sábado, 14 de abril de 2007

Cantando o Santo Nome


Retirado do Pancaratra-Pradipa
O Hare Krishna maha-mantra, pode ser cantado em qualquer lugar a qualquer hora, e isto trará resultados muito rapidamente. Contudo mesmo ao cantar o mantra Hare Krishna podemos observar princípios regulativos. Portanto enquanto sentamos e cantamos poderemos manter o corpo ereto, e isto ajudará no processo do cantar; senão poderemos sentir-nos sonolentos.
(Bhag. 7.15.31 - Sig).

Srila Prabhupada explica que não há restrição ao cantar do Santo Nome do Senhor. Ele escreve:
Mesmo quando você está caminhando, pode cantar baixinho Hare Krishna, Hare Krishna, ou mesmo enquanto está no ônibus indo a algum lugar também pode cantar. Quando está trabalhando com suas mãos também pode cantar, e quando está descansando ou indo descansar também pode cantar. Mesmo em seu banheiro enquanto toma banho também pode cantar. Desta maneira não existe limitação ou restrição para cantar o Santo Nome de Deus, Krishna, e sua Energia, Hara. Ao fazer este negócio não há perda, mas há um lucro muito grande, que é realização transcendental. (Carta de Srila Prabhupada, 22 de abril de 1970).
Gaudiya Vaisnavas cantam em suas contas usando o polegar e o dedo médio da mão direita. Deve-se evitar tocar no mala com a mão esquerda ou com o dedo indicador direito. Cubra as contas e sua mão direita enquanto canta mantendo-os num saquinho de contas.
Já que cantar o Santo Nome nos coloca em associação direta com o Senhor, enquanto cantamos devemos estar limpos e devidamente vestidos, com kanthi-mala ao redor do pescoço e tilaka vaisnhava no corpo. Também, deve-se lavar regularmente o saquinho de contas.
Manusei suas contas de japa com respeito e sempre as mantenha limpas. Evite tocar suas contas com as mãos sujas, mãos que não foram lavadas depois de comer, evacuar, ou tocar objetos que não estão limpos tais como boca, pés, ou partes privadas. Na medida do possível, evite levar contas de japa para o banheiro. Se acidentalmente maltratar suas contas de japa, pode tocá-las na cabeça e orar por perdão.


Nenhum comentário: