sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Predições do aparecimento do Senhor Caitanya podem ser encontradas em muitos textos Védicos. Uma das mais antigas profecias concernentes ao aparecimento de Sri Caitanya neste mundo encontra-se no verso do Atharva-veda que começa com ito ’ham krita-sannyaso ’vatarisyami.. Nesse verso, o Supremo declara: “Eu descenderei como um sannyasi, um devoto brahmana santo, alto e de pele clara, depois que quatro ou cinco mil anos de Kali-yuga tiverem passado. Aparecerei na terra próxima às margens do Ganges e com todos os sinais de uma personalidade elevada, livre de desejos materiais. Eu sempre cantarei os santos nomes do Senhor, e, deste modo, irei saborear a doçura do serviço devocional a Mim mesmo. Apenas outros devotos avançados irão Me compreender”.
Também em um verso do Sama-veda, que começa com tathaham krita-sannyaso bhu-girbanah avatarisye, o Ser Supremo diz que Ele descenderá à Terra como um brahmana-sannyasi em uma localidade às margens do Ganges. Repetidamente, Ele cantará os nomes do Senhor na companhia de Seus associados a fim de resgatar as pessoas devoradas pelos pecados da era de Kali.
O Mundaka Upanisad (3.3) também narra, de modo diferente, a profecia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele afirma: “Quando a pessoa realiza a forma dourada do Senhor Gauranga, que é o ator insuperável e a fonte do Brahman Supremo, ela obtém o conhecimento mais elevado. Ela transcende tanto as atividades piedosas quanto as impiedosas, torna-se livre do condicionamento mundano e entra na morada divina do Senhor”. Outra profecia do aparecimento de Sri Caitanya se encontra em dois versos do Bhavisya Purana. Ele declara:
ajayadhvamaja yadhvam na sansayah
kalau sankirtana rambhe bhavisyami saci sutah
O Senhor Supremo disse: “Em Kali-yuga, aparecerei como o filho de Saci e inaugurarei o movimento de sankirtana. Não há dúvidas quanto a isso”.
anandasru-kala-roma-harsa-purnam tapo-dhana
sarve mam eva draksyanti kalau sannyasa-rupinam
“Ó sábio cuja riqueza é a austeridade; na era de Kali, todos verão a Minha forma como um sannyasi: uma forma tomada de lágrimas de bem-aventurança e arrepios dos pêlos corpóreos em virtude do êxtase”.
Outra fonte é o Svetasvatara Upanisad (3.12): “Mahaprabhu [o grande mestre], o Ser Supremo, é fulgurantemente refulgente e imperecível como ouro derretido, e [através do sankirtana] concede inteligência espiritual aos seres vivos. Com a aparência externa de um sannyasi, Ele é a fonte da pureza espiritual e da liberação”. Também encontramos no Vayu Purana: “Na era de Kali, descenderei como o filho de Sacidevi para inaugurar o movimento de sankirtana”, o que é confirmado pelo Srimad-Bhagavatam (11.5.32), onde se declara: “Na era de Kali, pessoas inteligentes realizarão o canto congregacional a fim de adorarem a encarnação do Supremo que canta constantemente os nomes de Krsna. Embora Sua compleição não seja negra [como a do Senhor Krsna], Ele é o próprio Krsna. Ele é acompanhado por Seus associados, servos, armas e companheiros confidenciais”. O grande clássico Mahabharata (Visnu-sahasra-nama-stotra, 127.92.75) confirma que Sri Caitanya Mahaprabhu não é diferente do Senhor Sri Krsna: “O Senhor Supremo possui uma compleição dourada [quando Ele aparece como o Senhor Caitanya]. Mais precisamente, todo o Seu corpo, que é muitíssimo bem constituído, é como ouro derretido, e há polpa de sândalo aplicada por todo o Seu corpo.. Ele aceitará a quarta ordem de vida [sannyasa] e será imensamente autocontrolado. Ele Se distinguirá dos sannyasis Mayavadis no ponto de que Ele será fixo no serviço devocional e propagará o movimento de sankirtana”.
O Caitanya-caritamrta (Adi-lila, 3.19-20) também explana como o Senhor Supremo pessoalmente descreve como Ele aparecerá como Seu próprio devoto para praticar e ensinar o serviço devocional por meio da inauguração do movimento de sankirtana, que é a religião desta era.
Como Ele é “o grande mestre” ou como Ele irá “conceder inteligência espiritual” é descrito em outro Upanisad. Este é um dos menores Upanisads, conhecido como Caitanyopanisad, ou Sri Caitanya Upanisad. Ele vem do muitíssimo antigo Atharva Veda. Nessa descrição, não há apenas a predição de Seu aparecimento, mas uma descrição de Sua vida e de Seu propósito, e das razões para o Seu processo de iluminação espiritual ser tão poderoso e efetivo para esta era de Kali. O Caitanyopanisad é um pequeno texto de apenas dezenove versos. Todos eles são muito significativos.
O Sri Caitanya Upanisad (versos de 5 a 11) explica que, um dia, quando Pippalada perguntou ao seu pai, o senhor Brahma, como as entidades vivas pecaminosas se liberariam na Kali-yuga, quem deveria ser o objeto da adoração delas e qual mantra deveriam cantar para se liberar, Brahma lhe disse que o escutasse atentamente e ele descreveria o que estava para acontecer na era de Kali. Brahma disse que o Supremo Senhor Govinda, Krsna, apareceria novamente em Kali-yuga como Seu próprio devoto em uma forma de dois braços e de compleição dourada na área de Navadvipa ao longo do Ganges. Ele propagará o sistema do serviço devocional e o cantar dos nomes de Krsna, especialmente na forma do maha-mantra Hare Krsna;
Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Outra história interessante sobre a predição do aparecimento do Senhor Caitanya em Kali-yuga é relatada em uma extensa conversa entre Murari Gupta e Damodara Pandita, dois contemporâneos de Sri Caitanya. Essa conversa se encontra no Sri Caitanya Mangala, uma biografia de Sri Caitanya escrita por Srila Locana Dasa Thakura. Dentre os muitos tópicos discutidos por eles estão os sintomas e as dificuldades encontradas na era de Kali, como o Senhor Krsna aparece na Terra nessa era, Suas razões confidenciais para fazê-lo e como Ele revelou a Narada Muni Sua forma como o Senhor Gauranga, a forma com a qual apareceria na Terra nesta era. Nesta forma, Ele distribuiu o amor a Deus, através do cantar dos santos nomes, a todos com quem Ele se encontrou. Esse diálogo é muito iluminador.
Dentro dessa conversa, eles, mais adiante, relatam o incidente registrado como o Visnu-Katyayani Samvada do Padma Purana. Trata-se de um diálogo entre o Senhor Visnu e Katyayani (Parvati), a esposa do senhor Siva. A história conta que, certa vez, o grande sábio Narada Muni adquiriu a maha-prasada, os remanentes alimentares pessoais, do Senhor Narayana, Visnu, e deu uma pequena quantidade ao seu amigo Siva. O senhor Siva a saboreou e começou a dançar em êxtase ao ponto de perturbar a Terra. Quando Parvati se aproximou dele para indagá-lo acerca da razão de estar dançando daquela forma, ele explicou o que acontecera. Todavia, ela ficou triste e irada com o fato dele não ter dividido nada com ela. Sendo devotada ao Senhor Visnu e estando preocupada com o bem-estar espiritual de todas as almas condicionadas, ela fez então o voto de que, se ela obtivesse as bênçãos do Senhor Visnu, ela providenciaria que a maha-prasada do Senhor fosse distribuída a todos. Então, no instante seguinte, o Senhor Visnu apareceu pessoalmente ali e conversou com ela. Ele a assegurou que Ele apareceria no mundo como Sri Caitanya Mahaprabhu durante a era de Kali e manteria a promessa dela distribuindo a todos e em toda parte Sua misericórdia na forma de maha-prasada, o alimento que foi oferecido a Ele, e na forma de Seus santos nomes.
por Sua Santidade Romapada Svami
Tradução de Bhagavan dasa (DvS)

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