Não-violência, veracidade, não cobiçar nem roubar a propriedade alheia, desapego, humildade, estar livre do sentimento de posse, confiança nos princípios da religião, celibato, silêncio, estabilidade, perdão e destemor são os doze princípios disciplinares primários. Limpeza interna, limpeza externa, canto dos santos nomes do Senhor, austeridade, sacrifício, fé, hospitalidade, adoração a Mim, visitar os lugares santos, agir e desejar em prol do interesse supremo, satisfação e serviço ao mestre espiritual são os doze elementos dos deveres regulares prescritos. Esses vinte e quatro elementos concedem todas as bênçãos desejadas àqueles que os cultivam com devoção.
Absorver a inteligência em Mim constitui o equilíbrio mental, e a completa disciplina dos sentidos é autocontrole. Tolerância significa suportar com paciência a infelicidade, e a firmeza acontece quando se domina a língua e os órgãos genitais. A maior caridade é abandonar toda agressão aos outros, e compreende-se que a renúncia à luxúria é a legítima austeridade. O verdadeiro heroísmo é dominar a própria tendência natural a desfrutar a vida material, e realidade é ver em toda parte a Suprema Personalidade de Deus. Veracidade quer dizer falar a verdade de forma agradável, conforme declaram os grandes sábios. Limpeza é o desapego às atividades fruitivas, ao passo que renúncia é a ordem de sannyasa. A verdadeira riqueza desejável para os seres humanos é a religiosidade, e Eu, a Suprema Personalidade de Deus, sou o sacrifício. Remuneração religiosa é a devoção ao acarya com o propósito de adquirir instrução espiritual, e a maior força é o sistema pranayama de controle respiratório.
Verdadeira opulência é Minha própria natureza como a Personalidade de Deus, através da qual exibo as seis opulências ilimitadas. O Supremo ganho da vida é o serviço devocional a Mim, e verdadeira educação é anular a falsa percepção de dualidade dentro da minha alma. Real modéstia é ter repugnância a atividades impróprias, e beleza é possuir boas qualidades tais como desapego. Verdadeira felicidade é transcender a felicidade e infelicidade materiais, e verdadeira miséria é envolver-se na busca do prazer sexual. Homem sábio é aquele que conhece o processo para libertar-se do cativeiro, e tolo é aquele que se identifica com o corpo e mente materiais. O verdadeiro caminho na vida é o que conduz a Mim, e o caminho errado é o gozo dos sentidos, mediante o qual a consciência fica confundida. Verdadeiro céu é a predominância do modo da bondade, ao passo que inferno é o predomínio da ignorância. Eu sou o verdadeiro amigo de todos, agindo como o Mestre espiritual do Universo inteiro, e o lar da pessoa é o corpo humano. Meu querido amigo, diz-se que quem é dotado com boas qualidades é deveras rico, e quem não está satisfeito com a vida é de fato pobre. Desventurado é aquele que não consegue controlar os sentidos, ao passo que quem não se apega ao gozo dos sentidos é um verdadeiro controlador. Aquele que se apega ao gozo dos sentidos é o oposto, um escravo. Dessa maneira , elucidei todos os assuntos sobre os quais indagaste. Não há necessidade de uma descrição mais minuciosa dessas boas e más qualidades, pois sempre ver o bem e o mal é em si uma qualidade má. A melhor qualidade é transcender o bem e o mal materiais.
Srimad Bhagavatam 11.19.33-45
Absorver a inteligência em Mim constitui o equilíbrio mental, e a completa disciplina dos sentidos é autocontrole. Tolerância significa suportar com paciência a infelicidade, e a firmeza acontece quando se domina a língua e os órgãos genitais. A maior caridade é abandonar toda agressão aos outros, e compreende-se que a renúncia à luxúria é a legítima austeridade. O verdadeiro heroísmo é dominar a própria tendência natural a desfrutar a vida material, e realidade é ver em toda parte a Suprema Personalidade de Deus. Veracidade quer dizer falar a verdade de forma agradável, conforme declaram os grandes sábios. Limpeza é o desapego às atividades fruitivas, ao passo que renúncia é a ordem de sannyasa. A verdadeira riqueza desejável para os seres humanos é a religiosidade, e Eu, a Suprema Personalidade de Deus, sou o sacrifício. Remuneração religiosa é a devoção ao acarya com o propósito de adquirir instrução espiritual, e a maior força é o sistema pranayama de controle respiratório.
Verdadeira opulência é Minha própria natureza como a Personalidade de Deus, através da qual exibo as seis opulências ilimitadas. O Supremo ganho da vida é o serviço devocional a Mim, e verdadeira educação é anular a falsa percepção de dualidade dentro da minha alma. Real modéstia é ter repugnância a atividades impróprias, e beleza é possuir boas qualidades tais como desapego. Verdadeira felicidade é transcender a felicidade e infelicidade materiais, e verdadeira miséria é envolver-se na busca do prazer sexual. Homem sábio é aquele que conhece o processo para libertar-se do cativeiro, e tolo é aquele que se identifica com o corpo e mente materiais. O verdadeiro caminho na vida é o que conduz a Mim, e o caminho errado é o gozo dos sentidos, mediante o qual a consciência fica confundida. Verdadeiro céu é a predominância do modo da bondade, ao passo que inferno é o predomínio da ignorância. Eu sou o verdadeiro amigo de todos, agindo como o Mestre espiritual do Universo inteiro, e o lar da pessoa é o corpo humano. Meu querido amigo, diz-se que quem é dotado com boas qualidades é deveras rico, e quem não está satisfeito com a vida é de fato pobre. Desventurado é aquele que não consegue controlar os sentidos, ao passo que quem não se apega ao gozo dos sentidos é um verdadeiro controlador. Aquele que se apega ao gozo dos sentidos é o oposto, um escravo. Dessa maneira , elucidei todos os assuntos sobre os quais indagaste. Não há necessidade de uma descrição mais minuciosa dessas boas e más qualidades, pois sempre ver o bem e o mal é em si uma qualidade má. A melhor qualidade é transcender o bem e o mal materiais.
Srimad Bhagavatam 11.19.33-45
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