domingo, 10 de maio de 2009


Em bhakti fazemos o que podemos, nunca é uma questão de pegar ou largar. Se pronunciar uma única vez o nome de Krishna em sua vida, já teve uma vida bem-sucedida. Se pronunciar uma única vez o nome de Krishna em sua vida, já está muito bem situado em bhakti. Agora se puder fazer tudo que está recomendado nas escrituras, então nem imagina o que lhe aguarda. O simples fato é que quanto mais se dedicar, mais vai se beneficiar. O retorno é milhares de vezes superior ao seu esforço. É dito que para cada passo que você dá em direção a krishna, Ele dá dez em sua direção. E olhe que Deus tem um passo grande!

Consciência de Krishna não é algo barato, nem fácil de atingir. Tudo que é bom na vida requer entusiasmo, dedicação, paciência, esforço, etc. Tenha isso em mente e seja determinado e fixo em suas práticas de bhakti.

O importante é manter-se humilde e tolerante, sempre fazendo seu possível, esforçando-se ao máximo, mas sempre dependendo e suplicando pela misericórdia e ajuda de Krishna. Afinal, Ele é nosso pai, nosso melhor amigo. Ele é o Todo poderoso e a tudo controla. Bhakti é, no fundo, um processo de realizarmos apenas isso, de novamente nos abrigar, nos render, a essa pessoa maravilhosa, a Suprema Personalidade de Deus, deixando assim nosso amor natural por Ele se manifestar e então agir sob a inspiração desse crescente e ilimitado amor. Deixando que esse amor guie nossas vidas, nossãs ações, nossas palavras, nossos desejos. Isso é bhakti-yoga.
Gustavo Dauster

Nenhum comentário: