quarta-feira, 21 de maio de 2008

Srimad Bhagavatam 4.29





“As entidades vivas procuram neutralizar diferentes condições miseráveis pertinentes à providência, a outras entidades vivas ou ao corpo e à mente. Mesmo assim, elas são obrigadas a permanecer condicionadas pelas leis da natureza, apesar de todas as tentativas de contrariar essas leis.”


SIGNIFICADO
Assim como um cão vaga para cá e para lá em troca de um pedaço de pão ou de pancadas, da mesma forma, a entidade viva divaga perpetuamente, tentando ser feliz e fazendo muitos planos para neutralizar as misérias materiais. Esta é a chamada luta pela vida. Na verdade, podemos ver em nossas vidas diárias como somos forçados a fazer planos para afastar as condições miseráveis. Se queremos escapar de uma condição miserável, somos forçados a nos sujeitar a outra espécie de condição miserável. O homem pobre sofre por falta de dinheiro, mas, se ele quer tornar-se rico, é obrigado a lutar de muitas maneiras. Realmente, este não é um processo válido de neutralização, mas sim uma armadilha da energia ilusória. Se uma pessoa não se esforça para remediar sua situação, mas fica satisfeita com sua posição, sabendo que obteve esta posição através de suas atividades passadas, ela pode, ao invés disso, ocupar sua energia para desenvolver consciência de Krsna. Isto é recomendado em toda a literatura védica.
tasyaiva hetoh prayateta kovido
na labhyate yad bhramatãm upary adhah
tal labhyate duhkhavad anyatah sukham
kalena sarvaira gabhira-ramhasa
“Pessoas realmente inteligentes e dotadas filosoficamente devem esforçar-se apenas por esta significativa finalidade, a qual não é obtenível mesmo que se vagueie desde o planeta mais elevado [Brahmaloka] até o mais baixo [Patala]. Quanto à felicidade obtida do gozo dos sentidos, ela pode ser alcançada naturalmente, no decorrer do tempo, assim como no decorrer do tempo obtemos misérias, muito embora não as desejemos” (S.Bhag. 1.5.18).
Todos devem simplesmente tentar desenvolver sua consciência de Krsna e não perder tempo, tentando melhorar sua condição material. Na verdade, não é possível melhorar a condição material. O processo de melhora acarreta a aceitação de outra condição miserável. Contudo, se nos esforçarmos para melhorar nossa consciência de Krsna as aflições da vida material desaparecerão sem esforço extrínseco. Portanto, Krsna promete que kaunteya pratijãnihi na me bhaktah pranasyati: “Ó filho de Kunti, declara audaciosamente que Meu devoto jamais perecerá.” (BG. 9.31). Quem adotar o caminho do serviço devocional jamais será derrotado, apesar de todas as misérias do corpo e da mente e apesar de todas as misérias provocadas por outras entidades vivas e pela providência, misérias que estão além de nosso controle.
Srimad Bhagavatam (Canto 4, Capítulo 29 “Conversas entre Narada e o rei Pracinabarhi”)


Tradução e significados dados por Sua Divina Graça Om Visnupada Paramahamsa Parivrajakacarya Asttotara-sata Sri Srimad Abhay Caranaravindam Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Nenhum comentário: