domingo, 15 de abril de 2007

O Mestre Espiritual


Os mestres espirituais são aqueles que dão instruções espirituais baseadas nas escrituras reveladas. Aquele que inicia com o maha-mantra Hare Krishna é conhecido como mestre espiritual iniciador; os santos que dão instruções para o avanço progressivo na consciência de Krishna são conhecidos como mestres espirituais instrutores. Embora atuem diferentemente, todos eles são manifestações iguais e idênticas de Krishna. Deve-se aceitar somente um mestre espiritual iniciador, no entanto, não há limites para o numero de mestres espirituais instrutores a serem aceitos. Se uma pessoa reluta em aceitar um mestre espiritual e ser iniciada por ele, certamente se frustra em seus esforços para voltar a Deus. Ela é assim como um barco sem leme que nunca poderá chegar a seu destino. É, portanto imperativo a aceitação de um mestre espiritual se a pessoa quiser receber o favor do Senhor. O serviço ao mestre espiritual é essencial.
Cada entidade viva é essencialmente um servo da Suprema Personalidade de Deus, e o mestre espiritual também é Seu servo. Mas o mestre espiritual é uma manifestação direta do Senhor. O discípulo deve ter esta convicção e assim avançar na consciência de Krishna.
A ocupação do mestre espiritual é expandir o serviço do Senhor por treinar seus discípulos em uma atitude serviçal. O mestre espiritual nunca se coloca como o próprio Senhor Supremo. Ele se considera um representante do Senhor.
As escrituras reveladas proíbem alguém de se apresentar como Deus, mas um mestre espiritual fidedigno é o servo fiel e mais confidencial do Senhor, portanto merece tanto respeito quanto Ele. Apesar de o mestre espiritual sempre se apresentar como o servo mais humilde da Personalidade de Deus, o discípulo deve sempre vê-lo como a representação manifesta de Deus.

Um comentário:

Kátia Quadros (Krishna-mayi dd) disse...

"Quem não satisfaz o Mestre Espiritual não tem possibilidade de ser promovido ao plano da consciência de krishna. Devo, portanto, meditar em sua misericórdia três vezes por dia, e oferecer minhas respeitosas reverências a ele, meu mestre espiritual."
Srila Visvanatha Cakravarti