"O sábio deve viajar por lugares santificados, através de rios fluentes e da solidão das montanhas e florestas. Deve entrar nas cidades, vilas e pastagens e aproximar-se de trabalhadores comuns para mendigar sua mera subsistência".
Segundo Srila Sridara Swami, a palavra pura refere-se a cidades com shopping centers, mercados, e outras empresas comerciais, enquanto grama refere-se a cidades menores, sem tais facilidades. O vanaprastha ou sannyasi que tentam livrar-se do apego material devem evitar aqueles que trabalham dia e noite em busca de gozo dos sentidos, aproximando-se deles só para ocupá-los em atos necessários de caridade. Entende-se que aqueles que pregam a consciência de Krishna em todo o mundo são almas liberadas, e por isso eles se aproximam sempre das entidades vivas materialistas para ocupá-las no serviço devocional ao Senhor Krishna. Todavia, mesmo tais pregadores devem evitar estritamente o contato com o mundo materialista quando não for de fato necessário para levar adiante a missão da consciência de Krishna. O preceito é que não se deve lidar com o mundo materialista sem necessidade.
Srimad Bhagavatam 11.18.24
2 comentários:
KrishnaMayi, estou impressionado com os textos aparentemente meticulosamente escolhidos e publicados, são uma grande iluminação, obrigado por manter este blog acesso
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada, que com palavras santas e sábias tem nos inspirado a servir a Krishna com amor, devoção e fé.
Obrigada pela confiança!
Postar um comentário