quinta-feira, 22 de maio de 2008

Madhavendra Puri a sonhar com Gopala.



Em Remuna na Orissa, no Templo de Gopinatha, oferecem à Deidade um Ksira (Arroz doce) conhecido como Amrta Keli, um arroz doce cremoso com leite condensado e passas.
A 500 anos atrás quando Madhavendra Puri foi buscar Sândalo para a Deidade de Gopala passou por este Templo. Quando ele viu o delicioso Ksira oferecida à Deidade neste Templo, quis experimentar para fazer igual para Sri Gopala. Mas ele somente aceitava alimentos quando lhes eram oferecidos. Como ninguém ofereceru Ksira a Madhavendra Puri ele deixou o Templo sem experimentá-lo. O Pujari de Gopinatha teve um sonho, aonde Gopinatha disse que havia escondido algum Ksira debaixo de Sua roupa, e que o Pujari deveria da-lo a Madhavendra Puri
Então a Deidade de Gopinatha passou a chamar-se Ksira Cora (ladrão) Gopinatha.
Madhavendra Puri estabeleceu um Ashram em Remuna. Suas sandálias de madeira (Karam) são adoradas nesta Ashram até hoje.

Madhavendra Puri introduziu o conceito de Madhurya Bhava (Amor conjugal) na Sampradaya de Madhvacarya. Madhavendra Puri plantou a semente de Madhurya Prema Bhakti, e Sri Caitanya Mahaprabhu tornou-Se a árvore frondosa que fornece os doces frutos de Madhurya Krsna Prema para todos nós. Ele também revelou o conceito de Viraha Bhava, o humor de separação de Deus. A Viraha Bhava de Mahaprabhu começou com um verso falado por Madhavendra Puri, Seu Parama Guru, e isto incrementou a medida que o Senhor ouvia o décimo canto do Srimad Bhagavatam, o Krsna Karnamrta, o Gita Govinda, o Padyavali, e os poemas amorosos de Candidasa e Vidyapati.

O verso de Madhavendra puri é:

ayi dina dayadra natha he
mathura natha kadavalokyase
hrdayam tvad aloka kataram
dayita bhramyati kim karoty aham

"Ó compassivo Senhor dos pobres e humildes!
Ó Senhor de Mathura!
Quando eu O verei novamente?
Sem vê-Lo, meu coração tornou-se muito aflito.
Ó meu amado, estou subjugado.
O que farei agora?" Cc Madhya 4.197

Sri Krsna Dasa Kaviraja Goswami explica que este verso é Rasa Kavya (o melhor verso dentro de todo o tesouro da poesia Rasika).

Na verdade este verso foi falado por Radharani, que por Sua (dEla) misericórdia colocou este verso na boca de Madhavendra Puri. Poucas palavras deste verso faziam Mahaprabhu perder a consciência externa, e faziam-nO dançar no oceano de Divyonmada Mahabhava, as loucuras de emoções extáticas de Sri Radha encontradas no Brahmar Gita (SB 10.47).
Os Gaudiya Vaisnavas concluem que a brisa agradável do amor extático exibido pelo Senhor Gauranga enquando dos Seus passatempos manifestos começou com Madhavendra Puri.

Nenhum comentário: