domingo, 10 de junho de 2007

Vedanta-sutra



O Vedanta-sutra consiste em códigos que revelam o método de se compreender o conhecimento védico, e é a forma mais concisa de todo o conhecimento védico. Segundo o Vayu e o Skanda Puranas: " Um sutra é um código que, com um mínimo de palavras, expressa a essência de todo o conhecimento. Deve ter aplicação universal e contar com uma impecável apresentação linguística."

Os estudiosos conhecem o Vedanta-sutra por uma variedade de nomes, tais como (1) Brahma-sutra, (2)Sariraka, (3) Vyasa-sutra, (4) Badarayana-sutra, (5)Uttara-mimansa, e (6) Vedanta-darsana. Há quatro capítulos (adhyayas) no Vedanta-sutra e quatro divisões (padas) em cada capítulo. Assim, o Vedanta-sutra é conhecido como sodosa-pada, pois contém dezesseis divisões de códigos. O tema de cada divisão é plenamente descrito em termos de cinco assuntos diferentes (adhikaranas), que são tecnicamente chamados de pratijna, hetu, udaharana, upanaya e nigamana. Todo tema deve ser necessariamente explicado com referência a pratijna, ou uma declaração solene da finalidade do tratado. No início do Vedanta-sutra existe a solene declaração da finalidade, athato brahma-jijnasa: " Agora é a hora de indagar acerca da Verdade Absoluta". As razões (hetu) devem ser expressas, os exemplos (udaharana) devem ser dados em termos de vários fatos, o tema (upanaya) deve ser abordado aos poucos para que se chegue à compreensão, e, finalmente, ele deve ser apoiado por citações autorizadas (nigamana) extraídas dos sastras védicos.

Segundo o grande lexicógrafico Hemacandra (tb conhecido como Kosakara), o Vedanta abrange o significado dos Upanisads, os quais incluem-se nas porções Brahmanas dos Vedas. Como o professor Apte descreve em seu dicionário, a porção Brahmana fornece as regras com as quais se empregam hinos em vários sacrifícios e dá relato pormenorizados das origens dos hinos. (Por outro lado, a porção mântrica contém os próprios hinos.) Portanto, Hemachandra diz que o Vedanta-sutra forma o suplemento dos Vedas. Como Veda significa "conhecimento", e anta significa "o fim" , o Vedanta proporciona o entendimento adequado de próposito final dos Vedas. Podemos novamente mencionar que os Upanisads, que estão incluídos na porção Brahmana dos Vedas, apóiam o conhecimento dado nos códigos do Vedanta-sutra.

Introdução à Filosofia Védica
Satsvarupa Dasa Goswami

2 comentários:

Anônimo disse...

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