sábado, 10 de fevereiro de 2007

Todos somos constitucionalmente seres espirituais

Seres espirituais são descritos no Vedanta-sutra como ananda mayo’bhyasat, plenos de prazer eterno transcendental. Este ser espiritual constitucional pleno de prazer experimenta misérias simplesmente por estar condicionado pelas leis implacáveis deste mundo material. Sendo de natureza eterna o ser espiritual quando em contato com a natureza temporária deste mundo experimenta as dores desta existência, assim como um cidadão exemplar que goza de liberdade repentinamente se vê por detrás das grades de uma prisão e experimenta as dores da clausura.
Assim como um cidadão é colocado em uma prisão e recebe vestes carcerárias, os seres espirituais que possuem corpos eternos e bem aventurados quando em contato com a natureza material são revestidos com estrutura corpórea composta de elementos materiais tais como terra, água, fogo, ar e éter.
O ser espiritual encarcerado dentro do corpo material convive com outro ser dentro de seu corpo, um outro ser que também é espiritual de natureza eterna e plena de desfrute e que é conhecido nos textos Védicos como a Superalma que existe como o testemunho supremo e permissor das atividades da alma encarcerada no corpo material. Esta Superalma que acompanha o ser espiritual neste mundo também é conhecida como Paramatma e é uma representação do Deus Supremo, Shri Krishna. Embora tenhamos dois seres dentro deste corpo material, o ser vivo espiritual condiciona-se pelas leis desta existência material, enquanto que o outro ser, a Superalma, sendo a manifestação de Deus não se condiciona às misérias materiais. Ele existe neste corpo como testemunha e permissor dos desejos do ser vivo condicionado.
O ser vivo condicionado quando não reconhece a existência de Deus dentro de seu coração imortaliza sua permanência na existência material experimentando diferentes corpos nascimento após nascimento. Porém, o ser vivo encontra a libertação do cativeiro material quando reconhece a Superalma que reside a seu lado e volta-se a Ele ouvindo Suas instruções em como se libertar da vestimenta material e assim inicia seu progresso para sua vida eterna de prazer ilimitado.
As instruções espirituais dadas ao ser vivo dentro do coração pela Superalma são revelações que indicam como o ser vivo deve relacionar-se com a natureza material permitindo assim sua libertação do ciclo de nascimentos e mortes e seu reencontro com a natureza deleitosa espiritual. A compreensão da interação entre o ser vivo, a Superalma e a natureza material permite a libertação do vestuário material. A percepção desta Superalma dentro de nosso coração é possível através da meditação, do conhecimento dado pelos mestres santos, escrituras tais como o Bhagavad-gita, e pela atitude de atuar em conexão com o Supremo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hare Krishna, Rasananda dasa.
Sinceramente seu Blog, surgiu em
um momento muito bom. Que Krishna
continue sempre de iluminando,e que te inspire para transmitir seus
ensinamentos.
Haribol.