quarta-feira, 4 de julho de 2007

Pertinácia


Quando uma pessoa se satisfaz plenamente por ter alcançado conhecimento, transcendido toda a aflição, ou alcançado o seu objetivo de vida desejado em serviço transcendental devocional a Deus - nessa altura seu estado de pertinácia, ou perseverança, chama-se dhrti. Nesta fase, nenhuma quantidade de perda a perturba, nem há nada que lhe pareça irrealizável.

Segundo a opinião de Bhartrhari, o sábio erudito, quando uma pessoa se eleva a este estado de pertinácia, ela pensa como se segue: " Não desejo ser funcionário governamental, nomeado para um cargo elevado. Estarei satisfeito mesmo que tenha que comer alimentos, pedindo-os como esmola. Prefiro permanecer nu, sem me vestir com as roupas adequadas. Prefiro deitar-me no solo sem nenhum colchão. E apesar de todas estas desvantagens, negar-me-ei a servir a qualquer pessoa, até mesmo ao governo. " Em outras palavras, quando uma pessoa tem amor extático pela Personalidade de Deus, ela pode suportar quaisquer tipos de desvantagens calculadas sob o conceito de vida material.

Nanda Maharaj, o pai de Krishna, costumava pensar: " A deusa da fortuna está pessoalmente presente no meu pasto, e eu possuo mais de um milhão de vacas que andam lentamente para lá e para cá. E, sobretudo, tenho um filho como Krishna, que trabalha tão poderosa e maravilhosamente. Por isso, apesar de ser um chefe de família, estou me sentindo muito satisfeito!". Este é um exemplo de pertinácia mental resultante da ausência de toda a aflição.

Em outra passagem, um devoto diz: " Estou sempre nadando no oceano nectáreo dos passatempos da Personalidade de Deus, e, como tal, não sinto mais atração por rituais religiosos, nem por desenvolvimento econômico, nem por deleite dos sentidos, nem sequer pela salvação última de fundir-se na existência de Brahman. " Este é um exemplo de pertinácia mental causada por se alcançar a melhor coisa do mundo. A melhor coisa que há no mundo é a absorção na consciência de Krishna.

Néctar da Devoção (outras características de amor extático por Krishna)

Nenhum comentário: