quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Krsna é ilimitado e Suas ações são verdadeiramente insondáveis por meio de nossa inteligência limitada. A entidade viva limitada jamais poderá compreender COMPLETAMENTE o ilimitado, mas podemos entender até onde Ele Se revela e nos dota de poder para compreender. O que quer que realmente saibamos, podemos saber através da mediação das escrituras reveladas e pessoas santas. Como Krsna recomenda em Bg. 4.9, é importante que compreendamos a natureza divina de Seu aparecimento e de Suas atividades, mas o processo de tal compreensão não é por meio de nosso empenho mental, senão que o é por meio do ouvir em sucessão discipular (Bg. 4.2 e 4.34). Tal ouvir, acompanhado de atitude submissa, serviço e grande fé, permitirá que compreendamos verdadeiramente (tattvatah) e então voltemos ao Supremo; uma compreensão teórica ou intelectual não produzirá tal resultado.

Quanto à razão para Krsna descender ao mundo material, Ele de fato estabelece algumas razões específicas (Bg. 4.8) e há discussões mais elaboradas sobre este tópico (vide, por exemplo, as orações da rainha Kunti, SB 1.8.30-35). É certamente importante que ansiemos pelo entendimento claro da natureza íntima dessas razões, mas igualmente importante é o entendimento de que, em última instância, Ele não é atado por nenhuma dessas razões. Como revelado nas orações de Prahlada e em outros lugares, o Senhor de fato aparece para Seu próprio prazer e para aprazer Seus devotos. (SB. 7.9.13)

Mesmo grandes mahajanas, como Bhismadeva, admitem que ninguém é capaz de compreender plenamente os planos de Krsna (SB 1.9.16). Similarmente, grandes devotos, como Krsnadasa Kaviraja Gosvami, repetidamente afirmam a impossibilidade de se penetrar no significado dos passatempos do Senhor Caitanya. Em outras palavras, não devemos esperar sermos capazes de compreender a lógica e a razão por trás de todas as ações do Senhor; tentar fazê-lo seria presunçoso e também desnecessário. Os devotos estão felizes apreciando o fato de que o Senhor deles é completamente independente e misericordioso, e simultaneamente anseiam compreender as razões confidenciais por trás de Suas ações tanto quanto guru, sadhu e sastra lhes revelem, revelação esta aceita por eles sem dúvidas ulteriores.

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