Deus, Krsna. Nós sabemos que o prazer decorrente do serviço a Krsna em Sua morada é superior a qualquer coisa que Indra possa desfrutar. Nossa súplica para que recebamos permissão de participar de tal serviço devocional é o mantra Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Só poderemos entender o cantar de Hare Krsna quando aprendermos a razão da vida através de um guru fidedigno. O ser humano, em geral, fica perdido ao ver a gigantesca criação que lhe rodeia. Apenas com o uso da observação e de experiências, pessoas conseguem, às vezes, entender que um ser inteligente criou tudo isto para algum propósito. A natureza do criador, o propósito de Sua criação, e os meios para se harmonizar com esse propósito, entretanto, foge de suas capacidades. Tais tópicos devem ser revelados a partir de pessoas acima da criação: o criador ou o Seu representante. Assim, para entender esses tópicos, todos precisam de um guru. Todos os gurus também têm gurus, sendo que o Senhor em pessoa é o guru original. O princípio de se aceitar orientação pessoal na missão da vida é tão importante que quando Krsna nasce Ele também aceita um guru para estabelecer o exemplo.

Quando encontramos um guru genuíno, que vem de uma corrente de mestres e discípulos que tem início com o próprio Senhor, aprendemos que a criação tem por objetivo ajudar as almas caídas a esgotarem seus desejos materiais e, por fim, retornarem a posição espiritual original que lhes cabe. Um guru genuíno também ensina que o principal meio de se alcançar o propósito supremo da existência – união amorosa com Krsna – é o cantar de Seus santos nomes, especialmente através do maha-mantra: Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Iniciação e Treinamento Espiritual

Mesmo para se saber do nome do Senhor é preciso ter algum contato com um guru. Então, inquestionavelmente , qualquer um que decida dedicar sua vida a Krsna precisará de treinamento contínuo de um guru. Da mesma forma que um jovem casal formaliza sua relação com o casamento, ou um estudante oficialmente se matricula em uma escola, uma pessoa que trata com seriedade o amor e a rendição a Krsna compromete-se de maneira formal. Quando tornamo-nos oficialmente iniciados dentro de uma linhagem de mestres e discípulos, o guru que nos iniciou, os vários mestres anteriores e o próprio Senhor se comprometem a nos auxiliarem rumo à liberação de todos os desejos materiais. Na vida comum, quando a secretaria de uma escola aceita um estudante, todos os professores e funcionários, até o diretor-proprietá rio, asseguram dar o melhor de si para garantir a educação e graduação do aluno. Similarmente, um discípulo sincero em uma escola transcendentalista certamente alcançará sucesso espiritual. No momento da iniciação, o guru “planta a semente da devoção” e entrega o santo nome pedindo que Krsna se manifeste no cantar daquele novo iniciado.

Krsna não irá se manifestar no cantar daquele que desrespeita o guru – tanto o guru do qual se conheceu o cantar quanto o guru do qual se recebeu a iniciação formal para a vida devocional. Mesmo em escolas comuns, estudantes que não demonstram bons modos para com seus professores podem ser negligenciados ou até mesmo expulsos. Quanto descontentamento sente o Senhor quando alguém desrespeita um mestre espiritual!

A ofensa ao santo nome de desrespeitar ou desobedecer ao guru vem da idéia equivocada de considerar o guru como uma pessoa comum. Tudo bem que o guru parece muitas vezes ser semelhante a nós, aparecendo em um corpo material constituído dos mesmos ingredientes que constituem todos os demais corpos. Mas o guru é o representante de Deus, é realizado na ciência da devoção e, portanto, não é uma pessoa comum. Embora oficiais da polícia sejam seres humanos como eu e você, nós os tratamos com respeito diferenciado uma vez que eles representam o governo e conhecem as leis. Respeitamos um professor como um representante da escola e como uma autoridade em determinado conhecimento que não temos ou que temos em menor quantidade ou realização. Por tais exemplos, podemos facilmente entender porque se deve tratar o guru, como nos é ensinado, como se fosse Deus: o guru é o representante de Deus e nossa ponte até Ele.

Gratidão e Respeito

As escrituras listam maneiras específicas pelas quais os discípulos devem demonstrar respeito para com o guru. Eles devem, por exemplo, borrifar sobre suas cabeças a água que banhou os pés do guru e, ao verem o guru, devem oferecer reverências caindo ao chão. Não devem usar a cama do guru, seu acento, sapatos ou meios de transporte pessoais, adorar outras pessoas na presença do guru, ou agir ou falar de maneira que desagrade o guru.

Deve-se primeiro adorar o guru e, então, pedir permissão para adorar Krsna. Portanto, juntamente com a ilustração ou deidade de Krsna, um discípulo deve manter a foto de seu guru. O incenso, as flores, e tudo o mais, devem ser oferecidos primeiramente ao guru e então a Krsna. Mesmo enquanto se canta o santo nome de Krsna, deve-se manter o guru na mente, plenamente grato pelo presente do maha-mantra.

Espera-se que o discípulo não seja apenas respeitoso, mas também obediente. As instruções do guru – sejam pessoais ou escritas – devem ser a vida e alma do discípulo. O guru frequentemente oferece instruções gerais e individuais. Algumas podem ser aplicadas em todos os tempos, locais e circunstâncias, como a instrução de sempre se lembrar de Krsna e nunca se esquecer de Krsna. Algumas devem ser aplicadas de diferentes maneiras e níveis, dependendo da situação. E nem tudo o que o guru diz constitui uma ordem; ele também pode oferecer diretrizes gerais.

O discípulo deve evitar tanto ser negligente com as regras quanto segui-las de forma cega e fanática. O segredo é distinguir entre princípios internos e detalhes externos. Krsna, enfim, diz que o discípulo deve fazer perguntas relevantes ao guru e seguir o exemplo prático dos santos, ou sadhus.

Prevenindo-se Contra Farsantes

Algumas pessoas talvez pensem que as regras escriturais referentes ao respeito que deve ser mostrado ao guru são excessivas. Todavia, respeito por uma pessoa que representa ou fala por um poder superior é sinal de cultura e civilização. As normas de nossa sociedade moderna, por exemplo, exigem que respeitemos nosso empregador, o professor ou um juiz de direito.

Infelizmente, sempre haverá pessoas buscando por respeito e prestígio se auto-proclamando autoridades espirituais, da mesma forma que há criminosos que se vestem como policiais, e empresas e escolas que enganam pessoas inocentes roubando seu dinheiro através de ardilosas trapaças. Assim, um discípulo precavido deveria analisar cuidadosamente se determinado guru é discípulo de uma linhagem autorizada de mestres e discípulos da mesma forma que uma mãe examina as credenciais de uma escola antes de matricular seus filhos. Uma das principais qualificações que um guru deve apresentar é conhecimento acerca de Krsna – não apenas conhecimento teórico, mas conhecimento realizado demonstrado através da dedicação de sua vida para o prazer do Senhor.

De maneira geral, quando um guru autêntico é encontrado, estabelece-se uma relação eterna. De qualquer maneira, um guru é obrigado a abandonar um discípulo que por repetidas vezes cometa falhas graves no caminho da vida espiritual, e um discípulo deve rejeitar um guru caído.

Krsna é um Presente dado pelo Guru

Se comprazemos nosso mestre espiritual, Krsna, então, na forma de Seu santo nome, rapidamente se revela a nós, mesmo que não tenhamos outras qualificações. Esse princípio existe mesmo em relações materiais comuns. Um professor influente dentro de uma universidade, por exemplo, percebendo que certo estudante parece ter um futuro promissor, recomenda o jovem a um programa – de estudo no exterior, por exemplo – que o estudante não teria acesso de maneira geral. A instituição irá respaldar a recomendação do professor. Krsna reciproca de forma similar Seus queridos devotos. Se o representante de Krsna está satisfeito com nosso serviço, Krsna nos aceita apesar de nossos defeitos. Assim, os obstáculos ao nosso cantar são removidos, e nosso progresso se faz de forma certa e segura.
por Urmila Devi Dasi (ACBSP)
Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário: