quarta-feira, 4 de março de 2009


Enquanto manifestando Seus passatempos, Krishna, em geral, age de forma a estabelecer o exemplo ideal, mas Ele, de tempo e tempo, apresenta-Se não apenas como o Todo-poderoso e Impecável, mas como a Pessoa Suprema Original e também o desfrutador de várias rasas (humores) com Seus devotos. Desta forma, Ele estabelece Sua identidade verdadeira; Seus passatempos tornam-se ainda mais prazerosos e levam todas as almas piedosas a se aproximarem de sua relação com Ele. Tal aspecto de troca amorosa íntima *transcendental* à moralidade mundana (não em transgressão a esta) é o aspecto mais elevado de nossa relação com a Verdade Absoluta; sem isto, o aspecto secundário de se estabelecer os princípios religiosos deixaria incompleta a manifestação de Krsna de Seus passatempos ante a nossa visão.
Inversamente, a forma mais elevada de moralidade é aquela que conduz à satisfação de Krsna. Sua satisfação interna, muito além do Seu conduzir das almas pecaminosas ao caminho da retidão, vem do ato de reciprocar o amor imotivado de Seus devotos puros. Os mais elevados entre tais devotos abnegados são as gopis.

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