Krishnadas Kaviraj, diz: “Nityananda é Balarama, o irmão mais velho de Krishna. Assim como Shri Krishna de Vraja é Shri Chaitanya de Navadvip, Balarama de Vraja é Nityananda de Navadvip.” Não há diferença entre Shri Krishna e Balarama. Balarama é o segundo corpo de Shri Krishna. Shri Krishna é o próprio Bhagavan, a fonte de todas as encarnações. Balarama é Sua primeira manifestação em um corpo diferente para auxiliá-Lo em Seus passatempos. Portanto, Mahaprabhu acautela contra aceitar Balarama ou Nityananda como sendo outro que não o próprio Bhagavan.Embora, no entanto Nityananda seja Bhagavan, Ele compreende ser um Bhakta e Sua atitude é a de serviço. Ele é o mesmo Senhor que Se manifesta em duas formas diferentes, como Sevya, ou Aquele que é servido, e como Sevaka, ou Aquele que serve para realizar passatempos. Shri Krishna é Sevya, Balarama é Sevaka. Shri Krishna é Lilamaya por estar sempre absorto em passatempos. Balarama o auxilia em Seus passatempos. Ele também serve o corpo de Krishna em formas diferentes como na forma de Seus sapatos, roupas, ornamentos, guarda-chuva, etc. Suas manifestações parciais, Mahasankarshan, Karanabdhishayi, Garbhodashayi e Payobdhishayi, fazem o trabalho de criar, manter e destruir o universo.Assim como Balarama serve Krishna de diferentes formas, Nityananda serve Chaitanya de varias formas. Nityananda (ou Balarama) também é gurutattva, a verdade relativa ao guru, que não é diferente de Bhagavat-tattva, a verdade sobre Deus. Nityananda é o samasti-guru ou o guru coletivo. Todos os vyasti-gurus ou gurus individuais são Seus diferentes membros. Não é possível alcançar Bhagavan, Deus, ou amor a Deus, sem a misericórdia do guru.Embora Nityananda seja o mesmo que Balarama há um aspecto particular em que Ele se diferencia. Balarama é o parikara, ou companheiro de Krishna, enquanto que Nityananda é o parikara de Shri Chaitanya ou Gauranga. É a função de o parikara auxiliar Bhagavan em Seus passatempos tanto quanto Ele deseje. O passatempo que Krishna revelou em Vraja era prema-lila ou o passatempo do amor. Ele desfrutou prema-lila, mas não a distribuiu. Portanto, embora Balarama seja a imagem da misericórdia, Ele não pôde distribuir prema, amor, nos passatempos de Vraja. O passatempo que Gauranga revelou foi o passatempo de prema-dana ou distribuição de amor a Deus para todos sem consideração de qualificação. Portanto, o oceano de misericórdia de Nityananda superou todo limite de qualificação e Ele foi de porta em porta distribuir gopi-prema, o amor pela vaqueirinhas de Vraja, que até mesmo Brahma e Lakshmi cobiçam, mas não podem obter.Rasa é um outro aspecto importante no qual Nityananda supera Balarama. Isto é descrito no Charita-sudha de Shri Vrindavana Das da seguinte maneira:“Assim como Gauranga é uma encarnação combinada de Krishna e Radha, Nityananda é a encarnação combinada de Balarama e Ananga Manjari. Portanto NItyananda é o repositório de todos tipos diferentes de bhava e rasa (êxtase e sabor), os quais Balarama e Ananga Manjari possuem. Além do que há algumas rasas únicas em Nityananda que estão além de descrição.”Ainda assim Shri Vrindavana Das Thakur tentou dar alguma idéia delas em um verso que compara a bhava de Nityananda com a bhava de Radha. Algumas linhas do verso são o seguinte:“Nitai senta-se à esquerda de Gaura, sorri docemente e O chama de prananath (querido). Ele faz com Ele tudo o que Radha amorosamente deseja fazer.”A ultima linha do verso diz:“Vrindavana Das diz que (em tais ocasiões) Nitai assemelha-Se a Radha.”Vrindavana Das também chamou Nityananda de purna-shakti (potencia completa), seva-vigraha (a corporificação de serviço) e murti-mana krishna-prema (a corporificação de Krishna-prema).Krishnadas Kaviraj chama Nityananda de tattva-sima, ou o limite da Realidade porque Ele é o repositório das mais elevadas rasas. Incluindo a rasa desfrutada por Radha.
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
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2 comentários:
Jaya Rasananda Prabhu, Hare Krsna.
Gostaria de congratula-lo por mais um serviço a sociedade de Srila Prabhupada.
Não sou eloquente com as paralvras mas gostaria de somar um outro topico sobre Sri-Nityanada, que achei muito extatico.
O título é A Misericordia de Nityananda Prabhu.
A misericórdia de Nityananda Prabhu às vezes excede a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu algumas vezes não pode aceitar certas almas caídas para não criar um mal precedente - Ele tem que considerar o status e outras coisas. A misericórdia do Senhor Nityananda não se preocupa com nenhuma circunstância desfavorável. Sua misericórdia é esbanjadora e quase cega. Ele não discrimina os diversos níveis de pecadores. Sua misericórdia é plenamente abrangente. Sri Caitanya Mahaprabhu não pode desprezar uma recomendação Dele. Nityananda Prabhu abriga até mesmo os rejeitados por Sri Caitanya Mahaprabhu, que gradualmente terá de aceita-los. Portanto, a graça de Nityananda é maior tanto em magnitude quanto em circunferência, esse é o nosso consolo, pois mesmo as almas mais caídas podem obter a meta suprema por Sua misericórdia.
Mahaprabhu ordenou que Nityananda Prabhu distribuísse o amor divino de Radha-Govinda, mas em vez disso, Nityananda começou a pregar sobre Sri Gauranga. Ele pensou: "Será melhor se adorarem Gauranga, pois se livrarão das ofensas em suas posições atuais, e assim, alcançarão automaticamente um lugar na lila de Radha-Govinda”. Recebeu ordem para pregar o nome de Krsna, mas em vez disso começou a pregar o nome de Gauranga. Portanto, prostremo-nos perante Nityananda Prabhu com toda humildade, para nosso próprio bem-estar.
Se negligenciarmos Nityananda Prabhu e Sri Caitanya Mahaprabhu, nossa aspiração em servir Radha-Govinda será um sonho, uma abstração da imaginação sem realidade.
Nityananda Prabhu é o refúgio das almas caídas. Ele é o aspecto mais generoso de guru-tattva; devemos baixar nossas cabeças até o chão perante Ele, aceitar Seus pés de Iótus e nos render a Ele.
Nityananda Prabhu nasceu em Ekacakra, onde passou sua infância. Seus pais, amigos e vizinhos estavam irradiantes de alegria extática, graças a Seus doces passatempos infantis. Ele foi um prazer para a atmosfera de Ekacakra desde Seu nascimento, e passou Seus anos de infância nesse alegre ambiente.
Certa vez, ainda na infância, veio um sannyasi à casa de Nityananda e O pediu em caridade aos pais. O sannyasi estava viajando por vários lugares de peregrinação e orou por Nityananda como esmola. Ele O levou como companhia, e Nityananda Prabhu viajou por quase todos os locais sagrados, seguindo o sannyasi. É dito que esse sannyasi era Madhavendra Puri.
Nityananda Prabhu sentindo internamente o êxtase em Seu coração, pôde entender certo dia que Sri Gauranga havia começado Seus passatempos de sankirtana em Navadwipa. Ele veio a Navadwipa Dhama com essa inspiração.
Mahaprabhu disse a Seus seguidores naquele dia: “Sonhei que um homem extraordinário veio até Minha porta numa quadriga marcada com a bandeira da palmeira de Balaram, e disse: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Duas, três, quatro - e várias vezes - Ele ficava repetindo: ‘Onde é a casa de Nimai Pandita?’ Essa grande personalidade deve ter chegado a Navadwipa na noite passada. Tentem encontrá-lo”. --- Eles procuraram e procuraram, mas não conseguiram achá-lo em nenhum lugar.
Então Mahaprabhu lhes disse: "Deixe-Me tentar”. E levou-os diretamente à casa de Nandanacharya. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus seguidores chegaram lá, viram Nityananda Prabhu sentado na varanda. Quando Nityananda Prabhu viu Sri Caitanya Mahaprabhu, fitou-O intensamente por algum tempo, absorveu-Se Nele e desmaiou. E assim, num único dia, Ele Se tornou o companheiro mais íntimo de Sriman Mahaprabhu. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu Lhe ordenou a dar a consciência de Krsna para todos, Ele começou a distribuir consciência de Gauranga, amor divino a Sri Gauranga. Esse Nityananda Prabhu é o salvador de todas almas caídas, sem nenhuma discriminação sobre o grau de queda. Portanto, prostremo-nos a Seus pés de Iótus.
Nityananda Prabhu quebrou o bastão único de sannyasa (ekadanda) em três pedaços, indicando que quando se aceita sannyasa, a ordem de vida renunciada, não se deve aceitar apenas uma, mas três dandas, simbolizando a dedicação do corpo, mente e palavras no serviço ao Senhor. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada inspirado por esse ato de Nityananda Prabhu, deu tridandi-sannyasa a seus seguidores, em contraste com a ekadanda que era usada na Bengala naquela época. O sistema de tridandi-sannyasa era usado no Sul da Índia pelos Vaisnavas seguidores de Ramanujacharya, e Srila Bhaktisiddhanta o introduziu na era contemporânea.
A aproximação de Nityananda Prabhu era bem peculiar. Sua estratégia era elevar os mais caídos. Nityananda Prabhu queria capturar os mais pecaminosos, como Napoleão, cuja política era atacar a posição mais forte do exército inimigo. É comum o pensamento de que um santo foge deste mundo de maya e vai para um lugar solitário onde possa entrar numa caverna e meditar. Os santos indianos geralmente pregam: "'Abandona tudo, vai para um local solitário na floresta, encontra uma caverna e te ocupa plenamente em compreender Deus”. Mas nosso guru-maharaja (Srila Bhaktisiddhanta Thakura) era diferente. Ele queria atacar maya, como Mahaprabhu e Nityananda Prabhu, e como um grande general, declarou guerra total contra a ilusão e até mesmo contra todos os outros conceitos de religião existentes. "Por que está havendo esse engano e conceito falso?" Ele pensou: "Tudo pertence a Krsna: isavasyam idam sarvam. Isso é claro, simples e doce. Como podemos pensar: 'Isto é para mim, aquilo é para Ele?' Por que deixarmos esse conceito falso permanecer? Ataquem-no - e arrasem tudo!”
Ele nos disse: "Kirtana significa pregar contra conceitos falsos. Devemos ir de porta em porta como soldados para pregar a consciência de Krsna - o interesse de Krsna - o conceito sobre Krsna. Se todos entenderem que tudo é para Krsna, serão salvos. Essa verdade é clara e simples. Por que eles não entendem então? Tentem capturá-los, para livrá-los do engano e do conceito falso deste mundo, onde estão sofrendo reação”.
Assim, não temeremos nada. Um sannyasi que gostava de vida solitária perguntou certa vez a guru-maharaja: "Por que ficas em Calcutá? Esta é a terra de Satã, onde a briga por interesses pessoais é tão acirrada. Deixai este lugar e ide para o dhama sagrado”. Mas Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura tinha especialmente escolhido aquele lugar, dizendo: "Prefiro representar o credo de Sri Caitanya Mahaprabhu num lugar extremamente contaminado”. Ele queria enviar homens ao Ocidente por esse motivo. Ele disse: "O Oriente está capturado pelo encanto da civilização Ocidental, por isso, a civilização Ocidental deve ser arrasada. Aí, seu fascínio será aniquilado e o mundo inteiro virá para se juntar à campanha do amor divino de Sri Caitanya Mahaprabhu”. Nityananda Prabhu resgatou as almas caídas deste mundo com esse mesmo espírito, na Sua tentativa de levá-las aos pés de Iótus de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Sri-Nityananda Prabhu ki jay.
Espero todo o sucesso a esse projeto, e que de alguma maneira eu tenha contribuido para o mesmo.
Seu servo.
Jaya Govinda das
obrigado pelo néctar, publiquei ele como um artigo no blog. Voce é o Jaya Govinda de Guarulhos?
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