sábado, 3 de outubro de 2009


"Para apropriadamente entender Vrndavana e a importância do Radha Damodara Mandira, é preciso compreender claramente a posição ontológica de Sri Rupa, Sri Sanatana e Sri Jiva. No Nitya Lila de Sri Sri Radha Krsna, Madhurya Rasa é considerada a Rasa superior.


Em Madhurya Rasa, Sri Radha é o reservatório supremo de Prema à Sri Krsna. O plano completo de Madhurya Rasa são os sentimentos majestosos de devoção e amor por Krsna manifestos por Radha, os quais são chamados de Maha Bhava e são exclusivos de Sri Radha.


Sri Radha possui um grande número de servas associadas imbuídas com diferentes aspectos dos Seus sentimentos amorosos à Sri Krsna, e as principais são as Asta Sakhis - Lalita Sakhi, Visakha Sakhi, Citra Devi, Indulekha Devi, Ranga Devi, Tungavidya Devi, Campakalata Devi e Sudevi.


Destas oito Gopis, Lalita Devi e Visakha Devi são as principais, e destas duas Lalita Devi é a constante conselheira de Sria Radha. Sob os cuidados de Lalita Devi estão as Gopis mais jovens conhecidas como Manjaris. Estas Manjaris são muito novinhas em idade e servem Sri Sri Radha Krsna durante Seus diferentes passatempos íntimos nos bosques de Vrndavana.


Assim como Sri Sri Radha Krsna estas Gopis e Manjaris possuem corpos espirituais plenos de bem aventurança transcedental feitos de substância espiritual conhecida como Cinmaya Rasa. E assim não existem desejos materiais que possam contaminar a Prema Lila de Sri Sri Radha Krsna e Seus associados íntimos.


Nunca devemos pensar que o amor de Sri Sri Radha Krsna está na mesma plataforma do assim chamado amor que existe neste mundo material. Sri Sri Radha Krsna Prema é transcedental e acima da contaminação dos modos da natureza material caracterizados por luxúria, ira e cobiça.


Entre as principais Manjaris que executam serviços íntimos à Sri Sri Radha Krsna estão Rupa Manjari, Lavanga Manjari e Vilasa Manjari. Estas três Manjaris apareceram nesta Terra como Rupa Goswami, Sanatana Goswami e Jiva Goswami respectivamente para revelar os Lila Sthanas de Radha Krsna, e estabelecer a verdade de Sri Sri Radha Krsna para o benefício de todos os seres humanos.


Rupa Goswami é conhecido como o Abhidheya Acarya (revela a prática), Sanatana Goswami é o Sambandha Acarya (revela o relacionamento) e Jiva Goswami é o Tattva Acarya (revela como todas as verdades harmonizam-se). Abhidheya é a posição principal na qual alguém ´capacita-se à servir Radha Krsna.


Sambandha é o conhecimento de Radha Krsna, das entidades vivas e o relacionamento intrínsico de serviço entre ambos. Tattva significa a verdade última acerca de Radha Krsna, Suas energias, associados, suprema morada e passatempos.


De todos os lugares de Lila de Vrndavana, a área onde a Rasa Lila de Radha e Krsna ocorreu é a mais gloriosa. Durante este divino passatempo da Rasa Lila, repentinamente Sri Krsna levou Sri Radha para um local secreto em Vrndavana e ali num magnífico local Sri Krsna ficou amarrado pelas cordas feitas da afeição de Sri Radha.


E assim, Krsna tornou-se conhecido como Damodara, preso pelo amor de Sri Radha. Este local de magnífica beleza e encanto na Rasa Lila de Sri Sri Radha Krsna não é outro senão o local do Mandira de Sri Sri Radha Damodara." (Sri Damodara Katha)

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