terça-feira, 24 de abril de 2007

Gitanjali 50



Eu estava mendigando de porta em porta no caminho da aldeia, quando a Tua carruagem de ouro apareceu ao longe, como um sonho deslumbrante. E eu fiquei me perguntando, extasiado, quem seria esse Rei dos reis.
As minhas esperanças voaram alto, e pensei que meus dias infelizes tinham chegado ao fim. E fiquei sentado esperando esmolas serem dadas sem serem pedidas, e um tesouro derramado pelo chão, em todo lugar.
A carruagem parou onde eu estava sentado. Teu olhar pousou sobre mim e desceste sorindo. Senti que a felicidade da minha vida por fim havia chegado. Então, de repente, estendeste a mão direita e perguntaste: "O que tens para dar a Mim?"
Ah, mas que gesto régio foi esse o de abrir a Tua mão para pedir esmola a um mendigo! Eu estava confuso e não sabia o que fazer. Então, bem devagar, tirei de minha sacola o último e menor grão de trigo e o entreguei a Ti.
Contudo, qual não foi minha surpresa quando, no fim do dia, esvaziei minha sacola no chão e encontrei um grão de ouro entre as pobres migalhas que restavam.! Chorei amargamente, lamentendo não ter tido a coragem de entregar-me todo a Ti.
Ravindranath Thakura(Tagore)

Nenhum comentário: