domingo, 4 de maio de 2008

Um padrão superior de vida


Homens que são como cães, porcos, camelos e asnos louvam aqueles homens que nunca ouvem os passatempos trascendentais do Senhor Sri Krishna, aquele que elimina todos os males.


A pessoa que não ouviu as mensagens sobre as proezas e atos maravilhosos da Personalidade de Deus e não cantou ou entoou em voz alta as valiosas canções sobre o Senhor deve ser considerada como possuidora de orifícios auditivos semelhantes aos buracos onde moram as serpentes e de língua semelhante à língua de uma rã.


Quando não se prosta diante da Personalidade de Deus que pode conceder mukti (liberdade), a aprte superior do corpo, embora coroada com um turbante de seda, não passa de um fardo pesado. E quando não se ocupam a serviço da Personalidade de Deus, Hari, as mãos, embora decoradas com pulseiras reluzentes, são como as de um homem morto.


Os olhos que não olham para as representações simbólicas da Personalidade de Deus, Visnu ( Suas formas, nome, qualidade, etc.), são como olhos gravados nas plumas do pavão, e as pernas que não se locomovem aos lugares sagrados (onde se medita no Senhor) são considerados como troncos de árvores.


A pessoa que em nenhuma ocasião recebeu sobre sua cabeça a poeira dos pés do devoto puro do Senhor com certeza é um corpo morto. E a pessoa que nunca experimentou o aroma das folhas de tulasi deixadas nos pés de lótus do Senhor também é um corpo morto, embora respire.


Com certeza, é de aço o coração que, apesar de a pessoa cantar o santo nome do Senhor com concentração, não se modifica quando ocorre êxtase, lágrimas enchem os olhos e os cabelos se arrepiam.


Srimad Bhagavatam 2.3. 19 a 24

Nenhum comentário: