quarta-feira, 18 de junho de 2008

OITO REGRAS PARA UMA JAPA MELHOR


As regras começam com arranjos mecânicos básicos e terminam com o humor e meditação apropriados. Qualquer um que siga essas oito regras irá certamente melhorar sua japa e receber as maravilhosas recompensas de sri-nama.

1. Noite anterior – Pare com arroz e alimentação pesada à noite. Coma alimentos simples como leite e frutas. Por comer uma refeição leve você dormirá profundamente, acordará cedo sem dificuldade e terá total energia para uma japa atenta na manhã seguinte. Na noite anterior faça um sankalpa ou voto resoluto: “Amanhã de manhã, eu cantarei com total concentração e sentimentos sinceros.” Ao acordar, tome um banho completo ou pelo menos lave a boca, o rosto, as mãos e os pés com água fria antes de cantar. Caso se sinta sonolento ou desanimado, um kirtana com kartals vai imediatamente fortalecer a mente entorpecida e purificar o ambiente.

2. Tempo, Lugar, Mente – Comece cantando bem cedo de manhã, seja com devotos, Tulasi-devi, ou em um lugar livre de perturbações. Sente-se perante suas Deidades, Tulasi-devi ou um quadro de Krishna e cante orações para Sri Guru e o parampara, os seis Goswamis e o Panca-tattva. Lembre-se de Thakura Haridasa e ore por sua misericórdia. Ore para o santo nome ajudá-lo a cantar com total atenção, puramente e livre de ofensas. Se a mente começar a “pular”, acalme-a através de oração, pranayama, ou cantar alto. O Siksastaka de Sri Caitanya é a oração ideal para recitar e refletir durante a japa. Uma técnica muito boa de concentração é lembrar o significado do terceiro sloka (trnad api sunicena) durante o período da japa.

3. Técnicas de Canto – a) “Sente direito.” Sastras yóguicos proclamam que sentar com retidão facilita a concentração: “Postura correta torna a mente calma.” (Tantra-raja-tantra 27.59) “Para purificação do corpo e sucesso na yoga, postura é absolutamente necessário.” (Rudra-yamala-tantra 2.24.38-39) “Pela prática de boa postura o corpo torna-se livre de doenças, firme e eficiente.” (Graha-yamala 2.85) b) Cante sem interrupção. Uma vez em Los Angeles, discípulos perguntaram a Srila Prabhupada o que mais o agradaria. “Cantem dezesseis voltas de japa de uma vez sem interrupção!” disse Srila Prabhupada. c) Tome cuidado para pronunciar clara e distintamente os santos nomes.

4. Concentração – Junte todos os pensamentos em um; concentre-se na vibração sonora.
5. Controle a Mente – a) Puxe-a de volta quando ela vagar. Cantadores, alerta!!! Sastras yóguicos dizem que tamo-guna e sono geralmente atacam o sadhaka após ele ter praticado uma hora de meditação. Em outras palavras, após ter sentado pacificamente e cantado japa por uma hora, a pessoa deve ficar atenta e checar seus níveis de atenção e energia. Caso se sinta sonolento ou desanimado, então cante alto para sacudir a tamo-guna; vá para fora para uma caminhada de japa; beba um pouco de água fria e jogue um pouco no rosto; faça sirsasana (ficar sobre a cabeça) por 2 minutos e 10 turnos de pranayama; ou alguns exercícios de alongamento. Refrescado e revigorado, sente novamente perante Tulasi-devi e renove sua meditação na japa. b) Corte a tendência de recordar os eventos de ontem, semana passada ou o ano passado. O pássaro da mente voa com duas asas: o passado e o futuro. Corte as asas. Esteja aqui agora: Ouça, cante e lembre-se – ame, sirva e renda-se! “Esqueça o passado que dorme; e jamais sonhe com o futuro. Lide com o tempo que está com você, e o progresso você irá atrair.” (Saranagati) c) Não planeje as obrigações de hoje. Se a mente persistentemente insistir na “lista de compras” ou “coisas para fazer hoje”, então pare brevemente, anote os pontos, e cante japa com uma mente tranqüila.

6. Absorva Quatro Qualidades – Tente preencher a mente com as quatro qualidades recomendadas no terceiro verso do Siksastaka de Sri Caitanya: humildade, tolerância, não desejar falso prestígio e prestar todo respeito aos outros.

7. Meditação – enquanto canta, medite nas formas de Radha-Syama, ou no significado dos santos nomes revelado pelos acaryas anteriores.

8. Humor – cante com um sentimento de saudade de Krishna, ansiando por Krshna e chorando por Krishna. “Este cantar é exatamente como o choro genuíno de uma criança pela presença de sua mãe.” (SSR) É claro, isso não deve ser feito de maneira artificial. Mas esteja certo, Sri Krishna irá responder aos apelos sinceros e desamparados de um devoto humilde cantando com um coração arrependido.
Trecho do Art of Chanting Hare Krsna, de Mahanidhi Swami

Nenhum comentário: