A situação mais elevada da yoga é aquela em que nos situamos em bem aventurança espiritual por absorção no Supremo Eu, Sri Krishna. O termo técnico usado na yoga é samadhi, ou plena absorção no objeto buscado, Deus. Quando alcançamos o estado mais elevado da yoga naturalmente sentimos uma bem-aventurança transcendental. Uma bem aventurança que é impossível alcançar para pessoas que praticam o processo mecânico da yoga. A prática da yoga real requer que uma pessoa viva reclusa em local santificado, esteja livre da vida sexual e livre das distrações sensoriais:
"Para praticar a yoga, a pessoa deve ir a um local recluso e deve assentar grama kusa no chão e cobri-la com uma pele de veado e tecido macio. O assento não deve ser nem muito alto ou baixo e deve estar situado num local sagrado. O yogi deve então sentar-se firmemente e praticar yoga para purificar o coração por controlar a mente, sentidos e atividades fixando a mente em um ponto." Bhagavad-gita 6. 11/14
Sri Caitanya Mahaprabhu, o Avatara Dourado, que apareceu nesta era de kali, afirma que o processo da yoga para esta era é o cantar dos santos nomes de Krishna: Kali kalera dharma krishna nama sankirtana.
O prazer encontrado na vida espiritual é o sabor mais elevado. E pode ser experimentado em meio à maior perturbação ao nosso redor. No Bhagavad-gita, Arjuna teve que lutar no meio do campo de batalha de Kuruksetra e ao mesmo tempo alcançou a mais elevada bem aventurança espiritual. Isto porque ele era um devoto de Krishna e teve associação direta com o Senhor Supremo enquanto lutava. Isto quer dizer que na yoga o estágio mais elevado é alcançado quando estamos plenamente absortos em pensar, adorar e nos associar com o Senhor e Seus devotos. na yoga mais elevada de hoje podemos encontrar a perfeição suprema e bem aventurada que os yogis alcançavam em eras remotas encerrando-se em montanhas e lugares sagrados tais como as montanhas Himalaias.
P/ Rasananda Dasa
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
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