sexta-feira, 15 de junho de 2007

Maya


A ilusão material se chama maya. Maya significa "irrealidade, engano, esquecimento" - "aquilo que não é". Sob a influência de maya, o homem pensa que pode ser feliz dentro do mundo material temporário. Como a energia ilusória do Supremo, maya age, não independentemente, mas sob Sua orientação. "É pela ilusão (maya) que outrem (jiva) fica confinado. A todos compete saber que a Natureza é ilusão (maya) e que o Senhor poderoso é o fabricador da ilusão."

Maya tem tanto poder que, apesar de sofrer inúmeras misérias, o homem pensa que é feliz. " A causa do sofrimento e da impotência do homem é maya sob cuja influência ele esquece sua natureza divina." Ao identificar-se com o corpo, a jiva desenvolve milhares de desejos, e, então, tenta satisfazê-los. Por sua própria natureza, o mundo material impõe que, quanto mais a jiva tenta explorar a situação material, mais ela se prende às complexidades de maya. Ao agir sob a influência de maya, a jiva submete-se à lei do karma (causa e efeito).

Quanto à origem de maya, Bhagavan Krishna afirma: " Essa Minha energia divina [maya] consiste nos três modos da natureza material e é difícil de ser superada." Os Vedas prescrevem mais ainda: "Embora maya [ilusão] seja falsa ou temporária, o sustentáculo de maya é o mágico supremo, a Suprema Personalidade de Deus, que é Mahesvara, o controlador supremo.

Em resumo, maya é uma ilusão, um engodo, uma miragem mediante a qual somos levados a crer que a eternidade e a felicidade estão nas atividades do mundo material (o qual, na realidade, é temporário e miserável). Mesmo um homem bem educado e intelegentíssimo pode deixar-se levar pelo encanto de maya; O Bhagavad-gita designa tal pessoa como mayayapahrta-jnana, "aquele cujo conhecimento é roubado por maya." A literatura védica propõe-se a libertar todos os seres das garras de maya. "Livrar-se desta ilusão que, de alguma forma, passou a dominar a raça humana é a meta final de todos os esforços." De acordo com o Bhagavad-gita, é muito difícil que a jiva liberte-se do cativeiro de maya: " essa Minha energia divina, que consiste nos três modos da natureza material, é difícil de ser superada. Porém, aqueles que se renderam a Mim podem facilmente transpô-la."

Introdução à Filosofia Védica
Satsvarupa Dasa Goswami

Nenhum comentário: