As pessoas grosseiramente tolas; os mais baixos da humanidade; os especuladores iludidos; e aqueles que professam o ateísmo, jamais se rendem aos pés de lótus da Personalidade de Deus, apesar de todos os conselhos das escrituras e das autoridades.
Ao contrário dos malfeitores (duskrti), os sukrtinah, ou aqueles que obedecem às regras e regulações das escrituras, às leis morais e sociais, são de alguma forma devotados ao Senhor Supremo. Dentre estes, há quatro classes de homens - aqueles que estão aflitos; aqueles que precisam de dinheiro; aqueles que às vezes são inquisitivos; e aqueles que às vezes buscam conhecimento acerca da Verdade Absoluta. Estas pessoas aproximam-se do Senhor Supremo para serviço devocional sob diferentes condições. Estes não são devotos puros, porque em troca de serviço devocional procuram satisfazer alguma aspiração. O serviço devocional puro é sem aspiração e sem desejo de lucro material.
Quando se aproximam do Senhor Supremo para Lhe prestar serviço devocional e purificam-se por completo, associando-se aos devotos puros, estas quatro classes de pessoas também se tornam devotos puros. Quanto aos malfeitores, para eles o serviço devocional é muito difícil porque levam vidas egoístas, irregulares e sem metas espirituais. Mas mesmo alguns deles também se tornam devotos puros quando, por acaso, entram em contato com um devoto puro...
Bhagavad-gita 7.16 - Sig. Srila Prabhupada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário