quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia 21 - Desaparecimento de Srila Prabhupada


Jaya Om Visnupada Paramahamsa Parivrajakacarya Astottara-sata sri srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ki jaya!

Era terça feira, 15 de Novembro de 1977. Naquela época eu morava em Nova Ayodhya, a primeira comunidade Hare Krishna do Brasil, situada nas montanhas de Petrópolis, RJ. Sabíamos que Srila Prabhupada estava enfermo e também estavamos cientes de sua decisão de finalizar sua lila neste planeta. Naquela época não existia e-mail e nem mesmo máquinas de fax. As notícias da Índia chegavam ao Brasil por telefone ou telegrama e em Nova Ayodhya, aonde não tínhamos nem telefone e nem mesmo eletricidade, quem sabe quando chegavam!

Nesta terça feira, levantei cedo e me preparei para descer para o Rio para distribuir livros. Caminhei por quase uma hora até o ponto de ônibus, tomei um ônibus para Petrópolis e depois outro ônibus para o Rio. Quando cheguei na rodoviária, comecei a distribuir livros nos ônibus. Logo no começo, quando eu estava distribuindo livros nos colos dos passageiros, notei que um senhor estava com um jornal em cuja capa havia uma foto de Srila Prabhupada. Eu fiquei curioso e nervoso ao mesmo tempo. Eu sabia da decisão de Srila Prabhupada de deixar este mundo. Será que este momento doloroso havia finalmente chegado. Quando desci do ônibus, bem na minha frente, no chão, encontrei o mesmo jornal com a foto de Srila Prabhupada olhando para mim. Eu peguei o jornal e imediatamente comecei a ler. Ainda hoje me lembro da foto e dos dizeres:

"Faleceu o mestre espiritual do Movimento Hare Krishna." O artigo dizia: "Ontem na Índia faleceu o mestre espiritual do Movimento Hare Krishna."

Foi um momento de grande peso. Eu quisera ter recebido esta noticia na companhia de outros devotos, para que eu não me sentisse tão desamparado e perdido. Afinal de contas, eu havia ingressado no movimento Hare Krishna há menos de dois anos, tinha 19 anos de idade e possuía muito pouca estrutura espiritual para qualquer desafio muito sério, e o que dizer da partida do meu mestre espiritual.

Porém, a missão mais difícil estava me esperando em Nova Ayodhya. O presidente, Catur Murti Prabhu, estava viajando. Na sua ausência, eu era o responsável pelo projeto. Era eu que teria que comunicar para os devotos da fazenda sobre a partida de Srila Prabhupada. Era eu que teria que responder as suas perguntas. Imediatamente tomei o ônibus de volta para Petrópolis e outro ônibus para o local da fazenda. Quando eu subia a estrada de terra, minha mente rolava. Parecia que as lágrimas de milhares de devotos no mundo choviam em minha cabeça. Um mestre do calibre de Srila Prabhupada raramente aparece neste mundo. Sua presença neste planeta mudou o curso da vida de milhares de pessoas e continuará mudando por milhares de anos.

Hoje temos muitos templos em todas as partes do mundo, uma grande tesouro literário, milhões de devotos, ótimas acomodações, festivais, etc. Porém, não podemos esquecer que tudo começou com Sua Divina Graça. Srila Prabhupada escreveu:

"Esta instituição inteira foi iniciada de mão vazia e sem nenhum capital. Eu fui ao seu país com somente Rs. 40 e 200 coleções de livros. Assim, se somamos o capital total do negócio, foram os livros e as Rs. 40. E as Rs. 40 nem foram tocadas porque a moeda indiana não podia ser usada no seu país. Em 1967, quando eu voltei para a Índia, usei as Rs. 40 para pagar um taxi. Eu vendi as 200 coleções de livros, e eu me mantinha com grande dificuldade."

Foi a amor puro de Srila Prabhupada que criou, desenvolveu e continua a expandir este grande Movimento Hare Krishna.

Eu sempre desejei ter amigos em todas as partes do mundo. Pela graça de Srila Prabhupada este desejo foi satisfeito. O Movimento de Srila Prabhupada é tão maravilhoso que eu não trocaria absolutamente nada neste mundo pelo que tenho neste movimento. Tive a oportunidade de visitar templos em muitas partes do mundo e posso confirmar que a presença de Sua Divina Graça através de suas instruções, continua completamente viva. Os devotos continuam cantando, adorando, pregando e em resumo, levando a frente a missão inigualável deste mestre espiritual magnânimo.

Para finalizar, quero lembrar a todos que Prabhupada vive conosco eternamente através das suas instruções. Quando lemos seus livros, cartas, ou ouvimos suas aulas, estamos diretamente em contato com ele. Este contato nos purifica e nos aproxima de Krishna.

Eu oro ao pés de lótus de todos os Vaishnavas, aos pés de lótus dos Seis Goswamis, aos pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu e do Panca-Tattva, e aos pés de lótus do Senhor Supremo, Sri Krishna, e sua consorte eterna Srimati Radharani, que Eles me abençõem com a lembrança constante dos passatempos eternos de Sua Divina Graça.
p/Lilananda dasa

Nenhum comentário: