segunda-feira, 7 de maio de 2007

A toda penetrante natureza divina Se manifesta em formas miríades.

Podemos encontrar descrições evidentes manifestas deste Ser Supremo nos livros de sabedoria Védica. O fator benéfico de se ouvir de fontes autênticas privilegia aqueles que buscam o significado profundo das multifárias energias da fonte de tudo e todos. Estas fontes autênticas descendem através de uma corrente discipular que revelam as complexidades do desconhecido e inconquistável, que desta forma se torna cognoscível e cativado. Para um leigo lutar em uma corte judicial e tentar compreender as complexidades dos códigos de direito legal se torna uma tarefa árdua e impossível. O melhor será se dirigir a um advogado que conheça as leis. Da mesma forma a compreensão do que está além de nossa experiência se torna possível quando nos aproximamos daqueles qualificados no conhecimento espiritual. Os observadores da Verdade apontam o conhecimento da transcendência através dos livros da sabedoria Védica.
No Shri Chaitanya Charitamrta há informações detalhadas de como a toda penetrante natureza divina manifesta-Se em sua qualidade distintiva fundamental como a Pessoa Suprema. Embora Sua forma seja uma, pelo Seu desejo supremo Ele pode manifestar suas miríades manifestações através de Suas ilimitadas expansões. Suas três formas principais são conhecidas tecnicamente como svayam-rupa, tad-ekatma-rupa e avesha-rupa (CC Madhya-lila 20.165).

svayam-rupa, tad-ekatma-rupa,avesa—nama
prathamei tina-rupe rahena bhagavan


Sua forma original se exibe em duas formas: svayam-rupa e svayam-prakasa. Em Sua forma original Ele se manifesta como Krishna na atmosfera de Vrindávana e é um menino vaqueiro adornado com vestimentas amarelas, uma guirlanda de flores, e uma pena de pavão em Sua cabeça. Como tad-ekatma-rupa Ele permanece como a Suprema Personalidade de Deus, porém, diferenciado. E avesha significa Sua forma imponderada para a propagação de Sua sabedoria suprema.
Sua svayam-rupa manifesta duas divisões, prabhava e vaibhava. Em Sua manifestação prabhava Ele manifesta suas próprias características, porém se distribui em locais diferentes. Dá-se o exemplo da dança da rasa. A dança da rasa é descrita no Shrimad-Bhagavatam, Canto 10, Capítulo 33. Um resumo que se dá da descrição é de Krishna como um jovem de dezesseis anos e as belas meninas da aldeia de Vrindávana. As meninas de Vrindávana amavam a Krishna e o queriam como esposo, assim para satisfazer o desejo de todas as meninas Ele começou a tocar Sua flauta em uma bela noite de lua cheia, e assim todas as meninas, conhecidas como gopis, vieram para desfrutarem a noite com seu amado e assim deu-se a dança da rasa. Havia centenas de gopis, mas Krishna expandiu-Se para dançar com cada uma delas. Estas Suas manifestações são conhecidas como prabhava-prakasa. Em Sua manifestacao vaibhava-prakasa Ele manifesta-se diferentemente na forma de Shri Balarama. Shri Balarama possui forma corpórea diferente da de Shri Krishna, porém Ele é igual a Krishna em todos aspectos.
Em sua expansão tad-ekatma-rupa, Krishna manifesta ligeiramente diferentes emoções, atividades e características. As expansões quádruplas, Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna, e Aniryddha são Suas expansões principais, e Elas residem eternamente em Dvaraka e Mathura. De Suas expansões originais quádruplas se manifestam vinte e quatro formas e Elas se diferem de acordo com as diferentes insígnias em Suas quatro mãos e residem no céu espiritual, paravyoma.
Como saktyavesa o Senhor Krishna se manifesta ilimitadamente diretamente e indiretamente. São encarnações dotadas com poderes excepcionais. Entre Suas manifestações dotadas de poder encontramos os quatro Kumaras, Narada Muni e Maharaja Prthu, entre outras. Estas encarnações Se manifestam para mostrarem poderes específicos. Considera-se também encarnações dotadas de poder o Senhor Budha, Jesus Cristo e mais recentemente Suas Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que foram dotados com o poder de disseminarem o conhecimento do amor a Deus.
Assim como centenas e milhares de pequenos córregos brotam de grandes reservatórios de água, inúmeras encarnações fluem de Shri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus e reservatório de todo o poder.

Nenhum comentário: