Composição de Sua Onipotência Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu
Significados de Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati
Significados de Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati
Verso 1
ceto-darpana- marjanam bhava-maha-davagni- nirvapanam
sreyah-kairava- candrika- vitaranam vidya-vadhu- jivanam
anandambudhi- vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam
sarvatma-snapanam param vijayate sri-krsna-sankirtan am
Glórias ao Sri-krsna-sankirtan a, que remove do coração toda a poeira acumulada por anos e extingue o fogo da vida condicionada, que se apresenta sob a forma de repetidos nascimentos e mortes. Este movimento de sankirtana é a principal bênção para toda a humanidade em geral porque espalha os raios da lua da bênção. É a vida de todo o conhecimento transcendental. Ele aumenta o oceano de êxtase transcendental, e nos capacita a saborearmos completamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.
Há inúmeras maneiras para se executar serviço devocional, o Srimad-Bhagavatam e o Hari-bhakti- vilasa descrevem vários deles. De maneira geral, sessenta e quatro ramos do serviço devocional são considerados as principais disciplinas ou processos da bhakti-yoga. Eles são todos agrupados sob as categorias de vaidhi-bhakti (serviço devocional de acordo com as regras e regulações) e raganuga-bhakti (serviço devocional espontâneo). No Srimad-Bhagavatam, Prahlada Maharaja glorifica especialmente o serviço devocional puro e espontâneo. Como dito pelo Senhor Gaurasundara: “O canto congregacional do santo nome do Senhor é a forma mais perfeita de serviço devocional”.
Aqueles que são instruídos na ciência transcendental da Verdade Absoluta definiram a substância não-dual suprema, conhecida no estágio preliminar por meio de jnana, como brahman. Compreendido mais profundamente em seu aspecto eterno, ela é definida como paramatma, ou a Superalma. Na completa e plena manifestação de todas as suas potências e de sua natureza transcendental de conhecimento pleno, eternidade e bem-aventurança, a Suprema Verdade Absoluta é conhecida como bhagavan. Bhagavan, ou a Suprema Personalidade de Deus, é chamado Vasudeva quando manifesta Sua opulência suprema, e Krsna quando encobre Sua opulência com Seu humor de amor conjugal. O Senhor Narayana reciproca Seus devotos principalmente em duas doçuras, ou rasas, enquanto que o Senhor Krsna é o objeto adorável de todas as cinco rasas. O Senhor Balarama, a expansão vaibhava prakasa do Senhor Krsna manifesta em relação a Suas excelências, é o Senhor Supremo de Vaikunthaloka, residindo permanentemente ali em Suas eternas expansões de catur-vyuha.
O cantar apropriado em japa é possível unicamente na mente. Assim irá o praticante do cantar obter a perfeição desejada. O canto audível com movimentos labiais é kirtana; este é mais efetivo do que o cantar em japa, e traz para o praticante o maior benefício. Sankirtana significa “kirtana completo”, pois não é necessário executar nenhuma outra atividade devocional se a pessoa realiza sankirtana. Kirtana parcial ou imperfeito do santo nome do Senhor Krsna não é o mesmo que sankirtana. O cantar imperfeito do nome de Krsna é incapaz de causar a grandessíssima e perfeita mudança espiritual das entidades vivas. Ao contrário, tal cantar imperfeito irá fazer com que elas duvidem da potência de kirtana. Desta forma, que o cantar completo e perfeito do santo nome de Krsna, ou nama-sankirtana, seja vitorioso.
O conhecimento de um indivíduo acerca de tópicos mundanos é fragmentado. No mundo espiritual, contudo, o Senhor Krsna é o tópico último, e, sendo transcendental, esse plano permanece eternamente intocado pela natureza material. Através da discussão sobre tópicos transcendentais, ou Sri Krsna, obtém-se perfeições supramundanas. Sete dessas perfeições, especialmente relacionadas ao cantar do santo nome do Senhor Krsna, são mencionadas neste sloka.
(1) ceto-darpana- marjanam (tira do coração toda a poeira acumulada)
O cantar do nome do Senhor Krsna limpa o espelho do poluído coração da alma condicionada, que está completamente coberto por três contaminações, a saber, (1) desejos separados do interesse do Senhor, (2) desfrute de frutos de atividades mundanas, e (3) renúncia não observada com o intuito de aprazer ao Senhor. O processo mais efetivo para a limpeza do coração da jiva de todas essas impurezas é o cantar do nome do Senhor Krsna. Tais contaminações desleais cobrem o espelho da consciência e fazem com que a jiva rejeite sua natureza verdadeira. Somente o nome de Krsna é suficiente para livrar a consciência de todas essas aberrações. Assim, cantando constantemente, refugiando-se completamente no santo nome, a jiva gradualmente começa a ver sua forma espiritual refletida no espelho do coração e entende: “Eu sou serva do Senhor Krsna”.
(2) bhava-maha-davagni- nirvapanam (extingue o fogo da vida condicionada)
Esta existência material apenas parece ser doce e prazerosa, mas, na realidade, é como um incêndio no íntimo da floresta, o qual algumas vezes pode reduzir toda a floresta a cinzas. Não-devotos, aqueles destituídos de fé no Senhor Krsna, têm que tolerar constantemente a escaldante dor deste incêndio da existência material. Por outro lado, quando o nome do Senhor Krsna é perfeitamente cantando, os devotos são protegidos dessas abrasantes chamas, muito embora talvez estejam no meio da floresta do mundo material.
(3) sreya-kairava- candrika- vitaranam (espalha os raios da lua da bênção)
Cantar o santo nome do Senhor Krsna com todo o coração é a bondade e a munificência mais elevadas. Sreyah significa “bênção”, kairava significa “lírios brancos”, e candrika são os raios da lua. Assim como, por meio dos mitigantes raios da lua, a beleza do lírio branco se destaca na noite, o cantar do nome de Krsna traz o melhor no homem e ilumina o escuro universo com o derramar de sua bênção divina. A sociedade humana não se beneficia nem com desejos materiais de gozo dos sentidos nem com conhecimento especulativo nem com atividades fruitivas, senão que é o cantar do nome de Krsna que abençoa a todos com a maior das prosperidades.
(4) vidya-vadhu- jivam (a vida de todo o conhecimento transcendental)
O Mundaka Upanisad menciona dois tipos de conhecimento: material e transcendental. O cantar do santo nome do Senhor Krsna é indiretamente o manancial do conhecimento material, mas é primariamente a vida e alma do conhecimento transcendental, ou supramundano. O cantar induz a jiva a quebrar os grilhões do falso-ego e do falso-prestígio – produtos do conhecimento material – e a conduz à compreensão de sua relação eterna com o Supremo Senhor Sri Krsna, o filho do rei de Vraja. O intento último de todo conhecimento transcendental é, portanto, o cantar do santo nome de Krsna.
(5) anandambudhi- vardhanam (aumenta o oceano de êxtase transcendental)
O cantar do santo nome expande o ilimitado oceano de bem-aventurança transcendental e permite que a pessoa desfrute plenamente do mais doce néctar a todo instante. A palavra “oceano” não pode ser aplicada a um pequeno reservatório d’água, daí ser apropriada a comparação da ilimitada bem-aventurança oriunda do cantar do santo nome a um oceano.
(6) prati-padam purnamrtasvadanam (nos capacita a saborear o néctar pelo qual sempre ansiamos)
Estas experiências transcendentais, uma vez que são eternas e intocadas por qualquer sorte de imperfeição, não carecem nem de plenitude nem de constância.
(7) sarvatma-snapanam (banha completamente o corpo, a mente e o atma)
Mesmo os objetos e a natureza espirituais tornam-se mais tenros em contato com o cantar do santo nome de Krsna. No reino mundano, o corpo e a mente, e, acima deles, a alma, não só se tornam purificados pelo nome de Krsna, mas, gradual e inevitavelmente, tornam-se tenros como ele. As contaminações sutis e grosseiras concomitantes da concepção material de vida quase devoraram a alma espiritual, mas essas doenças materiais podem ser imediatamente extirpadas pelo cantar do santo nome. Quando livre de suas designações materiais, a entidade viva volta sua atenção para Sri Krsna e se ocupa no serviço devocional sob a fresca e confortante sombra de Seus pés de lótus.
Srila Jiva Gosvami escreve em seu Bhakti-sandarbha [273], e no Krama-sandarbha:
ata eva yadyapyanya bhaktih kalau kartavyatada kirtanakhya- bhakti-samyogena iva
Isto quer dizer que, embora seja necessária em Kali-yuga a observância dos outros oito ramos do serviço devocional – a saber, sravana, smaranam, pada-sevanam, arcanam, vandanam, dasyam, sakhyam e atma nivedanam – eles têm de ser realizados juntamente com o cantar (kirtanam).
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