domingo, 27 de janeiro de 2008

Encontrando o Néctar nos Nomes de Krsna



Os nomes de Krsna são o repositório de toda a felicidade e a maior riqueza. Se cantarmos apropriadamente, não teremos de experimentar misérias materiais, mas estaremos aptos a experimentar o que os materialistas poderiam erroneamente categorizar como miséria: o êxtase espiritual de intensa saudade de Krsna.

Uma vez que tal bem-aventurança vem do cantar apropriado, talvez nos perguntemos como podemos cantar com atenção e concentração mesmo que ainda não sejamos devotos puros de Krsna. Como podemos controlar a mente? Como podemos deixar de pensar nas outras um milhão de coisas além do nome de Krsna?

Cantar corretamente demanda prática, e o primeiro ponto é abordar a prática de forma positiva. Quando abordamos os santos nomes de forma negativa, frequentemente pensamos mais sobre o que não deveríamos estar fazendo do que o que deveríamos estar fazendo. Como diz o ditado “you can’t do a don’t” [Você não pode fazer um “não faça”]. Então, ao invés de pensar: “Agora eu tenho que controlar minha mente e não pensar em outras coisas”, podemos pensar: “Agora eu vou me concentrar nos nomes de Krsna, que são idênticos a Krsna. Por me concentrar nos nomes de Krsna, Krsna me dotará com inteligência plena, e eu irei amá-lO cada vez mais”.

Além da maneira positiva de pensar, há outras maneiras de manter-se focado nos nomes de Krsna. Nós frequentemente cantamos em duas situações: em kirtana, ou cantar em grupo, e em japa, ou cantar privado e sussurrante. Podemos abordar cada um de forma mais ou menos diferente.

Em kirtana, devemos dar nossa atenção aos santos nomes sem considerar a qualidade musical do kirtana. Eu costumava, por exemplo, ficar muito incomodado quando a pessoa cantando saía do tom, ou era um mau cantor, ou não sabia manter uma melodia. Às vezes parecia que eu estava completamente rodeado por tais pessoas. Eu me encontrava, muitas vezes, em lugares em que quase todos pareciam carentes de habilidades musicais. Então eu entendi que Krsna havia arranjado aquelas situações para que eu pudesse apreciar Seus nomes.

Dois Níveis de Relacionamento com o Kirtana

Ruci, o estágio de profundo gosto pelo santo nome, tem dois níveis. No primeiro, a pessoa tem um gosto por kirtana somente quando a pessoa que o lidera é um cantar perito e os instrumentos são todos tocados em harmonia por músicos qualificados. No segundo nível, a pessoa tem um gosto verdadeiro por kirtana, independente da perícia musical daqueles que acompanham e daquele que lidera o kirtana – ela fica satisfeita desde que o nome esteja sendo cantado por devotos que estejam seguindo estritamente o processo do serviço amoroso a Krsna. É dito que o guru de Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, colocaria, algumas vezes, o pior cantor entre os devotos para liderar o kirtana apenas para encorajar os devotos a alcançarem o nível superior.

Assim, realizei que, pela misericórdia de meu mestre espiritual, Srila Prabhupada, e de meu avô espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, eu estava sendo conduzido a um nível superior de apreciação aos santos nomes. Finalmente eu me rendi, e entendi que o acompanhamento musical era apenas o veículo pelo qual os santos nomes chegavam, e que eu não deveria estar apegado ao veículo. Eu devia estar apegado ao passageiro do veículo: Krsna na forma de Seus nomes. Então, com certa prática, tornei-me capaz de colocar meu foco nos santos nomes – Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare – ao invés de me preocupar com a habilidade musical daqueles executando o kirtana.

Depois que desenvolvi esta postura, passei a desfrutar de todo kirtana. Os santos nomes são incríveis. Devotos que verdadeiramente saboreiam os santos nomes sentem que jamais poderão ter o bastante deles. Como recita Srila Rupa Gosvami, o devoto irá orar por milhões de línguas e milhões de ouvidos para cantar e ouvir.

Meu antigo apego ao veículo era como alguém apegado ao prato ao invés da prasadam, o alimento espiritual, nele. Imagine uma pessoa que rejeita uma prasada saborosíssima porque ela foi servida em um prato de folha ao invés de um de prata. Isso é ilógico.

Quando alguém participa de um kirtana, a pessoa deve simplesmente ouvir o maha-mantra e pensar em seu significado: Estamos mendigando a Radha e Krsna para que nos situem a Seus pés de lótus, estamos implorando a Radha e Krsna que sejam misericordiosos conosco. Se eu medito em como estou implorando a Radha e Krsna para que me concedam compaixão e outras qualidades devocionais, então o kirtana se torna um bem-aventurado momento de oração – independente da qualidade do acompanhamento musical.

Após praticar ouvir kirtanas com essa mentalidade, encontro dificuldade para entender pessoas que fazem afirmações do tipo: “Aquele kirtana foi extático!” (indicando que alguns outros não foram), ou pessoas que pensam que têm que viajar centenas ou milhares de quilômetros para experimentar um “kirtana extático”. Kirtanas extáticos estão disponíveis a todos, em todo lugar e o tempo todo.

É claro que quando apresentamos a consciência de Krsna para outros é importante que o acompanhamento musical seja de primeira classe. Não deveríamos forçar a compreensão acima naqueles que não estão prontos para tal.

Japa com Foco

Para focar no santo nome durante a japa, sentar-se com a coluna ereta costuma ajudar. Acomodar-se em uma almofada e cruzar as pernas na postura conhecida como “lótus” também pode ajudar eventualmente. A pessoa pode, então, relaxar conscientemente cada músculo do corpo a fim de que a única tarefa seja prestar atenção nos santos nomes. Com uma mente tranqüila, a pessoa finalmente se foca no som dos nomes de Krsna.

É muito bom estar consciente de algum pedido específico a Radha e Krsna, como mencionado anteriormente na seção kirtana. O pedido a Radha e Krsna deve ser feito no humor de mendicância emocional. Quando cantamos, devemos sempre ter um sankalpa: um desejo ou propósito espiritual.

Então simplesmente deixe os santos nomes fluírem. Sem forçar. Sem lutar com a mente. Apenas o relaxante cantar dos nomes de Krsna. Quando se sentar para relaxar o corpo e cantar japa, diga à mente de forma positiva para se focar no som. Se você repetir isso por muitas vezes, a mente irá obedecer. Com o devido desejo e compreensão, nossa mente irá naturalmente se atrair pelo santo nome, e iremos nadar no oceano de néctar. Nada mais importará, e tempo e espaço deixarão de existir.

É importante ser estrito quanto a não usar o tempo da japa para alguma outra atividade. Para alguns devotos, o período da japa no templo é usado para fins sociais ou administrativos. Exceto em emergências, eu não interrompo a minha japa.

Nós não queremos que o tempo da nossa japa seja um mero momento de descontração social. Nós devemos considerar isso tão seriamente quanto alguém querer conversar conosco enquanto lideramos um kirtana. Certamente não pararíamos o kirtana a não ser que fosse uma emergência. Devemos cantar e ouvir como o Bhagavatam (2.3.10) recomenda, tivrena bhakti-yogena yajeta purusham param: devemos adorar o Senhor com grande intensidade.

O bom cantar pela manhã começa na noite anterior. O que fazemos logo antes de dormir à noite afeta nossa consciência não apenas enquanto descansamos, mas também no dia seguinte, especialmente durante a manhã. Os Vedas descrevem dois estágios no dormir – inconsciência e sonho – e eles envolvem diferentes atividades da mente. Enquanto sonhamos, por exemplo, processamos (o que recebemos no passado), predizemos (trabalhamos eventos com os quais possivelmente teremos de lidar no futuro) e descarregamos (jogamos fora informações desnecessárias ou indesejadas) . Tais atividades envolvem a mente subconsciente. Então, se nossos pensamentos estão absortos em algo antes de irmos dormir, por exemplo, processamos aqueles pensamentos durante a noite e isso afeta a nossa consciência quando acordamos pela manhã.
Alguns anos atrás, quando eu era adolescente, meu pai comprou para mim um carro de câmbio manual, que eu não sabia como dirigir. Toda tentativa que eu fiz foi mal-sucedida. Então eu estudei os movimentos e a teoria por detrás da troca de marchas do carro, meditei nisso, sonhei com isso e, na manhã seguinte, eu estava apto a usar qualquer carro de câmbio manual sem dificuldades.

Srila Prabhupada entendia bem esse princípio. Por isso ele advogava um programa devocional noturno, especialmente a leitura de seu livro Krsna: A Suprema Personalidade de Deus antes de a pessoa ir descansar à noite. Se você se absorve em krsna-katha (tópicos relativos a Krsna) antes de descansar à noite, durante a noite sua mente e cérebro irão processar krsna-katha, você irá acordar pensando em Krsna, e seu corpo sutil será purificado. Que maneira maravilhosa de se tornar consciente de Krsna!

Pode acontecer de que enquanto lemos krsna-katha durante a noite fiquemos tão empolgados com os passatempos do Senhor que fiquemos andando de um lado para o outro e não consigamos dormir. Isso, eu diria, pode ser uma ocupação arriscada! Então, sendo esse seu caso, você pode adotar um tipo de krsna-katha mais meditativo.

Cantando ao Acordar

Como devemos acordar pela manhã? Geralmente as pessoas acordam cambaleantes, mas isso é reduzido se você está ouvindo krsna-katha à noite. De qualquer forma, independente do estado em que acordemos, podemos imediatamente começar a cantar o maha-mantra em voz alta.

Eu canto enquanto faço minha higiene rotineira. Eu costumo aproveitar essa oportunidade para praticar novas melodias de kirtana. Cantar assim é às vezes tão agradável que tenho que me lembrar que tenho outras coisas para fazer de manhã além de cantar em minha casa para mim mesmo. Outra alternativa é ouvir uma aula ou kirtana de Srila Prabhupada. É importante que se escute uma aula ou kirtana somente de pessoas que estejam praticando serviço devocional. Devemos ser muito criteriosos nesse sentido. Por ouvir o cantar ou palestras de pessoas não estritas na prática da consciência de Krsna, a nossa consciência pode se tornar encoberta pelos modos da natureza.

O Padma Purana afirma:

avaishnava-mukhodgi rnam
putam hari-kathamrtam
shravanam naiva kartavyam
sarpocchishtam yatha payah

“Não se deve ouvir nada sobre Krsna de um não-Vaisnava. O leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeito venenoso; similarmente, palestras sobre Krsna [hari-kathamrta] dadas por um não-Vaisnava também são venenosas”.

Assim, as duas sugestões acima – o que fazer antes de dormir e o que fazer ao acordar – prepara a mente para cantar uma boa japa.

Se nos aproximarmos dos santos nomes, em kirtana e japa, com muito cuidado e atenção, logo entenderemos quão simples e sublime a vida espiritual pode ser.
p/ Bir Krsna Svami
Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário: