quarta-feira, 5 de março de 2008

Está em suas mãos.




O código penal americano diz que se o cachorro de alguém late para outra pessoa na rua, isto é uma ofensa por parte do dono do cachorro. Ninguém deve ser assustado pelo latido de um cachorro e por isso cada um tem que cuidar muito bem do seu. O cachorro está simplesmente latindo, mas isto é pecaminoso. O cachorro não é responsável, porque é um animal, mas devido a que o dono tomou o cão por seu melhor amigo, ele é responsável perante a lei. Se um cão estranho entra em sua casa, ele não pode ser morto, mas os donos podem ser denunciados e condenados.


Assim como o latido do cão é ilegal, semelhantemente, quando se diz algo ofensivo a outras pessoas, isso também é pecaminoso. É como latir. Portanto, as atividades pecaminosas são cometidas de muitíssimas maneiras. Pode ser que pensemos em atividades pecaminosas, ou que falemos algo pecaminoso ou que de fato realizemos algo pecaminoso; tudo isto é considerado atividade pecaminosa. Por conseguinte, tem-se que sofrer um castigo por essas atividades pecaminosas.


As pessoas não crêem na vida após a morte, porque querem evitar este problema. Mas não podemos evitá-lo. Devemos agir conforme a lei ou seremos punidos. Da mesma forma, eu não posso fugir da lei de Deus. Isto não é possível. Eu posso enganar os outros, roubar e me esconder, salvando-me assim do castigo da lei do estado, mas não posso escapar de uma lei superior: a lei da natureza. É muito difícil. Existem muitas testemunhas. A luz do dia é testemunha, a luz da Lua é testemunha e Krsna é a testemunha suprema. Não se pode dizer: "Estou cometendo este pecado mas ninguém está me vendo."


Krsna é a testemunha suprema, e Se encontra situado dentro do coração de cada um. Ele sabe o que cada um pensa ou faz. Ele também dá a facilidade para que as coisas possam ser feitas. Se alguém quer fazer algo para satisfazer seus sentidos, Krsna dá a facilidade para esta atividade. Isto está declarado no Bhagavad-Gita: "Eu estou situado no coração de todos. De Mim vêm a lembrança, o conhecimento e o esquecimento. "


Desta forma, Krsna nos dá uma oportunidade. Se alguém deseja Krsna, então Ele dar-lhe-á oportunidade de conhecê-Lo, e se alguém não deseja Krsna, então Ele dar-lhe-á toda facilidade necessária para que a pessoa O esqueça, e se alguém deseja aproveitar a vida com consciência de Krsna, então Krsna oferecer-lhe-á oportunidade de progredir no cultivo da consciência de Krsna. Isto está nas mãos de cada um.


Se achamos que podemos ser felizes sem consciência de Krsna, Krsna não Se opõe a nós. Depois de aconselhar a Arjuna, ele disse simplesmente: "Agora já te expliquei tudo. Podes fazer o que desejares." Arjuna respondeu imediatamente: "Agora cumprirei Tua ordem." Isto é consciência de Krsna.


Deus não interfere em nossa pequena independência. Se alguém quiser agir de acordo com a ordem de Deus, Deus o ajudará a fazê-lo. Mesmo que caia às vezes, ainda assim, caso se torne sincero - "Deste momento em diante hei de permanecer consciente de Krsna e cumprir Suas ordens" - então Krsna certamente o ajudará. Sob todos os apectos, mesmo que a pessoa caia, Ele a perdoará e dará mais inteligência. Esta inteligência dirá: "Não faças isto. Agora continua com teu dever." Mas se alguém desejar esquecer Krsna, se desejar ser feliz sem Krsna, Ele proporcionará tantas oportunidades que este alguém se esquecerá de Krsna vida após vida.


Srila Prabhupada





Nenhum comentário: