segunda-feira, 22 de junho de 2009

Srimad-Bhagavatam 3. 11




verso - 1
A partícula fundamental da manifestação material, que é indivisível e não chega a constituir-se em um corpo, é chamado de átomo. O átomo existe sempre como uma identidade invisível, mesmo após a dissolução de todas as formas. O corpo material é apenas uma combinação de tais átomos, mas isto é mal compreendido pelo homem comum.
verso – 2
Os átomos são o estado fundamental do universo manifestado. Quando permanecem, em suas própria formas sem constituir corpos diferentes, são chamados de unidade ilimitada. Indubitavelmente, há diferentes corpos sob formas físicas, mas os átomos em si constituem a manifestação completa.
verso – 3
Pode-se avaliar o tempo medindo-se o movimento de combinação atômica de corpos. O tempo é a potência da todo-poderosa Personalidade de Deus, Hari, que controla todos os movimentos físicos embora não seja visível no mundo físico.
verso – 4
O tempo atômico é medido de acordo com sua orbitação num espaço atômico em particular. Este tempo que cobre o conjunto imanifesto de àtomos é chamado o grande tempo.
verso – 5
A divisão de tempo grosseiro é calculada como se segue: dois átomos formam um átomo duplo, e três átomos duplos formam um hexátomo. Este hexátomo é visível à luz do sol que entra pelos orifícios de uma janela. Pode-se ver claramente que o hexátomo sobe em direção ao céu.
verso – 6
A duração de tempo necessárioa para integração de três trasarenus chama-se um truti, e cem trutis formam um vedha. Três vedhas formam uma lava.

Nenhum comentário: