domingo, 15 de abril de 2007


Srila Bhaktivinoda Thakura

Tilaka se refere a marcas colocadas no corpo empregando várias substâncias. Urdhva-pundra refere-se a duas marcas verticais colocadas na testa e em outras partes do corpo para indicar rendição ao Senhor Visnu. As doze partes do corpo (testa, umbigo, coração, lados do abdomen, braços, ombros, raiz da nuca e parte inferior das costas) em que se colocam as marcas de urdhva-pundra não são pontos arbitrários; são pontos sensíveis que facilmente absorvem energia espiritual gerada por se recitar os nomes de Visnu e mentalmente colocar o Senhor nestas posições.

Se um devoto aplica as marcas do Senhor e canta Seu nome, o Senhor fica satisfeito e reside com ele. Dessa forma o corpo material se torna um Templo santificado do Senhor.

O Hari-bhakti-vilasa menciona que urdhva-pundra pode variar de formato, cor, e material conforme a sampradaya do devoto, porém outros elementos são comuns a todas. Não deve ser torta, desigual, descentrada, suja, ou mal-cheirosa. Na testa, a porção central entre as duas linhas deve ficar aberta desde as sobrancelhas até a linha dos cabelos, mas deve se juntar na base. A porção sólida pode estender-se por três quartos do nariz. Diz-se que o Senhor Visnu reside na porção central, enquanto Brahma reside à esquerda e Siva à direita.
Chandana vermelho e cinzas não devem ser usados para tilaka. Terra, por estar no modo da bondade, pode ser usada. As escrituras glorificam especialmente gopi-chandana, uma terra especial de Dvaraka.

Srila Prabhupada diz:

Em kali-yuga quase não conseguimos adquirir ornamentos de ouro ou jóias, porém as doze marcas de tilaka no corpo são suficientes como decorações auspiciosas para purificar o corpo ( Bhag. 4.12.28).

Você sabe que todo soldado tem um uniforme segundo a etiqueta ou regra do exército. Portanto, o exército da consciência de Krishna tem que ter pelo menos tilaka na testa em todas as condições. (Carta de 3 de agosto de 1969).

Não se deve aplicar tilaka no banheiro.

Evitem derramar gopi-chandana enquanto misturam na palma da mão, não desperdicem, é preciosa!

*retirado do Pancaratra-pradipa

Nenhum comentário: