quinta-feira, 28 de junho de 2007

Ouvindo sobre a Suprema Personalidade de Deus











Na antiga cultura védica, como em muitas outras antigas culturas ao redor do mundo, o conhecimento era transmitido de forma oral e não escrita. Assim, para nós, ouvir significa também ler. Note bem que a leitura não descarta a necessidade de também receber direcionamento pessoalmente de um devoto experiente, pois a interação mestre/discípulo é imprescindível no desenvolvimento saudável de nossa consciência espiritual de acordo com os próprios textos védicos. Ouvir então significa ouvir uma aula, conversar sobre Deus, escutar uma música devocional ou ouvir o canto dos santos nomes de Deus, mas, principalmente, ler livros e textos que explicam a ciência da devoção a Deus e as descrições de Suas glórias, características, atividades, etc. O principal objetivo da prática de ouvir é receber o conhecimento transcendental que abrirá nossa mente para a realidade espiritual e nos dará o ímpeto de direcionar nossa consciência para o divino.

Recomenda-se, portanto, a leitura diária de livros da consciência de Krishna, em especial os principais livros de Srila Prabhupada. Franz Kafka certa vez escreveu que, “o livro deve ser como uma picareta diante de um mar congelado dentro de nós”. É uma metáfora muito apropriada para o inconcebível efeito que os livros de Prabhupada tem em nós, quebrando o mar de gelo que é nosso coração dominado por interesses mesquinhos materialistas. Os livros de Prabhupada verdadeiramente derretem esse mar de gelo e gradualmente o transformam num oceano de bem-aventurança em amor a Deus.

Apesar de não ser necessário, para muitos é recomendável começar com um livro introdutório. Existem vários e todos são igualmente recomendáveis. Em seguida devemos ler os livros que são dominados de “clássicos” – são livros muito importantes, traduções ou resumos de escrituras centrais da consciência de Krishna. São eles:

1) Bhagavad-gita Como Ele É, a escritura védica mais famosa e reconhecida mundialmente como um livro de singular beleza e sabedoria;
2) Krsna, A Suprema Personalidade de Deus, um resumo do 10o Canto do Srimad Bhagavatam, sua parte mais confidencial e importante;
3) Os Ensinamentos do Senhor Caitanya, um resumo do Sri Caitanya Caritamrta, a biografia de Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu escrita por Srila Krsnadas Kaviraja Goswami no século XVI.
4) Néctar da Instrução (Sri Upadesamrta), um importante texto também do século XVI escrito pelo grande santo Srila Rupa Goswami;
5) Néctar da Devoção, um resumo de outro importante tratado de Srila Rupa Goswami chamado Bhakti-rasamrta-sindhu;

Desses, o Bhagavad-gita é o mais importante, e sua leitura deve ser priorizada, e o Néctar da Devoção o mais complexo, portanto é bom deixá-lo por último.

Tendo lido esses livros, deve-se então seguir para aquele que é a obra mais elevada e importante de todas, o Srimad Bhagavatam, também conhecido como Bhagavata Purana.

Mesmo o Senhor Caitanya, que é o próprio Sri Krishna na forma de Seu devoto, lia o Srimad Bhagavatam todos os dias. Na medida que se aprofundar em bhakti-yoga, compreenderá a suma e inconcebível importância do Srimad Bhagavatam, que é não-diferente de Krishna. Não é possível enfatizar suficientemente a beleza, riqueza, sabedoria e poder do Srimad Bhagavatam. Mesmo tendo lido todos os demais livros, o Srimad Bhagavatam deve ser lido todos os dias, como parte integral de seu saddhana, não importa quantas vezes tenha o lido. Nunca é demais. Verá que a cada leitura, novas revelações lhe serão feitas e você vai “saborear” os versos cada vez mais.

Depois de ler o Srimad Bhagavatam devemos ler o Sri Caitanya Caritamrta, também uma literatura ímpar, muito elevada e importante, de ilimitada doçura e sabedoria transcendental. O mestre espiritual de Srila Prabhuada, Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur, lia-o constantemente.
Paralelo a esses livros, leia, a qualquer momento, a biografia de Srila Prabhupada, pois lá encontrará a personificação de puro amor a Deus, de bhakti-yoga em sua forma mais elevada e perfeita. A biografia de Prabhupada pode ser encontrada em dois formatos: a condensada – Um Santo no Século XX – e a completa – Srila Prabhupada Lilamrta. Não tenha dúvida que lhe será muito mais benéfico ler a versão completa.

Manual de Bhakti-yoga
P/ Giridhari das

Nenhum comentário: