quinta-feira, 15 de março de 2007

A Arte de Mudar sem Condescender

Vaticanistas acusam a Igreja de ser conservadora e rígida. Assim surge a pergunta, são necessários a rigidez e conservadorismo para se manter uma tradição e prática religiosa?
Nesta era a tendência a degeneração é notável. Princípios religiosos, éticos e morais se perdem a medida que a era avança. De fato, o Shrimad Bhagavatam declara que as pessoas nesta era, conhecida como Kali-yuga, são desencaminhadas do verdadeiro propósito da vida. A menos que hajam líderes espirituais iluminados certamente os seguidores de qualquer prática espiritual serão mal guiados por charlatães vestidos em santidade.
Conservadoras as diferentes tradições religiosas devem ser, porém, a regra de tempo, lugar e circunstancia deve ser observada. Explica-se no Shri Chaitanya Charitamrta Adi-lila 7.38:

saba nistarite prabhu krpa-avatara
saba nistarite kare caturi apara

“Shri Chaitanya Mahaprabhu, apareceu para libertar todas as almas caídas. Portanto, Ele arquitetou vários métodos para liberá-las das garras da ilusão.”

vidagdhas caturo daksah
krta-jnah su-drdha-vratah
desa-kala-supatra-jnah
sastra-caksuh sucir vasi

“Krishna é muito experto em prazeres artísticos. Ele é altamente astuto, experto, agradável e firme em Seus votos. Ele sabe como lidar de acordo com tempo, pessoa e local, e Ele vê através das escrituras e livros autorizados. Ele é muito puro e autocontrolado.” Shri Chaitanya Charitamrta Madhya-lila 23.72

Vemos nestes versos as qualificações para se atuar de acordo com tempo, lugar e circunstancia. Entre elas é importante e essencial que a atuação esteja de acordo com as escrituras e livros autorizados. Além do que a pessoa deve ser pura e autocontrolada. E quem será a pessoa qualificada para estabelecer esta regra? De acordo com a tradição Vaishnava a pessoa qualificada para estabelecer o processo religioso do momento específico tem que ser oriunda do sistema discipular descendendo dos grandes mahajanas, mahajano yena gatah sa panthah, a senda dos predecessores auto realizados que percorreram o caminho imaculado da pureza.

svayambhur naradah sambhuh
kumarah kapilo manuh
prahlado janako bhismo
balir vaiyasakir vayam
dvadaaaite vijanimo
dharmam bhagavatam bhatah
guhyam visuddham durbodham
yam jnatvamrtam asnute

“O Senhor Brahma, Bhagavan Narada, o Senhor Shiva, os quatro Kumaras, o Senhor Kapila, Svayambhuva Manu, Prahlada Maharaja, Janaka Maharaja, Bhishma, Bali Maharaja, Shukadeva Gosvami e Eu próprio conhecemos os verdadeiros princípios religiosos. Meus queridos servos, estes princípios religiosos que são conhecidos como bhagavata-dharma, ou rendição e amor para com o Senhor Supremo, é sem contaminação dos modos da natureza material. É confidencial e difícil para a compreensão de seres humanos, mas se por boa fortuna uma pessoa os compreende, ela se libera imediatamente, e assim retorna ao lar, de volta ao Supremo.” Shrimad Bhagavatam 6.3.20/21

A pessoa qualificada para estabelecer os princípios religiosos para momentos específicos deve trilhar o caminho de mahajanas, almas liberadas, e elas aparecem de tempos e tempos quando os princípios da religião se deterioram. Na tradição Vaishnava os princípios e caminhos filosóficos e religiosos foram trilhados por grandes reformadores tais como Shankaracharya, Ramanujacharya, Madhvacharya, Bhaktivinoda Thakura e nos dias modernos Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Shrila Prabhupada. Conhecendo a natureza degradante de Kali-yuga Shrila Prabhupada estabeleceu todos os princípios religiosos, morais e éticos para que possamos seguí-los e alcançar a auto-realização.
Tradições religiosas, incluindo o Vaishnavismo, devem manter seus princípios rígidos e conservadores e moldá-los a tempos, lugares e circunstancias sem condescender com a essência filosófica religiosa. Nos dias atuais novas igrejas e caminhos espiritualistas oferecem miscelâneas a gosto populares e assim prosperam. A verdadeira religião muitas vezes permanecerá impopular ao gosto do público, por esta razão verdadeiros líderes espirituais não devem diluir a essência da religião para conseguirem seguidores baratos. Quanto a isto Shrila Prabhupada diz:

“Então você é levado pelo público, não pela ordem de seu mestre espiritual. O mestre espiritual ordenou para que sejam distribuídos livros; vocês devem fazer isto. Isto é obediência. Agora, o público pode aceitar isto ou não, esta é uma opção do público. Mas meu dever é – porque o mestre espiritual disse – eu devo fazer o melhor possível. O mestre espiritual não disse que ‘vocês devem vender tantos livros diariamente, de outra forma eu os rejeitarei’. Ele não disse isto. Assim, todos devem fazer o melhor possível, isto é tudo. O público pode aceitar ou não, não importa. E se vocês quiserem satisfazer o público, o público diz ‘eu ficarei muito feliz se vocês dançarem nus’, então teremos que dançar nus. Então qual o propósito de aceitar um mestre espiritual? O público tem sua predileção, uma forma de como se satisfazerem. Então nós temos que seguir tudo isto? Nós temos que seguir as instruções do mestre espiritual. Porque criar algo novo?”

3 comentários:

Anônimo disse...

" Se formos corajosos o bastante para nos mostrarmos sempre como devotos, eventualmente seremos aceitos sob nossos próprios termos." Bhakti Vikasa Swami

Penso que, se necessárias, para minimizarmos os riscos de desvirtuamentos, as adequações devem ser feitas por devotos experientes, maduros e autorizados. Por conveniência, estamos sempre querendo pensar menos, fazer menos, dar menos... Não devemos ter restrições para servir a Krishna, se desejarmos oferecer e fazer o melhor e o mais completo serviço, ainda que no momento atual tenhamos limitações, por observar o desejo sincero do devoto(a),Ele próprio nos conduzirá ao ideal.

Anônimo disse...

Pessoalmente eu entendo que Srila Prabhupada efetuou o formato em relação a tempo, local e circunstancia. Não há necessidade de se ajustar nada. Ele mesmo disse várias vezes que nosso problema é que sempre queremos mudar as coisas. Deixemos tudo como Prabhupada nos deu. Ele deus as diretrizes em seus livros, cartas, aulas e conversas.

Anônimo disse...

" Quem está seriamente interessado em atividades conscientes de Krishna precisa estar pronto a seguir regras e regulações estabelecidas pelos acaryas, e precisa compreender suas conclusões."
CC Adi-lila 8-7

Concordo com o senhor !