sexta-feira, 29 de maio de 2009












Um homem poderá carregar uma carga sobre sua cabeça, e , ao sentir que ela está muito pesada, descansará sua cabeça, colocando a carga no ombro. Dessa maneira, ele tentará aliviar-se da carga. Contudo, qualquer processo que ele invente para anular a carga não fará nada mais que mudar a mesma carga de um lugar para outro.

verso – 34
Narada prosseguiu : Ó tu que estás livre de toda a ativividade pecaminosa! Ninguém pode anular os efeitos de atividades fruitivas simplesmente inventando uma atividade diferente, desprovida de consciência de Krsna. Todas essas atividades devem-se à nossa ignorância. Quando temos um sonho imcômodo, não podemos livrar-nos dele com uma alucinação incômoda. Só é possível anular um sonho despertando. Do mesmo modo, nossa existência material deve-se a nossa ignorância e ilusão. A menos que despertemos para a consciência de Krsna. não podemos livrar-nos desses sonhos. Para dar a solução última de todos os problemas, devemos despertar para a consciência de Krsna.
verso – 35
Às vezes sofremos porque vemos um tigre num sonho ou uma serpente numa visão, mas, de fat, não existe nem tigre nem serpente. Assim, criamos uma situação em forma sutil e sofremos as conseqüências. Não podemos mitigar esses sofrimentos a menos que despertemos de nosso sonho.
verso -- 36 - 37
O verdadeiro interesse da entidade viva é escapar da ignorância que faz com que ela sofra repetidos nascimentos e mortes. O único remédio é render-se à Suprema Personalidade de Deus através de Seu representante. A menos que prestemos serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus, Vasudeva, não temos possibilidade de desapegar-nos por completo deste mundo material, nem nos é possível manifestar verdadeiro conhecimento.
verso – 38
Ó melhor dos reis, alguém que é fiel, que está sempre ouvindo as glórias da Suprema Personalidade de Deus, que está sempre ocupado no cultivo de consciência de Krsna e em ouvir a respeito das atividades do Senhor, mui brevemente torna-se candidato a ver a Suprema Personalidade de Deus face a face.


Srimad-Bhagavatam 4. 29. 33

Nenhum comentário: