Sri Uddhava disse:
Meu querido Senhor, não é possível que esta existência material seja experiência da alma, que é o vidente, ou do corpo, que é o objeto visto. Por um lado, a alma espiritual tem o dom inato do conhecimento perfeito, e por outro, o corpo material não é uma entidade viva consciênte. A quem, então, pertence esta experiência de existência material?
A alma espiritual é inexaurível, transcendental, pura, autoluminosa e jamais encoberta por algo material. É como o fogo. Mas o corpo material não vivente é tal qual lenha: inerte e inconsciente. Portanto, neste mundo, quem é que de fato sofre a experiência da vida material?
A Suprema Personalidade de Deus disse:
Enquanto a tola alma espiritual permanece atraída ao corpo, aos sentidos e à força vital, sua existência mundana, embora em última análise ela seja insignificante, continua a florescer.
Na verdade a entidade viva é transcendental à existência material. Mas, em virtude de sua mentalidade de domínio sobre a natureza material, sua condição de existência material não cessa, e, assim como um sonho, ela é afetada por desvantagens de toda sorte.
SB 11.28.10a 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário