segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A Pessoa Suprema


Porque sou transcendental, situado além do falível e do infalível, e porque sou o maior, sou celebrado tanto no mundo quanto nos Vedas como essa Pessoa Suprema.

Ninguém – nem a alma condicionada nem a alma liberada – pode superar a Suprema Personalidade de Deus, Krishna. Ele é, portanto, a maior das personalidades. Ora, aqui está claro que as entidades vivas e a Suprema Personalidade de Deus são indivíduos. A diferença é que as entidades vivas, quer no estado condicionado, quer no estado liberado, não podem exceder as potências inconcebíveis da Suprema Personalidade de Deus. É incorreto pensar que o Senhor Supremo e as entidades vivas estão no mesmo nível ou são iguais em todos os aspectos. Entre suas personalidades sempre pairará a questão da superioridade e da inferioridade. A palavra uttama é muito importante. Ninguém pode superar a Suprema Personalidade de Deus.
A palavra loke significa “no paurusa agama (as escrituras smrti)”. Como se confirma no dicionário Nirukti, lokyate vedartho ‘nena: “O propósito dos Vedas é explicado pelas escrituras smrti”.
O Senhor Supremo, em Seu aspecto localizado como Paramatma, também é descrito nos próprios Vedas. O seguinte verso aparece nos Vedas (Chandogya Upanisad 8.12.3): tavad esa samprasado ‘smac charirat samutthaya param jyoti-rupam sampadya svena rupenabhinispadyate sa uttamah purusah. “A Superalma, saindo do corpo, entra no brahmajyoti impessoal; então, assumindo essa forma, Ele mantém Sua identidade espiritual. Este Supremo é chamado de Suprema Personalidade.” Isto significa que a Suprema Personalidade está manifestando e difundindo Sua refulgência espiritual, que é a iluminação última. Esta Suprema Personalidade também tem um aspecto localizado, o Paramatma. Encarnando como Vyasadeva, o filho de Satyavati e Parasara, Ele explica o conhecimento védico.

Bhagavad Gita 15.18

Nenhum comentário: