A Deidade principal adorada na Rudra Sampradaya de Sri Visnu Swami era a Deidade de Sri Nrsimhadeva. O grande comentador do Srimad Bhagavatam que é um grande expoente desta Sampradaya oferece muitas orações a Sri Nrsimha. Posteriormente esta linha continuou com Vallabha Acarya e a adoração passou a ser de Sri Nathaji. No Gaudiya Vaisnavismo a Deidade principal é Sri Sri Radha Krsna e Sri Nrsimha é adorado para auxiliar os devotos nesta adoração. Sri Ganesh. Como Sri Ganesh obtém a força para destruir todos os obstáculos? Esta força vem de Sri Nrsimhadeva. Srila Prabhupada explica no Néctar da Devoção:"Deve-se dar início à adoração ao semideus Ganapati, que afasta todos os obstáculos no serviço devocional. No Brahma Samhita se declara que Ganapati adora os pés de lótus do SenhorNrsimhadeva, e desta maneira ele se tormou auspicioso para os devotos por afastar todos os obstáculos. Por isto, todos os devotos devem adorar Ganapati."O verso (50) muito belo do Brahma Samhita explica que Ganesh tem sempre sobre sua cabeça de elefante os pés de lótus de Nrismhadeva, e por isto obtém sua força. Yat-pada-pallava-yugam vinidhaya kumbha-Dvandve pranama-samaye sa ganadhirajahVighnan vihantum alam asya jagat-trayasyaGovindam adi-purusam tam sham bhajami Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Foi pelo pedido e adoração de Sri Advaita Acarya a uma Nrsimhadeva Sila, que a encarnação do amor à Deus, o Prema Avatar Sri Krsna Caitanya Mahaprabhua pareceu e inundou os três mundos com o Harinama Sankirtana. Assim, desta forma, Ele "mata" nossa mentalidade demoníaca. A adoração feita à Nrsimhadeva deu início ao Movimento de Sankirtana. Nrsimha Silas adoradas por Sri Advaita Acarya para o aparecimento de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu - Shantipur. Foi pelo pedido e adoração de Gopala Bhatta Goswami à Nrsimhadeva que abelíssima Deidade de Sri Radha Ramana manifestou-se de uma Salagrama Sila, e assim a forma mais elevada de adoração à Salagrama Sila manifestou-se para os Gaudiya Vaisnavas. A Deidade de Sri Radha Ramana, auto manifesta de uma Sila, corporifica o conceito Gaudiya Vaisnava de adoração à Gauranga Mahaprabhu e consequentemente a adoração conjunta de Sri Sri Radha Krsna.Krsna, aquele que proporciona prazer (Ramana) à Radha. Ou seja, de um modo geral a adoração à Salagrama Sila é feita em Aisvarya no humor de Vaikuntha. Porém, os Gaudiya Vaisnavas adoram Salagrama Sila diligentemente no humor de Vraja.Gopala Bhatta Goswami tinha um desejo muito intenso de adorar a forma do Senhor. Então, em Nrsimha Caturdasi, ao meditar no amor que Prahlada Maharaja tinhapelo Senhor, e que por causa deste amor o Senhor Nrsimha havia aparecido de um pilar, orou à Nrsimhadeva. No dia seguinte, surprendentemente, uma das suas Silas, uma Damodara Sila tinha assumido a forma de Krsna. Deidade de Sri Radha Ramana. Ou seja, uma Sampradaya Vaisnava tem como Deidade principal Sri Nrsimhadeva. Sri Ganesh obtém sua força de Sri Nrsimhadeva. A muito auspiciosa Deidade de Sri Radha Ramana manifestou-Se pela meditaçãode Gopala Bhatta Goswami em Sri Nrsimhadeva. O Senhor Caitanya apareceu e assim iniciou o Movimento de Sankirtana, pois Sri Advaita Acarya adorou uma Nrsimhadeva Sila. Sri Nrsimhadeva Bhagavan Ki Jaya !!!Om Narasimhaya Namah Reverências ao Senhor Narasimha que é metade homem (Nara) e metade leão (Simha)Om Param Brahmaya Namah Reverências a Narasimha, a Suprema Verdade AbsolutaOm Bhagavanaya NamahReverências a Narasimha, a Suprema Personalidade de Deus Om Srivatsamkaya NamahReverências a Narasimha que é como Sri Krsna que possui a marca de SrivatsaOm Laksmi Nrsimhaya NamahReverências a Narasimha sempre acompanhado por Laksmi DeviOm Jagat Palaya Namah Reverências a Narasimha o protetor do Universo"Tendo colocado o Senhor Narasimhadeva na flor de lótus do nosso coração, deve-se recitar o seguinte Mantra:"Possa o Senhor Nrsimha, que protege todos os sistemas planetários, proteger minha cabeça." (Sri Nrsimha Kavaca de Prahlada - Brahmanda Purana)"Eu ofereço minhas reverências ao oceano de misericórdia, Ahobala Nrsimha. Ele é o Supremo Senhor afortunado: Varaha, Vamana e Nrsimha. Seu coração alegra-se com Seus próprios passatempos divertidos. As pessoas mais inteligentes oram a Ele, a Alma Suprema que fascina os grandes sábios."(Sri Ahovalam Stotram)"Embora uma leoa seja muito feroz, é muito amável com seus filhotes.Similarmente, embora seja muito feroz com não-devotos como Hiranyakasipu, o Senhor Nrsimhadeva é muito suave e amável com devotos como Prahlada Maharaja. Existe uma linha de devotos que dizem que cantar Nrsimha Bhajan depois do Aratipara Sri Sri Radha Krsna é Rasabhasa (mistura imcompatível de sentimentos devocionais), porque Nrsimhadeva está na categoria de Visnu Tattva. Srila Prabhupada explica:SB 4.24.45-46"Sem servir Krsna de acordo com os princípios regulativos de Vidhi Marga doPancaratrika Vidhi, pessoas inescrupulosas saltam abruptamente para os princípios de Raga Marga. Estas pessoas são Sahajiyas.Deve-se seguir estritamente os princípios regulativos de Vidhi Marga na adoração de Laksmi Narayana, embora o Senhor esteja presente no Templo como Radha Krsna.Radha Krsna inclui Laksmi Narayana.Portanto, quando alguém adora seguindo os princípios regulativos, o Senhor aceita esta adoração como sendo Laksmi Narayana."A adoração a Radha Krsna seguindo Vidhi Marga é adoração a Laksmi Narayana.Não há Rasabhasa juntamente com a adoração a Nrsimhadeva.As vezes alguns devotos de Radha Krsna denunciam a adoração a Nrsimhadeva e rejeitam os mantras para Nrsimhadeva, desconhecendo que por adorar Sri Nrsimha poderiam ficar livres dos empecilhos e avançar na adoração a Sri Sri RadhaKrsna. No entanto mesmo devotos que seguem Raga Marga em Madhurya Rasa desfrutam dos passatempos de Sri Nrsimhadeva.A secção do Srimad Bhagavatam que trata dos passatempos de Nrsimhadeva era apreferida de Srila Gaurakishora Dasa Babaji Maharaja bem como uma das preferidas de Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus associados em Jagannatha Puri.Caitanya Bhagavata Antya 10.13-14"Sempre que Sri Gadadhara recitava o Prahlada Caritra e o Dhruva Caritra doBhagavatam, o Senhor manifestava vários sintomas de amor. O Senhor podia ouvir as glórias de Prahlada e Dhruva centenas de vezes."Durante o festival anual de Ratha Yatra em Jagannatha Puri quando o SenhorJagannatha vai ao Templo de Gundica, o Senhor Caitanya juntamente com Seus devotos de Sankirtana, costumava ir ao Templo de Sri Nrsimha que fica perto dode Gundica.Assim como o Senhor limpou o Templo de Gundica, também limpou cuidadosamente o Templo de Sri Nrsimha por fora e por dentro.Neste templo de Sri Nrsimha o Senhor Caitanya executou o canto congregacionaldos nomes de Krsna e dançou em amor extático por Deus em frente da Deidade. Manifestou muitos sintomas corpóreos de amor a Deus como cantar muito alto,dançar em êxtase, tremer e mesmo desmaiar.B aseados em todos estes factos é seguro afirmar que os devotos aspirantes nãodevem evitar a adoração ao Senhor Nrsimhadeva, mas incentivá-la.Os Gaudiyas começam a adorar Sri NrsimhaCaitanya Bhagavata Madhya 2.253-269"Em Srivasangam em Mayapur, a qual não é diferente do humor de Vrndavana, e aonde Sri Caitanya começou o movimento de Sankirtana, existe uma Deidade de Ugra Nrsimha, a matar Hiranyakasipu.A Deidade está junto do Panca Tattva. Os devotos estavam a ser perseguidos peloKazi, então um dia o Senhor Caitanya foi a casa de Srivasa Pandita e manifestou o Seu humor como Nrsimhadeva.Desde este dia os devotos consideram o Senhor Nrsimha como o protector do movimento de Sankirtana.Sri Nrsimhadeva Bhagavam Ki Jaya!!!"Caminhando pela margem do rio, o Senhor Caitanya viu um grupo de vaquinhas.Elas estavam a mugir e a beber água. Algumas corriam em várias direcções.Algumas estavam a lutar, enquanto outras estavam a dormitar.Ao vê-las o Senhor começou a gritar "E Sou Ele, Eu Sou Ele".O Senhor gritava repetidas vezes.Desta forma Ele foi para a casa de Srivasa Pandita."Srivasa, o que estas a fazer?"Dentro de casa, Srivasa estava a adorar o Senhor Nrsimha.Batendo com muita força, o Senhor partiu a porta.Então gritou: "A quem você está a adorar? Em quem você está a meditar? Veja, apessoa que você está a adorar está aqui!!!""Srivasa viu uma forma a arder como o fogo, que quebrou a sua meditação.Ele olhou para as quatro direcções e viu o Senhor Caitanya sentado no altar na postura Virasana de Yoga. Sri Caitanya tinha quatro braços.Segurava uma concha, cakra, maça e lótus.Ele gritava como um leão enlouquecido.Batia com a palma de Sua mão direita no Seu ombro esquerdo.Fazia um som ensurdecedor.Vendo tudo isto, Srivasa começou a tremer e ficou estupefacto.Não conseguia mover-se."O Senhor gritou, Oh! Srivasa!!!Por muitos dias você não conheceu minha verdadeira identidade?Devido ao seu sankirtana Eu abandonei Vaikuntha e apareci com todos os Meus associados.Sem saber quem Sou, você foi para Santipura.Eu vou salvar os devotos e matar os demônios. Não se preocupe.Agora, ofereça-Me orações."Srivasa derramava lágrimas de amor.O medo do seu coração havia desaparecido.Pela sua natureza, Srivasa Pandita era um grande devoto do Senhor.Ele aceitou a ordem do Senhor.E pelo desejo do Senhor, recitou orações."Os Gaudiya Vaisnavas vêem Radha Krsna em tudo. Até quando adoram Sri Nrsimha.Ou seja,Como o protector do Movimento de Sankirtana e puramente na linha de aspirar e manter o amor e devoção a Sri Sri Radha Krsna.Um outro nome de Sri Nrsimhadeva é: Sarva Siddhi Pradayka - aquele que oferecetoda as perfeições aos Sadhakas (devotos).Ao meditar em Sri Nrsimhadeva, Prahlada Maharaja orou:"Que haja boa fortuna em todo o Universo, e que todas as pessoas invejosasfiquem pacíficas.Que todas as entidades vivas tornem-se calmas por praticar Bhakti yoga, pois ao aceitar o serviço devocional pensarão no bem estar dos outros.Portanto, ocupemo-nos no serviço da Suprema Transcendência, o Senhor Sri Krsna,e mantenhamo-nos sempre absortos em pensar sobre Ele."(SB 5.18.9)Sri Nrsimhadeva e o Gaudiya VisnavismoA religião propagada por Sri Caitanya Mahaprabhu é conhecida como GaudiyaVaisnavismo.Todos os grandes pensadores consideram o Gaudiya Vaisnavismo a coroa da tradição Vaisnava,porque este acrescenta "Doçura".O Gaudiya Vaisnavismo enfatiza Madhurya,ou o amor íntimo e doce por Deus, sendo o oposto de outras seitas Vaisnavas que enfatizam a distante Aishvarya,ou uma aproximação reverencial a Deus.Um Gaudiya Vaisnava é portanto aquele que esta absorto no serviço amoroso pessoal a Sri Sri Radha Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu.Então,podemos perguntar,em que humor um Gaudiya Vaisnava adora Sri Nrsimhadeva?Srila Bhaktivinoda Thakur explica qual é este humor:"Em Godrumadvipa,no local chamado Nrsimha Palli,o Senhor Nrsimha lavou as Suas mãos e descansou após ter morto Hiranyakasipu em Satya Yuga.Chorando implorarei ao Senhor Nrsimha para que possa adorar Radha Madhava em Navadvipa,livre de todos os obstáculos.Embora esta forma do Senhor seja terrível para os não devotos ela é extremamente auspiciosa para os devotos encabeçados por Prahlada.Quando o Senhor Nrsimha ficará satisfeito e misericordiosamente falará comigo,um tolo sem valor, e removerá os meus temores?"O Senhor Nrsimha diz:"Querido filho,permanece feliz em Gaura Dhama. Adora Radha Madhava e desenvolve atracção pelo Santo Nome.Pela misericórdia dos Meus devotos, todos osobstáculos serão transcendidos."Após falar desta maneira, quando este bem-aventurado Senhor colocará os Seus pés sobre a minha cabeça?Neste momento pela misericórdia do Senhor Nrsimha eu exibirei sintomas de amor extático por Radha Krsna e rolarei no chão através da porta do Templo do SenhorNrsimha."(Navadvipa Bhava Taranga)Podemos compreender então que um Gaudiya Vaisnava adora Sri Nrsimhadeva para alcançar e manter o serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna.Sarva-vighna-vinasakari Sri Nrsimhadeva Bhagavan ki jaya!Bhakta-pravara Sri Prahlada Maharaja ki jaya!
p/Prahladesh Dasa
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