sexta-feira, 25 de abril de 2008

A Quantidade leva a Qualidade



Do "Harinama Cintamani" de Srila Bhaktivinoda Thakur.

"Se alguém é suficientemente ávido para obter devoção pura, cantará sem cometer as dez ofensas. Ele deve evitar diligentemente cada uma das dez ofensas com sentimentos de profundo arrependimento. Deve orar sinceramente aos pés de lótus do Santo Nome e cantar com determinação. Só então receberá a benção da misericórdia do Santo Nome o qual destruirá todas as ofensas. Nenhuma outra atividade ou penitência tem possibilidade de perdoar suas ofensas.
As ofensas ao Santo Nome do Senhor são dissolvidas unicamente mediante o canto constante.
Cantar constantemente, significa, com exceção de um tempo mínimo para descansar e outras escassas necessidades físicas, uma pessoa deve cantar durante todas as horas do dia com intenso arrependimento. Nenhuma outra penitência espiritual é tão efetiva como isto."

A Qualidade leva a Quantidade

Aqueles que são muito cuidadosos em cantar sem nama aparadha e com muita atenção gradualmente aumentam a quantidade do seu cantar.

Do "Harinama Cintamani", de Srila Bhaktivinoda Thakur:
"Por cantar com regularidade um número fixo de Santos Nomes com cuidado e atenção especiais, ele gradualmente progride até anuraga, ou a atração espontânea ao Santo Nome. Deve cantar um número prescrito de voltas numa Tulasi Mala e gradualmente com o tempo aumentar seu número de cantos do Santo Nome."

Do livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" de SS Mahanidhi Swami:

"64 voltas - O Padrão da ISKCON

"Nós pedimos aos nossos estudantes para cantar 16 voltas como mínimo.
Dezesseis voltas não é nada. Em Vrndavana existem muitos devotos que cantam 120 voltas.
Então dezesseis voltas é o mínimo." (Srila Prabhupada - Aula 20/10/72)

Srila Prabhupada: "Assim como curar uma doença significa diminuir a febre. Este é o teste."

Devoto:"O que fazer se esta febre não diminui."

Srila Prabhupada:"Então deve tentar cantar o Mantra Hare Krsna, ao invés de dezesseis voltas, sessenta e quatro voltas. Este é o processo. Dezesseis é o mínimo. Haridas Thakur cantava 300.000 nomes diariamente. Portanto, você deve aumentar. É o único remédio. Se alguém tem determinação, fará avanço sem nenhum problema. Esta determinação é muito difícil. "Eu devo ser plenamente consciente de Krsna." (Srila Prabhupa 14/5/75)

"O misericordioso Senhor do amor, Prema Purusottama Sri Caitanya, esta facilmente oferecendo toda a perfeição em troca de algumas poucas voltas de Japa Mala. Pelo movimento de alguns dedos alguém pode atingir o tesouro mais valioso da criação. O Avatar Dourado de ilimitada compaixão, o Senhor Gauranga, esta a estender Sua doce e suave mão para comer das nossas mão purificadas pelo toque da Tulasi que foi contada sessenta e quatro vezes. Somos tão preguiçosos, caídos e tolos que deixamos esta magia divina passar por nós enquanto dizemos:

"Impossível, impossível, impossível!"

Tome força de Sri Guru e Gaurahari e tire a palavra "Impossível" do seu dicionário. O número de voltas "deve ser incrementado" de 16 por dia, para 20, para 32 até 64 voltas. Mas nunca diminua. Sessenta e quatro voltas é o número mágico para a paz, felicidade e toda a perfeição espiritual do amor à Deus.

Uma Aproximação Prática das 64 Voltas

Srila Puri Maharaja certa vez instrui-me de uma forma muito prática:

"Não é difícil cantar um Lakh (100.000 Nomes ou 64 voltas) por dia. Isto significa sentar-se quatro vezes por dia, duas horas cada! Ouça, você levanta-se as 4 a.m., canta até as 6 a.m., e assim canta 16 voltas. Então faça outras coisas, como banhar-se, Puja, Ler, e tomar um pouco de prasadam. Então sente-se e cante mais 16 voltas até ao meio-dia. Já são 32 voltas lá pelas 12:00 !!! Então sente-se mais duas vezes e termine 32 voltas pela tarde. É muito fácil. Você só precisa sentar-se quatro vezes, duas horas cada para cantar 64 voltas. Você ainda terá 16 horas para fazer outras coisas."

Pode não ser assim tão fácil como Puri Maharaja diz. Mas sempre que tivermos tempo e oportunidade deveremos tentar o nosso melhor para cantarmos 64 voltas do Maha Mantra Hare Krsna."

p/ Prahladesh das

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que ninguém nunca pegou uma calculadora pra constatar quantas vezes cantamos os santos nomes. Um lakh não é 100.000 nomes são na realidade 6.912. Fiz diversos cálculos pra ver se não era esse número, se era eu que estava errado, mas infelizmente nao.

iskybaush disse...

Um lakh, 64 voltas, são 110592 nomes. 16 * 108 * 64.