sábado, 4 de agosto de 2007

O que é necessário para o avanço espiritual?



utsahat – munir se de entusiasmo, é um critério de fundamental importância nesta empreitada de poucos. Isto significa chegar a alegre constatação de que tudo pode ser utilizado a serviço do Senhor Krishna, o que resulta num esforço realizado com a inteligência firmemente situada em consciência de Krishna ;

niscayad – esforçar-se com confiança, é pensar que: “Com toda certeza, Krishna vai me proteger e ajudar para que eu tenha perfeito êxito no cumprimento do serviço devocional”;

dhairyat – ser paciente, na prestação de serviço ao Senhor, fica fora de cogitação sermos impacientes, senão que devemos aceitar as instruções do mestre espiritual e pô-las em pratica com paciência, dependendo da misericórdia do guru e de Krishna;

tat-tat-karma-pravartanat – agir segundo os princípios reguladores da disciplina de Bhakti-yoga, como ouvir e cantar os santos nomes do Senhor e Seus passatempos transcendentais, lembrar-se sempre do Senhor Krishna e nunca esquecê-lO;

sanga-tyagat – descartar companhias não condizentes com o nosso anseio de avançar em consciência de Krishna e buscar a associação com aqueles que compartilham o mesmo ideal;

sato-vrtteh – seguir os passos dos acharyas (mestres) anteriores que com perícia, preencheram todos os momentos do dia com atividades conscientes de Krishna;

atyaharah – arrecadar e comer em demasia, todos necessitam de posses, tais como: suprimentos alimentícios, roupas, dinheiro e outras coisas necessárias para o sustento do corpo, porém, não se deve arrecadar mais do que o necessário para as reais necessidades básicas. Se seguirmos este principio natural, não teremos dificuldades em manter o corpo para o avanço em consciência de Krishna ;

prayasa – esforço desnecessário, arrecadar e comer em demasia, por exemplo, provocam prayasa. Segundo os desígnios divinos, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode viver mui pacificamente caso tenha uma terra e uma vaca leiteira, isso significa reduzir as necessidades da vida ao essencial, isto é o ideal de vida simples e pensamento elevado;

prajalpah – manter conversas não edificantes, se temos de estabelecer trocas amigáveis, como ser social que somos, é bom sermos muito seletivos e procurar ambientes onde ocorram conversas que possam emancipar a alma;

niyamagrahah – observar orientações das escrituras, não pelo avanço espiritual, mas somente por segui-las ou rejeitá-las para agir caprichosamente, muito pelo contrario devem-se aceitá-las com muita fé com sendo a personificação do próprio Senhor Supremo Krishna e, portanto, possuem todas as potencias transcendentais do Senhor, sendo assim, capazes de nos elevar em consciência de Krishna ;

jana-sangas – associar-se com pessoas de mentalidade materialista, compromete e muito nosso avanço em consciência de Krishna , pois, tal associação é como um imã a nos puxar constantemente de volta a consciência mundana;

laulyam – ambicionar realizações egoísticas, isso arruína e muito, um tempo precioso que poderíamos empregar na sublime empreitada de volta ao lar, de volta ao Supremo.
P/ Bir Krishna Prabhu

Nenhum comentário: