segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Desejo e Concentração





Cantar o nome do Senhor com plena atenção remove os obstáculos no caminho rumo ao cantar puro.

Um dia, sentei-me com um grupo de amigos e ficamos conversando sobre como foi o dia de cada um. Algumas pessoas estavam também conversando perto de nós, e um dos meus amigos pensou ter ouvido seu nome.

“Você me chamou?”, ele perguntou.

“Não, dissemos outra coisa”, eles responderam.

Desapontado, voltou para a nossa conversa.

Quando estamos em uma sala com muitas pessoas, a conversa dos outros se torna um zunido de fundo, mas se o nosso nome é pronunciado, de alguma forma nós distinguimos esse chamado e nos tornamos aptos a ouvi-lo.

Krsna também fica interessado quando nós chamamos por Ele.

“Ah, você quer falar coMigo?”, Ele pergunta.

Mas se, de fato, nós queríamos ter falado outra coisa, ou se falamos o Seu nome de qualquer jeito, Ele esperará até que realmente queiramos falar com Ele. Daí Prabhupada escrever e falar sobre cantar o mantra Hare Krsna com qualidade. Fazer o voto de cantar certo número de voltas do mantra diariamente é certamente algo válido – o simples fato de fazer tal voto demonstra sinceridade espiritual – mas a qualidade também deve estar presente. Para principiantes, cumprir nossa cota talvez já seja algo suficientemente desafiador, mas, ainda assim, devemos nos esforçar para que o cantar seja como um verdadeiro chamado pelo Senhor.

Quando cantamos com atenção e com uma postura de rendição e devoção, Krsna naturalmente reciproca nossa postura. Então, rapidamente superamos todos os demais obstáculos no cantar, na vida espiritual em geral, e na nossa meta de amor perfeito por Deus. Mas se nosso cantar for desatento, todos os obstáculos permanecerão – isso se não aumentarem.

Por que o cantar atento é o ponto chave para nos tornarmos livres de todas as outras ofensas ao nome? Quando cantamos com atenção, estamos em contato com Krsna, que irá nos mostrar, por exemplo, como nossa relação com os devotos pode estar abaixo do que Ele deseja.

A causa primária da desatenção é a distração, ou ter interesse em algo além do nome que estamos recitando. Esse interesse pode ser por riqueza, sucesso material, o sexo oposto, prestígio social, e várias outras coisas. Cantar com distração é como perguntar algo a alguém e então ficar pensando em outras coisas, ou ficar olhando pela janela, enquanto a pessoa lhe responde.

Além da distração básica, o cantar é desatento quando a pessoa é preguiçosa – uma mente lenta, assim como a mente agitada, está sempre impedindo o foco no nome. Podemos também simplesmente ser indiferentes ao nome, o que, de um ponto de vista espiritual, é loucura – como uma pessoa sã pode não dar valor ao santo nome?

Remédios Contra o Cantar Desatento

Para cantarmos com apuro e atenção, devemos primeiramente estar atentos a completar um determinado número de recitações do mantra Hare Krsna diariamente. Todo devoto iniciado na Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna deve cantar o mantra, pelo menos, 1728 vezes ao dia (16 voltas de um cordão de 108 contas), mas principiantes podem começar com qualquer número, o importante é que o cantar seja constante. Constância, serviço regular e estável, é algo apreciado em qualquer setor da sociedade; na vida espiritual, é sinal de sinceridade e devoção pelo processo.

Para cantar plenamente concentrado, o melhor é cantar em um lugar tranqüilo. Os melhores lugares são aqueles protegidos das influências materiais. Pode-se cantar em um templo, um local sagrado dos passatempos de Krsna, ou em qualquer lugar silencioso e reservado. O movimento Hare Krsna tem muitos templos para educação e adoração pública. Na Índia, numerosos templos tradicionais são dedicados ao Senhor Krsna, muitos desses nos locais onde Ele apareceu para exibir Seus passatempos divinos. Se a deidade de Krsna e o prazer de Krsna são o centro, de fato, nossa própria casa pode ser um templo.

Também é benéfico se cantar com pessoas avançadas em conhecimento espiritual. Nossa preguiça não terá espaço se nossos amigos forem pessoas que buscam ansiosamente absorverem suas consciência no cantar, não perdendo tempo com diversões inúteis. Naturalmente, pela associação deles, também desenvolveremos um senso de urgência e determinação.

É favorável que se cante em um horário calmo (o começo da manhã é o ideal). A postura interna de se implorar pela misericórdia de Krsna é também essencial. Tais medicamentos irão rapidamente livrar-nos da insanidade de não darmos atenção ao santo nome.

O Desejo de Ter Milhões de Bocas

Para lidarmos com a raiz do problema da desatenção – interesse por algo além de Krsna e de Seu nome – é interessante tirarmos manhãs, tardes ou dias para não fazermos nada além de cantar. Se em um dia sagrado, como o Ekadasi ou o aniversário de Krsna, abstivermo-nos de comer, dormir e de outros afazes ordinários, e simplesmente cantarmos por horas a fio, sem interrupção, nossa mente irá gradualmente encontrar prazer unicamente em Krsna. Tais intensos momentos de completa absorção irão ajudar em nossa concentração durante os dias do cantar rotineiro.

Tendo superado a distração, a preguiça e a desatenção, cantaremos, como Prabhupada diz, da mesma forma que uma criança chama por sua mãe: com grande intensidade e desejo, e com a certeza de que não existe outro abrigo.

Quando o nosso cantar tiver toda a atenção de nossa mente e de nosso coração, nunca mais acharemos tal prática tediosa, nem precisaremos dedicar nossa atenção a evitar os obstáculos no caminho da perfeição - os obstáculos já estarão no encostamento, tornando nosso caminho fácil e prazeroso. Então, como o grande mestre Rupa Gosvami, diremos: “Eu não posso mensurar quanto de néctar as duas sílabas ‘Krs-na’ produzem. Quando o santo nome de Krsna é cantado, ele parece dançar sobre a língua. Passamos então a desejar ter muitas e muitas bocas. Quando o nome entra em nossos ouvidos, desejamos ter muitos milhões de ouvidos. E quando o santo nome dança no pátio do coração, ele conquista as atividades da mente, e todos os sentidos se tornam apáticos”.

(extra)

As Glórias do Cantar

“Não há nenhum voto como o voto de se cantar o santo nome, nenhum conhecimento superior, nem nenhuma meditação à altura. Esta prática traz o maior benefício. Nenhuma penitência pode se igualar ao cantar, e nada é tão poderoso quanto o santo nome”.

“Cantar é o mais piedoso dos atos piedosos, e o refúgio supremo. Nem mesmo as palavras dos Vedas são capazes de descrever a magnitude de tal processo. Cantar é o caminho mais elevado ruma à liberação, à paz e à vida eterna. É o pináculo da devoção, o prazer original do coração, e a melhor forma de se lembrar do Senhor Supremo. O santo nome apareceu para o benefício das entidades vivas. O santo nome é o senhor e mestre, o supremo objeto de adoração e o guia e mentor de toda e cada entidade viva”.

“Independente da influência de Kali-yuga, todo aquele que continuamente canta o santo nome do Senhor Krsna, mesmo enquanto dorme, pode facilmente realizar que o nome é uma manifestação direta do Senhor Krsna”.

- Srila Bhaktivinoda Thakura, Saranagati (citações do Agni Purana)


p/ Urmila Devi Dasi (ACBSP)
Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário: