O Senhor Caitanya Mahaprabhu instruiu Seus discípulos a escrevem livros sobre a ciência de Krsna, uma tarefa que Seus seguidores continuam a realizar até os dias atuais. As elaborações e exposições sobre a filosofia ensinada pelo Senhor Caitanya são, de fato, as mais volumosas, exatas e consistentes –isto devido ao sistema de sucessão discipular. Embora fosse amplamente conhecido como um erudito em Sua juventude, o Senhor Caitanya nos deixou apenas oito versos, chamados Siksastaka. Estes oitos versos revelam de forma concisa e clara os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, cuja essência é o cantar do santo nome.
O primeiro verso estabelece sraddha, fé no santo nome, enumerando suas sete qualidades transcendentais.
O segundo verso descreve o progresso de sadhu-sanga e bhajana-kriya a anartha-nivrtti apresentando a grande potência espiritual do santo nome como o melhor processo de sadhana e enfatizando a importância de nos livrarmos dos anarthas por meio da evitação das dez ofensas contra o santo nome.
O terceiro verso ilustra o humor de profunda humildade de um devoto que alcançou o estágio de nistha, fé estável.
O quarto verso expressa a atitude de um devoto no estágio de ruci, o qual esquece seus desejos materiais e desenvolve devoção imaculada a Krsna.
O quinto verso retrata a oração de um devoto dotado de asakti, profunda afeição a Krsna, e que não anseia por nada senão Sua associação.
O sexto verso apresenta os sintomas extáticos de um devoto que obteve bhava, amor extático por Krsna.
O sétimo verso expressa o sentimento de separação (vipra-lambha) de um devoto que, por fim, alcançou o estágio supremo de prema, amor puro por Deus.
Finalmente, o oitavo verso é a oração do devoto em prema-bhakti, o qual possui plena realização de sua relação individual eterna com Krsna e experimenta sambhoga, associação direta com o Senhor.
Srila Bhaktivinoda Thakura conclui esta descrição em seu Bhajana-rahasya com o seguinte pedido: Ó irmãos, o santo nome jamais perde qualquer potência quer no estágio de prática quer no estágio de perfeição; cantem o santo nome, portanto, e considerem tal cantar o seu único objetivo, sem levar em consideração nenhuma outra forma de sadhana.
A.C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada
Nenhum comentário:
Postar um comentário