quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Maha-Mantra e ao aparecimento do Radha-Kunda




Para manifestar misericórdia e compaixão para com as almas caídas de Kali, o Senhor Sri Krsna, veio como Sri Caitanya Mahaprabhu e distribuiu o Maha-Mantra Hare Krsna:
Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare
Nesta era de Kali, Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, aparece como o Seu Santo Nome, para dispensar misericórdia. Por cantar estes nomes, todas as almas condicionadas podem ser purificadas dos Anarthas e Aparadhas. Gradualmente, um Sadhaka sincero, chegará a etapa do canto sem ofensas. Progredindo ainda mais, chegará ao estágio do canto puro, onde degustara o êxtase de Bhakti-Rasa, o amor divino de Deus. Um discípulo perguntou uma vez a Srila Prabhupada, se a celebração de Harinama-Sankirtana , estava no humor das Gopis que dançam a dança da Rasa. Srila Prabhupada confirmou esta situação, dizendo: "Sim, você compreendeu o significado interno do Sankirtana" Assim, na fase do canto puro saborearemos a Rasa abençoada. Em Kali-Yuga, Sri Krsna distribui Sua misericórdia, através da encarnação de Seu Santo Nome transcedental. Da mesma forma, Srimati Radharani distribui Sua misericórdia em Kali-Yuga, através das águas do Seu lago sagrado transcendental. Sara é a palavra sânscrita para lago ou Kunda. Sara significa também a mais agradável parte de uma substância. Quando as sílabas de Sara (sa e ra) são invertidas, pronuncia-se Rasa que significa líquido, o sabor divino de doçura transcedental. No Vraja-Riti-Cintamani (verso 34), Srila Visvanatha Cakravarti Thakur, explica que o Sara ou o lago de Radha, é uma transformação da Sua Rasa ou Madhurya-Prema.
Sri Cakravartipada explica que em certa ocasião Syama estava tão atraido, cativado e oprimido, ao ver a beleza indescritível de Srimati Radharani, que fundiu-Se e transformou- Se num lago de Rasa líquido. Esta Rasa, formou o Syama-Kunda. Da mesma forma, Srimati Radharani ao ouvir a flauta de Syama, e Sua fragrância doce e Sua forma encantadora, Srimati Radhika fundiu-Se e transformou- se no extático Radha-Kunda. Assim como alguém desfrutará de Bhakti Rasa ao cantar puramente o Santo Nome, também o Sadhaka sincero, ao banhar-se sem cometer ofensas ao Radha-Kunda, saboreará a doçura espiritual pura de Madhurya-Rasa. Banhar-se no Radha-Kunda, significa um banho no líquido carregado de Prema Rasa de Srimati Radharani. O aparecimento do Radha-Kunda no mundo material, é uma expressão da compaixão pessoal de Srimati Radharani, para com as almas sofredoras de Kali. Assim como Krsna concede Prema ao cantor puro, Radharani não concede apenas Prema, mas ela também dá o Seu serviço amoroso íntimo, na forma de Manjari-Bhava, para quem banhar-se sem cometer ofensas em Seus mais amado lago. O Casal Divino, graciosamente abençoa todas as almas condicionadas oferecendo-lhes estas duas prendas: o Maha Mantra Hare Krsna e o Radha-Kunda. Ambos os dons são a misericórdia sem causa de Sri Caitanya Mahaprabhu. Através da bela forma de Sri Caitanya, o Senhor Krsna manifestou Seus Santos Nomes perfeitos e todo auspiciosos. Também através do Senhor Gauranga, Srimati Radharani, mostrou a localização exata e o significado profundo de banhar-se no Radha Kunda, o Seu lago de misericórdia que flui constantemente. "
Radha Kunda Mahima Madhuri - As Doces Glórias do Radha Kunda de SS Mahanidhi Swami
p/Prahladesh Dasa

Nenhum comentário: